Coppe assina acordo com a Dongguan University of Technology

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 05/12/2023

A Coppe/UFRJ e a universidade chinesa Dongguan University of Technology (DGUT) assinaram nesta segunda-feira, 4 de dezembro, um memorando de entendimento (MOU) para o intercâmbio acadêmico entre as duas instituições. Entre os objetivos do acordo está a criação de um curso de doutorado conjunto.

A DGUT é uma instituição criada em 1992, mas de rápido crescimento, chegando a 20 mil alunos em 62 departamentos e 11 programas de pós-graduação. A universidade fica situada no corredor de inovação tecnológica que liga Guangzhou, Shenzhen, Hong Kong e Macau.

Na avaliação do vice-diretor da Coppe, professor Marcello Campos, o sucesso de iniciativas como a assinatura de MOU´s tem dependido do esforço individual de professores, líderes de grupos de pesquisa mais do que de um direcionamento estratégico. “Acho que a presença do nosso diretor de Assuntos Acadêmicos e da nossa diretora de Tecnologia e Inovação aumenta nossas chances de fazer a iniciativa evoluir e se concretizar no intercâmbio de alunos, staff e professores. Espero que já em 2024 a gente consiga fazer um processo seletivo e identificar alunos que possam fazer parte deste programa. Dois anos de doutorado aqui, dois anos lá. Seria bastante interessante para nossos alunos”

“Eles abriram a possibilidade de realizarmos um seminário ou workshop online, o que seria interessante para professores e pesquisadores das duas instituições se conhecerem, saberem quais suas linhas de pesquisa. Espero que isso cresça no sentido de inovação e empreendedorismo, em que eles são bem fortes também”, reforçou o professor.

Outra possibilidade aventada no encontro é que doutores recém-formados pela Coppe sejam convidados para pós-doutorado em Dongguan. “Devemos nos esforçar para criar as melhores oportunidades para nossos alunos. Que possamos lhes oferecer a melhor formação possível e assim eles conquistem as melhores posições no Brasil e no mundo”, concluiu o professor Marcello Campos.

A Coppe mantém 63 acordos internacionais, entre memorandos de entendimento e convênios para pesquisas conjuntas e mobilidade acadêmica com universidades de referência no mundo todo.