Coppe entrega Prêmio Mérito Acadêmico 2020

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Institucional Coppe / Notícias

Data: 15/12/2020

Na próxima quarta-feira, 23 de dezembro, a Coppe/UFRJ entregará o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2020 a quatro docentes que se destacam pela trajetória profissional e contribuição à instituição: Frederico Wanderley Tavares, do Programa de Engenharia Química (PEQ), receberá o Prêmio Giulio Massarani na categoria docente sênior; Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), e João Paulo Bassin (PEQ) receberão o Prêmio Giulio Massarani na categoria docente jovem; e Leda dos Reis Castilho (PEQ) será agraciada com o Prêmio Lobo Carneiro por sua destacada contribuição no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O evento terá início às 14 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube.  Confira abaixo uma breve apresentação dos professores premiados.

Frederico Wanderley Tavares

Professor Titular da UFRJ e Pesquisador 1A do CNPq, Frederico Wanderley Tavares é coordenador do Programa de Engenharia Química da Coppe, onde ingressou como docente em 2009. Também coordena o laboratório Atoms (acrônimo em inglês para termodinâmica aplicada e simulação molecular), no qual desenvolve pesquisas voltadas para a aplicação de teorias baseadas em Termodinâmica Estatística, Termodinâmica de Processos Irreversíveis e de Simulação Molecular ao desenvolvimento de processos e produtos na área de Engenharia Química.

Mestre em Físico-Química pelo Instituto de Química da UFRJ (1984) e doutor em Engenharia Química pela Coppe (1992), também integra o corpo docente da Escola de Química (EQ/UFRJ), unidade onde fez sua graduação em Engenharia Química (1981).Leciona Físico-Química, Termodinâmica, Processos de Separação, Termodinâmica Estatística, Simulação Molecular Aplicada, Processos de Adsorção e Físico-Química de Superfícies e Colóides.

Orientou 29 teses de doutorado e 66 dissertações de mestrado e publicou mais de 170 artigos em periódicos internacionais indexados com um índice h=25 pela Scopus. Em seus anos sabáticos (pós-doutorado) realizou pesquisas no Centro de Termodinâmica Aplicada da Universidade de Delaware, e na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Gabriela Pereira

Professora Associada da UFRJ e pesquisadora 2 do CNPq, Gabriela Ribeiro Pereira é coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde ingressou como docente em 2011. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ultrassom, Phased Array, Termografia, Ensaios Magnéticos, Radiografia, Microtomografia por Transmissão de Raios X, PoD e desenvolvimento de sensores. Particularmente neste último tópico é reconhecida internacionalmente por seus estudos com foco no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

Mestre (2006) e doutora (2010) pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, também atua como vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica. Em sua curta trajetória, destaca-se pelo dinamismo, liderança e produtividade. Ainda no início da carreira, logo que entrou no PEMM, assumiu a chefia da área de Ensaios Não Destrutivos do PEMM, sediada no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), e em seguida a Coordenação Acadêmica da Pós-Graduação do Programa.

Orientou cinco teses de doutorado e 17 dissertações de mestrado, e publicou mais de 40 artigos em revistas internacionais indexadas. A professora, que é Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, conquistou, junto com outros colegas da Coppe e um pesquisador do Cenpes, o prêmio Calgary Award, em 2019, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pelo estudo intitulado “In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation”. Concedida durante o congresso Rio Pipeline, a premiação contempla a melhor contribuição técnica apresentada durante o evento. Esse mesmo trabalho ganhou o prêmio Plínio Cantanhede 2020, que tem como objetivo contemplar os melhores trabalhos apresentados em eventos realizados pelo IBP no período compreendido entre as duas últimas versões da Rio Oil&Gas Expo and Conference.

João Paulo Bassin

Professor Adjunto da UFRJ, Pesquisador Nível 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), João Paulo Bassin teve seu nome incluído na lista de pesquisadores com produção científica de maior impacto no mundo em 2019. Ingressou como docente no Programa de Engenharia Química da Coppe em 2014, onde desenvolve pesquisas que incluem o tratamento de águas residuárias domésticas e industriais e a recuperação de energia a partir de resíduos sólidos orgânicos.

Bassin é mestre (2008) e doutor (2012) em Engenharia Química pela Coppe e doutor em Biotecnologia Ambiental pela Delft University of Technology, Holanda (2012). Sua tese de doutorado foi agraciada com quatro prêmios, entre eles o Prêmio Capes de Tese 2013 na área das Engenharias II.

