Coppe e Tsinghua renovam a cooperação no Centro China-Brasil

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 27/03/2023

A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua vão renovar nesta terça-feira, 28 de março, por mais quatro anos, a parceria entre as instituições materializada no Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia. O acordo terá validade até 2027 e será firmado em Pequim, dando sequência à colaboração entre as instituições em temas como: Planejamento Energético; Cidades Inteligentes; Mobilidade – Veículos Híbridos; Empreendedorismo e Inovação.

O Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada em 2008 entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. Desde sua inauguração, em 2009, o Centro está sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Possui um Conselho Executivo formado por representantes dos dois países: pelo Brasil, o Centro é presidido pelo professor Romildo Toledo e pela China pelo professor He Jiankun, e tem como diretores os professores Suzana Kahn, da Coppe, e Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua.

Com representações na China, em Tsinghua, e no Brasil, na Coppe, no Rio de Janeiro, o Centro China-Brasil desenvolve projetos nas seguintes áreas: produção de biodiesel; sustentabilidade urbana, do qual participam também pesquisadores da Universidade de Virgínia; energia eólica e aquecimento solar térmico; além de projetos de veículos híbridos movidos a hidrogênio e outras fontes.

• Centro China-Brasil