Coppe e Eletrobras discutem parcerias para projetos de desenvolvimento tecnológico

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 17/11/2023

A Coppe/UFRJ recebeu hoje, dia 17 de novembro, a visita do vice-presidente executivo de Inovação, P&D, Digital e TI da Eletrobras, Juliano de Carvalho Dantas, que se reuniu com um grupo de professores que lideram pesquisas voltadas para áreas de interesse da empresa, no intuito de fechar parcerias. Os projetos já executados, assim como os que estão em andamento, despertaram a atenção do executivo da Eletrobras, que falou brevemente da busca da empresa em colaborar com os seus mais de 2 mil clientes corporativos, incluindo novas tecnologias como uma das formas. A reunião foi conduzida pela diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; pela diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; e pelo diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.

Durante o encontro, que contou também com a participação do professor Thiago Aragão, diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe, a professora Suzana explicou que a instituição tem ampliado a integração entre os seus programas e que alguns projetos são importantes para acelerar este processo. Além disso, destacou a necessidade e a importância de ter mais ações voltadas para aumentar a participação de alunos nestes projetos.

Foram cinco os grupos que apresentaram suas atividades de pesquisa ao executivo da Eletrobras, que esteve acompanhado pela gerente de Escritório de Projetos de P&D, Fabiana Teixeira; e pelo gerente do Centro de Excelência de Robotização Industrial, Carlos Eduardo. Representando o Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR) da Coppe, o professor Alessandro Jacoud, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE), apresentou os seis robôs desenvolvidos no âmbito do grupo e adiantou que está sendo implantado um Centro de Drones na Coppe, em parceria com a Petrobras. Também do PEE/Coppe, o professor Edson Watanabe falou sobre o programa de Soluções de Resiliência Elétrica que tem, entre as ações, o desenvolvimento de controladores híbridos para solucionar e estabilizar redes elétricas após perturbações. O programa é executado por pesquisadores de três laboratórios: Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (Lafae), Laboratório de Eletrônica de Potência (Elepot) e Laboratório de Sistema de Potência (Laspot).

As pesquisas e atuações do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe foram apresentadas pelos professores Alexandre Evsukoff e Luis Paulo Assad, do Programa de Engenharia Civil (Pec). Foram destacados os trabalhos de visualização científica e de sensoriamento remoto realizados pelo laboratório, um sistema desenvolvido para previsão de demandas de energia na região Sudeste (Ceaire), e também as atividades de modelagens ambientais que preveem impactos das mudanças climáticas e podem ser úteis para gerir hidrelétricas.

Os professores Antonio Carlos Fernandes e Rodrigo Soares, do Programa de Engenharia Oceânica (Peno) da Coppe, apresentaram o Laboratório de Ondas e Correntes (Loc), mais especificamente o projeto em andamento para implantação de ilhas solares flutuantes no Brasil, que podem ser usadas em lagos, represas e barragens. Já o professor Miguel Elias Campista, também do PEE/Coppe, falou de uma gama de pesquisas já realizadas pelo Grupo de Teleinformática e Automação (GTA), das quais algumas voltadas para a Internet das Coisas e para a troca de dados e informações de forma segura. Ele destacou ainda um projeto de monitoramento de ambientes a partir do som detectado, para ser utilizada como uma ferramenta de manutenção preditiva e preventiva.

  • Eletrobras
  • energia
  • Pesquisa&Desenvolvimento
  • Tecnologia