Conferência debate o futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Engenharia de Produção / Engenharia de Transportes / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Institucional Coppe / Notícias

Data: 17/10/2023

Com o tema “O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis”, teve início na manhã de hoje, dia 17 de outubro, a 8ª edição da Conferência Cidades Verdes, que conta com apoio da Coppe/UFRJ e terá como debatedores três professores da instituição. O evento, promovido pelo Instituto Onda Azul, está sendo realizado até amanhã, no auditório do Centro de Convenções da Firjan, na Avenida Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro. Também está sendo transmitido pelo canal do Onda Azul: https://www.youtube.com/@institutoondaazul

Esta edição da conferência tem como finalidade alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG, envolvendo poder público, iniciativa privada, academia, mídia, parlamento e sociedade civil. De olho no impacto das mudanças climáticas nas cidades e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, especialistas renomados estão debatendo os objetivos, as metas, os desafios e as oportunidades da Agenda 2030, o plano de ação assinado pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de um mundo melhor.

Neste primeiro dia, a discussão está concentrada no tema “O Futuro da Água”. Durante os painéis estão sendo abordados a universalização do acesso à água, gestão integrada de recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas no uso desse recurso vital.

As mesas de debates que contarão com professores da Coppe ocorrerão amanhã, quando a pauta será “Energia e mobilidade”, com destaque para a revolução do hidrogênio verde e a mudança nos transportes públicos para reduzir emissões de carbono.  Às 10 horas, o professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, dos Programas de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e de Engenharia de Transportes da instituição, participará da Mesa 1, cujo tema será “Hidrogênio Verde: podemos esperar uma revolução na geração de energia?”. A moderação será da jornalista Amélia Gonzalez, do blog Ser Sustentável.

Na sequência, às 11h30, o professor Ronaldo Balassiano, colaborador do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe e diretor do Instituto Planett Cidades Vivas, participará da Mesa 2, na qual o tema será “Qual o futuro dos transportes públicos na redução das emissões de carbono?”, com mediação do jornalista Agostinho Vieira, editor do site Projeto Colabora. E às 15h45 será realizada a Mesa 4, a última do evento, que contará com a participação do professor Luan Santos, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. O tema será Financiamento Energético e o moderador, o jornalista Dal Marcondes, diretor da Agência Envolverde.

 “A conferência Cidades Verdes pretende ser um catalisador de transformações. A cada edição, o evento é um espaço onde especialistas e representantes importantes do setor convergem, debatem e planejam as cidades do amanhã. Com isso, a expectativa é que as ideias se transformem em ações para que, juntos, sejamos capazes de construir um futuro mais verde e sustentável”, explica André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul. O evento conta com patrocínio da Eletronuclear, da Cedae e da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro). Além da Coppe, também apoiam a conferência a Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), a ONG internacional Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade) e o C40 – Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

  • Coppe
  • Transportes sustentáveis