Coppe abre inscrições para mestrado e doutorado

Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 22/11/2023

A Coppe/UFRJ está com inscrições abertas para os cursos acadêmicos dos nove dos seus treze programas de pós-graduação stricto sensu que, na área de Engenharia, são os mais bem avaliados do Brasil pela Capes. Os alunos aprovados passarão a fazer parte de um seleto grupo que se qualifica em um dos maiores centros de Ensino e Pesquisa em Engenharia da América Latina, que conta com cerca 350 professores doutores e mais de 150 laboratórios – um dos maiores complexos de laboratórios da região no campo da Engenharia, no qual são realizadas pesquisas de ponta.

Os cursos são: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Nanotecnologia, Engenharia Oceânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas e Computação, e Engenharia de Transportes. Em breve abrirão as inscrições para os cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Nuclear, e de Planejamento Energético.

Programas em áreas transversais estratégicas

Os novos alunos terão a oportunidade de interagir com pesquisadores de diversos programas da Coppe e de seus parceiros nacionais e internacionais, além de utilizar diferentes ambientes físicos de pesquisas. Durante seus estudos, eles poderão atuar com pesquisas aplicadas para solucionar problemas complexos da atualidade, envolvendo, por exemplo, Engenharia da Saúde, Transição Energética, Inteligência Artificial (IA), e Cidades Inteligentes. Trata-se de um diferencial da Coppe, atuação interdisciplinar em áreas transversais, possibilitando atingir resultados mais significativos para a sociedade.

Alta qualificação para o mercado de trabalho

A exemplo de boa parte dos mais de 12 mil mestres e 5 mil doutores já formados pela Coppe, os alunos da instituição têm a oportunidade de receber bolsas (remuneração para pesquisa) de agências de fomento, tais como Capes, CNPq e Faperj. Além disso, ao realizar seus estudos, eles poderão lidar com casos reais de grandes empresas e instituições públicas e privadas, sejam elas brasileiras ou internacionais, que firmam convênios para desenvolvimento de novas tecnologias. São parcerias que permitem complementar o valor da bolsa e que contribuem ainda mais para a sua formação, já que propicia maior habilidade para lidar com desafios atuais e futuros da sociedade, possibilitando a criação de produtos e serviços inovadores.

Excelência Acadêmica

O grau de excelência acadêmica da Coppe contribui para que anualmente inúmeros de seus alunos e professores sejam premiados por instituições públicas, associações e empresas privadas, em função das pesquisas científicas realizadas. Muitos docentes atuam em comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como os internacionais Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU e Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), além do Centro China–Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, que foi criado e é presidido pela própria Coppe e pela Universidade de Tsinghua.

Incentivo ao empreendedorismo e a inovação

Por estar atenta à importância da inovação, a instituição criou o Conexão Coppe-I, que é um espaço colaborativo dedicado também ao empreendedorismo. Neste ambiente, alunos de diferentes programas podem se reunir para trocar novas ideias e descobrir oportunidades para a criação de produtos inovadores e aproveitar do benchmarking com profissionais empreendedores. Para aqueles que se sentirem motivados a transformar os resultados de suas pesquisas em negócio, a Coppe oferece apoio operacional por meio do seu Ecossistema de Inovação que, além dos laboratórios da Coppe, mentoria técnica e o escritório Inova Coppe-EQ, oferece o ambiente adequado através de sua Incubadora de Empresas, onde os novos empreendedores terão suporte para amadurecer sua startup, deixando-a apta para ser lançado no mercado.

Entre tantos diferenciais que um aluno tem ao estudar na Coppe, destaca-se também a possibilidade de interagir com os centros de pesquisas de grandes empresas instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ, das quais muitas são multinacionais.

Os procedimentos para se inscrever em um dos cursos da Coppe, e participar do processo seletivo estão disponíveis no site da instituição: https://coppe.ufrj.br/ingressar

• Doutorado
  • Mestrado