COPPE celebra 45 anos de fundação ao lado de seus parceiros

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 05/12/2008

Com uma grandiosa e emocionante cerimônia, a Coppe comemorou na noite de 3 de dezembro de 2008, seus 45 anos de existência. Mais de 700 pessoas compareceram ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, para participar do evento de comemoração Coppe: Presente e Futuro. Durante a cerimônia foram homenageados professores, funcionários, empresas e instituições que contribuíram na trajetória da Coppe, uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil. O evento contou com o patrocínio da Eletrobrás, BNDES e Eletronuclear.

Na abertura da cerimônia, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, ressaltou a Coppe como um modelo de organização e de ambiente de ciência e tecnologia para o desenvolvimento tecnológico e social do Brasil e frisou a importância da instituição dentro da metas do Ministério de C&T:

– A inovação tecnológica nas empresas é uma das nossas prioridades e para isso estamos formando o Sistema Brasileiro de Tecnologia – Sibratec, unindo entidades com experiência de fazer articulação com empresas. Nosso objetivo com isso é fazer para a tecnologia brasileira o que a Embrapa faz para o agronegócio. A Coppe é um modelo para isso e o Brasil precisa de muitas entidades como a Coppe, disse o ministro.

Após a apresentação de um vídeo sobre a trajetória da Coppe, seu diretor Luiz Pinguelli Rosa falou sobre os principais projetos e pesquisas desenvolvidos na instituição, que ao longo de quatro décadas tornou-se o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América da Latina. Pinguelli lembrou o espírito com o qual a COPPE foi criada e que a tornou presente nas mais diferentes áreas do conhecimento, unindo a engenharia a outras ciências para promover o desenvolvimento nacional. Lembrou ainda a resistência da instituição nos tempos da ditadura graças aos idealizadores da instituição: o professor Coimbra, presente ao evento, e o professor Lobo Carneiro.

– Na questão tecnológica, a COPPE teve a capacidade de reunir o conhecimento que a universidade detém para transmiti-lo, incentivá-lo e produzi-lo através dos estudantes, das teses e do trabalho dos professores. E teve ainda a coragem de participar de grandes projetos relevantes para o País, teve a coragem de assumir essa responsabilidade, disse Pinguelli.

A necessidade de realização do Brasil também foi lembrada pelo diretor da COPPE, que lembrou a obrigação da elite brasileira nesse sentido. Ele contou que, a pedido do presidente Lula, a instituição já está fazendo um estudo preliminar sobre o problema das grandes enchentes e desabamentos ocorridos em Santa Catarina.

Representantes das empresas homenageadas

– Eu sinto solidariedade entre nós, sinto a presença da COPPE no Brasil. Mas não basta o que foi feito, temos que olhar para o futuro, antecipá-lo. Nesse momento de crise mundial, o País deve contar com a tecnologia e investir na plataforma hidrelétrica, no pré-sal, enfim, precisamos acreditar no futuro. É a hora da engenharia, da geração do emprego, disse Pinguelli.

As empresas foram as primeiras a receber as homenagens da COPPE. Para isso, foram chamados ao palco para unirem-se ao diretor da COPPE Aquilino Senra, vice-diretor da COPPE, Segen Stefen, diretor de Tecnologia e Inovação da COPPE, Angela Uller, ex-diretora da Coppe e atual pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, os ex-diretores Sergio Neves, Luiz Bevilacqua, Paulo Alcântara Gomes e Sandoval Carneiro Junior e Fernando Peregrino, superintendente da Fundação COPPETEC.

Ao final da entrega dos troféus, José Antonio Muniz Lopes, presidente da Eletrobrás, falou em nome de todas as empresas homenageadas: Companhia Siderúrgica Nacional, Wellstream do Brasil, Grupo Votorantim, Light S/A, Grupo Gerdau, Repsol YPF, Eletronorte, Oxiteno, Vale, Ampla, Eletronuclear, Shell Brasil, Hemobrás, Furnas, Eletrobrás e Petrobras. Ele citou os diversos desafios postos para a engenharia nacional, como a linha de transmissão Manaus-Tucuruí, a retomada do programa nuclear, a usina de Belo Monte e o projeto Tapajós, lembrando a importância da COPPE no que diz respeito à formação de recursos humanos para esses projetos.

– Fiquei emocionado com o resultado do leilão da Linha de Corrente Contínua, ganho pelas empresas do sistema Eletrobrás, por saber que ali começava um movimento de recriação de engenheiros, técnicos e pesquisadores. São muitos projetos que exigirão pesquisa e conhecimento que ainda não temos. E então, feliz do Brasil por ter a Coppe, saudou o presidente da Eletrobrás.

