COPPE e 3Com Inauguram o mais Moderno Laboratório da América Latina

Planeta COPPE / Notícias

Data: 01/10/1998

O Diretor da COPPE, Segen Estefen, a Country Manager da 3COM do Brasil, Vânia Ferro e o coordenador do laboratório, Prof. Luís Felipe de Moraes

O mais moderno laboratório de pesquisa em rede de alta velocidade da América Latina já está em pleno funcionamento. Fruto de uma parceria entre a empresa 3COM e a COPPE, o 3 COM University Lab/ Ravel, inaugurado no mês de agosto, é um centro de pesquisa, interoperabilidade, multimídia e treinamento. Instalado em uma área de 125 metros quadrados, no 2º andar do I 2000, o laboratório possui três ambientes e foi finalizado com apoio financeiro da 3 COM , que investiu R$ 120 mil em infra-estrutura. O Lab – como vem sendo chamado pelos usuários- trabalha com equipamentos de última geração, que permitem o tráfego de informações a velocidade de 155 Mbps.

O objetivo da parceria é testar e desenvolver equipamentos e programas e capacitar profissionais e estudantes para atuarem na área de redes. Segundo a Country Manager da 3Com no Brasil, Vânia Ferro, esta iniciativa oferece ferramentas de ponta para cientistas e pesquisadores brasileiros. No projeto eles não serão apenas usuários mas parceiros da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias. Para o professor da COPPE, Luís Felipe de Moraes, coordenador do projeto, o intuito é criar um ambiente que propicie ao meio acadêmico conciliar o desenvolvimento de pesquisas com a produção de soluções para parceiros e clientes da 3Com.

A Country Manager da 3COM do Brasil, Vânia Ferro e o Diretor da COPPE, Segen Estefen, inaugurando o laboratório

A estimativa é de que até o final do ano a 3 Com tenha acesso ao primeiro backbone Internet 2 da América Latina. O destaque fica por conta da área de interoperabilidade e Beta Teste. Neste ambiente cerca de oito professores e 20 alunos de pós-graduação vão trabalhar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de conexão. Um exemplo é o Core Builder 9000, que possui capacidade 60 vezes maior do que os roteadores convencionais. Para se ter uma idéia, só existem dez modelos neste gênero em todo o mundo.

O Prof. Luís Felipe de Moraes e os pesquisadores do 3COM University Lab/Ravel, durante a inauguração

Multimídia e Treinamento

Nos ambientes do Lab dedicados à multimídia e videoconferência os pesquisadores estarão gerando soluções e inovações em redes de qualquer porte (Lan e Wan). Para isso já está sendo negociada uma parceria com a empresa “Picture Tel”.

O ambiente dedicado ao treinamento em tecnologias de rede será utilizado pelos alunos de pós-graduação da COPPE e clientes da 3 Com. Nele também serão oferecidos cursos de extensão e especialização. Este ambiente vai funcionar como uma espécie de “incubadora de novos talentos”. Através dele a 3 Com pretende recrutar recém -formados para integrar o quadro de funcionários da empresa.

De olho no futuro

Embora a construção de um laboratório dentro da universidade tenha sido uma experiência nova para a 3 Com, o fato da COPPE já possuir um projeto de montar um núcleo de pesquisa nos mesmos moldes facilitou muito sua execução. ” A COPPE é um centro recheado de profissionais especializados e tem uma visão própria de negócios que casa com o mercado”, afirmou Vânia Ferro, ressaltando a importância do apoio tecnológico que a Universidade pode dar à empresa. Segundo ela, os benefícios são muitos. Além de aprimorar a mão-de-obra, as aplicações de alta tecnologia poderão ser utilizadas para assessorar os clientes da empresa no país”- conclui.

Apresentação das atividades da 3COM do Brasil no auditório da COPPE

Confiante no mercado brasileiro, a empresa pretende lançar até o final do ano um curso de redes nas escolas técnicas. O objetivo é aumentar a gama de profissionais de nível técnico com experiência em networking. Um otimismo facilmente explicável e baseado em simples aritmética. Há cinco anos no mercado, a subsidiária brasileira fechou o ano de 97 com faturamento de US$ 150 milhões, cerca de 40% das vendas da empresa na América Latina.