Coppe assina acordo com a petrolífera chinesa CNOOC

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 14/11/2023

A Coppe/UFRJ assinou acordo com a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), empresa petrolífera chinesa, e seu instituto de pesquisa, o CNOOC Research Institute, para o estabelecimento do Laboratório em Conjunto de Tecnologia Offshore. A assinatura foi realizada nesta terça-feira, dia 14 de novembro, na Coppe, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, pela diretora de Inovação e Tecnologia da Coppe, professora Marysilvia Costa, e pelo engenheiro chefe adjunto de Engenharia Geológica da CNOOC, Mi Lijun, que também é o gerente geral do CNOOC Research Institute.

A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, conduziu a cerimônia e reafirmou a missão da instituição com o ensino, a pesquisa e a inovação. “Este é um momento que vem na sequência de outras iniciativas que tomamos este ano, como o Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, o Centro de Inteligência Artificial e o Centro de Soluções em Engenharia da Saúde”, comentou a professora Suzana. “Será uma oportunidade para trabalharmos em conjunto em um importante campo de pesquisa, com benefício para todos os envolvidos”, avaliou a professora Marysilvia Costa.

A comitiva em visita ao LabOceano da Coppe

O acordo também foi comemorado pelo engenheiro chefe adjunto de Engenharia Geológica da CNOOC. “Estamos muito felizes pela oportunidade de trabalharmos juntos, novamente, e vamos poder desenvolver vários projetos nesta área de offshore, aumentando a parceria que já temos”, comentou Mi Lijun, também na qualidade de gerente geral do CNOOC Research Institute.

Também participaram da cerimônia o diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault, e a representante do Centro China-Brasil, Rejane Rocha. Antes da assinatura do acordo, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Coppe e pelo CNOOC Research Institute, assim como pela CNOOC. A apresentação das instituições chinesas foi feita pelo presidente do Departamento de Pesquisa em Exploração e Desenvolvimento do CNOCC Research Institute, Fan Tingen, pelo qual também esteve presente o engenheiro chefe de estruturas do Departamento de Pesquisa em Engenharia, Li Da.

A delegação chinesa ainda foi integrada pelo gerente geral do Departamento de Tecnologia e Informação da CNOOC, Shan Togwen; pelo gerente de Perfuração e Tecnologia do Departamento de Tecnologia em Engenharia da CNOOC, Gu Chunwei; pelo gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da CNOOC Brasil, Feng Junkai; pelo gerente de Assuntos Gerais da CNOOC Brasil, Lin Qingyi; e pelo professor Duan Menglan, da Universidade de Tsinghua.

A comitiva conheceu as facilidades de visualização propiciadas pelo Lamce da Coppe

Pela Coppe, foram apresentados nove laboratórios: Laboratório de Controle em Computação e Robótica (Labcon), pelo professor Ramon Costa; Laboratório de Corrosão (Labcorr), pelo professor José Antônio Ponciano Gomes; Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo), pelo professor Luis Volnei Sagrilo; Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), pelo professor Alexandre Evsukoff; Laboratório em Simulação em Métodos de Engenharia (Lasme), pelo professor Su Jian; Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), pelo professora Marysilvia Costa; Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS), pelo professor Segen Estefen; Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad), pelo professor Fernando Rochina; e o Núcleo de Estruturas Oceânicas (Neo), pelo professor Murilo Vaz.

Após, a solenidade da assinatura do acordo, a comitiva da CNOOC visitou cinco instalações da Coppe: o Instituto China-Brasil de Tecnologia Submarina, o Laboratório de Análise e Simulação de Métodos (Lasme),.o Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb), o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce).

• CNOOC
  • offshore