Reitor da UFRJ entre os diretores da COPPE e os representantes das instituições homenageadas

Em seguida, foi a vez de homenagear as instituições parceiras: Fundação Banco do Brasil, Cepel, Faperj, Coep, Ministério Público Estadual, Sebrae, Cenpes, BNDES e Finep. Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, Edson Watanabe, diretor acadêmico da COPPE e Guilherme Horta Travassos, diretor de Planejamento e Administração da COPPE, uniram-se no palco a Pinguelli, Aquilino Senra e Segen Stefen para a entrega dos troféus. Ao final das homenagens, Luis Manuel Rebelo Fernandes, presidente da Finep, falou em nome das instituições:

– Os variados perfis das instituições aqui presentes é o maior testemunho do papel insubstituível que a COPPE desempenha no desenvolvimento nacional, promovendo conhecimento para resolver os grandes desafios do Brasil nas suas mais diversas áreas. Mas esse papel não é fado, não é destino. Ele é obra, ele é construção. Uma construção de todos os funcionários, professores, dirigentes e pesquisadores da COPPE, a quem gostaria, nesse momento, de agradecer pelo papel que desempenham no desenvolvimento do Brasil, disse o presidente da Finep.

Funcionários homenageados emocionam a platéia

Os funcionários da COPPE que mais se destacaram ao longo de seus 45 anos foram os próximos homenageados. Os colegas na platéia vibraram com a entrega do troféus a João José das Chagas Neto, Herberto Campos, Sônia Maria de Moura Farias de Lima, Edenir Xavier, Álvaro Augusto Delle Vianna, Eduardo Luiz da Conceição, Jacintho da Silva Teixeira, Laerte da Silva Xavier e Aurora Maria das Neves Oliveira receberam seus troféus das mãos de Angela Uller, Luiz Bevilacqua, Paulo Alcântara Gomes e Alberto Luiz Galvão Coimbra. A funcionária Aurora Oliveira falou em nome dos homenageados:

– Eu e meus colegas estamos muito honrados com a homenagem e gostaríamos de agradecer a todos os que patrocinaram o evento. É um privilégio para nós trabalhar numa instituição que muito tem contribuído para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do nosso País. Também gostaríamos de prestar homenagem aos nossos amigos que participaram ativamente da Coppe e que já não estão em nosso convívio, disse Autora.

O fundador e atual diretor da Coppe entregam troféu aos professores homenageados

A sessão de homenagens prosseguiu com a subida ao palco dos professores Aïda Espínola, Paulo Rodrigues Lima, Amaranto Lopes Pereira, Jacques de Medina, Saul Fuks, para receberem os troféus entregues pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa e o ex-diretor Alberto Luiz Galvão Coimbra.

A cerimônia foi encerrada com uma homenagem especial ao fundador da Coppe, Alberto Luiz Galvão Coimbra, um momento de grande emoção para os colegas e convidados presentes no auditório. O professor Saul Fucs agradeceu a homenagem em nome de seus colegas:

O Reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, exaltou a importância da COPPE

– Aqui nessa solenidade tem um pedaço de cada um de nós, uma parte importante de nossa vida. Agradeço à direção da Coppe, em nome dos professores homenageados, por essa honra que nos é concedida, fruto de uma imensa generosidade. Nem sempre os nossos sonhos se realizam e quando isso acontece, em geral, fica muito aquém do que foi sonhado. Com a Coppe deu-se o contrário: o sonho impossível superou toda a nossa expectativa. A Coppe reviveu o sentido grego de comunidade, uma entidade que nos permite desenvolver nossos potenciais criadores, por isso eu desejo transferir para ela as homenagens que nós estamos recebendo, disse o professor.

Encerrando a cerimônia, o professor Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, lembrou que a história da universidade tem sido uma história de êxitos, mas talvez nenhum evento tenha a importância dos 45 anos da COPPE, cuja criação em 1963 implicou uma modificação na forma como a universidade se concebia. Se antes na universidade a pesquisa era uma exceção, e muitas vezes os pesquisadores usavam seus próprios recursos para a pesquisa, a Coppe trouxe um impacto na estrutura da universidade como nenhuma das experiências anteriores havia conseguido.

– Conceber a engenharia também como uma área de desenvolvimento científico e tecnológico teve uma importância imensa. Mas não foi só isso. A Coppe, nesses anos todos, marcou a sua atividade por um sentido de brasilidade muito profundo, fazendo do conhecimento um instrumento de libertação do país e esse sentimento de brasilidade está presente até hoje. Estou certo de que daqui a 45 anos estaremos comemorando também o fato de que juntos, com a Coppe à frente, teremos construído uma universidade que não será privilegio de poucos, mas uma universidade do povo, e como tal terá a cara do nosso povo, a dor do nosso povo, o gênero do nosso povo. Esse é o desafio que está posto e se conseguirmos dar conta dele, tenho certeza que daqui a 45 anos poderemos dizer que a UFRJ se transformou em uma grande COPPE, disse o reitor.

Após a cerimônia, foi oferecido um jantar de confraternização e um show com a Banda Sigilo, que cantou junto com os convidados um animado “parabéns pra você” para a Coppe.

Leia também:


COPPE presta homenagem a empresas parceiras


Instituições tiveram importante papel na trajetória da Coppe


Funcionários emocionam a platéia


Professores homenageados declaram seu amor pela COPPE


Confira o perfil das empresas e das instituições homenageadas


Saiba mais sobre os professores e funcionários homenageados

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

Isso vai fechar em 0 segundos

Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

Isso vai fechar em 0 segundos