Coppe e Negeq entregam premiações do Sistema de Gestão Integrado

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Oceânica / Fundação Coppetec / Notícias

Data: 01/12/2014

A Diretoria e o Núcleo de Excelência em Gestão da Qualidade (Negeq) da Coppe/UFRJ entregaram, dia 26 de novembro, troféus e certificados a laboratórios e áreas da Coppe e de outras instituições que participam do programa Sistema de Gestão Integrado da Coppe. A premiação está relacionada ao cumprimento das normas NBR ISO 9001:2008; NBR ISO 14001:2004 e BS OHSAS 18001:2007.

A premiação foi realizada na abertura do III Encontro de Gestão Pública na Coppe (III Egepub). Participaram da mesa de abertura o vice-reitor da UFRJ, Antônio José Ledo Alves da Cunha; o vice-diretor da Coppe/UFRJ, Edson Watanabe; o diretor de Planejamento e Administração, Guilherme Horta Travassos; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, José Carlos Pinto; e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Mira Wengert.

Na ocasião foi entregue o certificado da norma NBR ISO 9001:2008 concedido pelo British Standards Institution (BSI) ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe. Ao receber o certificado de terceira parte (externo), o Lamce se consolida como laboratório de classe mundial, podendo ser acreditado para prestar serviço em qualquer país do mundo que pertença ao Fórum de Harmonização das normas ISO.

Também foram premiados o Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe; a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Fundação Coppetec); e o Laboratório de Macromoléculas e Colóides na Indústria do Petróleo (LMCP), do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) da UFRJ, que receberam o Troféu Ouro Self-Audit do programa Sistema de Gestão Integrado.

Foram concedidos ainda certificados a outros laboratórios e áreas da Coppe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, instituição que também participa do programa Sistema de Gestão Integrado.

Vinculado à Diretoria da Coppe, o Núcleo de Excelência em Gestão da Qualidade tem por objetivo qualificar pessoas, produtos e instalações de acordo com as normas NBR ISO 9001:2008, de sistemas de gestão da qualidade; NBR ISO 14001:2004, de sistemas de gestão ambiental; e BS OHSAS 18001:2007, de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho.

“Esses certificados dão maior credibilidade aos laboratórios e às instituições, que passam a serem vistos no mercado como laboratórios de classe mundial, já que seus processos estão totalmente em conformidade com as normas da qualidade, ambientais ou de segurança e saúde no trabalho”, explica o coordenador do Negeq, Fernando Sepúlveda.

• Negeq