Como parte de sua atividade de pesquisa, já atuou como revisor de mais de 60 revistas internacionais, tem 63 artigos em periódicos internacionais indexados com índice h=20 (base Scopus) e editou dois livros texto. Orientou 13 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado. Sua primeira orientação de mestrado foi agraciada com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2016.

Leda Castilho

Professora Titular da UFRJ, Pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Leda Castilho teve seu nome incluído na lista de pesquisadores com produção de maior impacto no mundo em 2019. Ingressou como docente do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ em 2002, onde criou e coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). Atua na área de Biotecnologia Farmacêutica, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias de produção de ferramentas de diagnóstico, vacinas e biofármacos obtidos por meio do cultivo de células animais. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ.

No ano de 2020 atuou em várias frentes de combate à pandemia de Covid-19. Participou entre fevereiro e maio ativamente do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ. Em paralelo, desenvolveu pesquisas com os seus doutorandos que permitiram iniciar a produção, em laboratório, de uma cópia fidedigna da proteína da espícula do vírus SARS-COV-2 (proteína S recombinante). Essa proteína está sendo produzida em escala piloto no LECC e já possibilitou o desenvolvimento, em conjunto com colegas do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, do Instituto Vital Brazil e do INCA, de um teste sorológico de alta acurácia e baixo custo, de anticorpos equinos (“soro anti-Covid”) que entrarão em breve em ensaios clínicos, e de uma vacina recombinante para Covid-19 que está em fase de testes pré-clínicos. A proteína S também vem sendo disponibilizada gratuitamente a instituições de todo o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de estudos que vão desde pesquisas biomédicas básicas até estudos epidemiológicos de base populacional.

Graduada em Engenheira Química pela Escola de Química da UFRJ, mestre pelo Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ e doutora em Engenharia Bioquímica pela Technical University of Braunschweig, Alemanha, Leda atuou como pesquisadora visitante na University of Bielefeld, Alemanha (2011), e no Vaccine Research Center (VRC) do National Institutes of Health (NIH), EUA (2016/2017). Até o momento orientou 18 teses de doutorado e 23 dissertações de mestrado, supervisionou 16 pós-doutorandos, publicou 65 artigos em periódicos internacionais, editou dois livros que são usados como livro texto no Brasil e no exterior, e participou como inventora em onze patentes, uma delas licenciada no exterior. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período 2009-2013, e coordenou o Comitê Técnico Nacional de Biofármacos instituído pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério da Saúde no âmbito do projeto ATS (2014/2015).

Recebeu várias premiações ao longo de sua trajetória, entre elas destacam-se o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico na categoria Jovem, referente a 2008; o “NIH Director’s Award” (EUA), como membro da equipe de resposta ao vírus zika do NIH (2017). Obteve a primeira colocação no “Latin-American Quickfire Challenge”, promovido pela J&J Innovation/JLabs, com o projeto “Expression, production and purification of zika virus proteins”(2016);  o “Young Scientist Prize”, na categoria Engenharia, da Third World Academy of Sciences – Regional Office for Latin America and the Caribbean (TWAS-ROLAC) (2008); “Carioca do Ano – categoria Cientista” pela revista Veja Rio (2008). Obteve a primeira colocação no Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação na categoria Biotecnologia (2007).

Sobre a premiação

O Prêmio Coppe Mérito Acadêmico é concedido a docentes que se destacam pela produção acadêmica, formação de Recursos Humanos e trajetória profissional. Desde a primeira edição de 2004, entregue no ano seguinte, a premiação foi batizada Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani, em homenagem ao professor que foi um dos fundadores da Coppe, falecido em setembro de 2004.

O critério de avaliação para a escolha dos premiados é baseado na produção acadêmica dos professores nos últimos três anos, com ênfase na qualidade e no número de contribuições. Entre os itens avaliados pela Comissão de Avaliação de Docentes (CAD) destacam-se as publicações em periódicos científicos e congressos nacionais e internacionais, as citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional e as dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas pelos docentes.

Prêmio Lobo Carneiro Mérito Acadêmico, lançado em 2016, leva em consideração os critérios listados acima, incluindo a destacada contribuição do docente à instituição. O nome da premiação também é uma homenagem a um destacado professor da Coppe, falecido em novembro de 2001.

  • Prêmio Mérito Acadêmico 2020

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

Isso vai fechar em 0 segundos

Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

Isso vai fechar em 0 segundos