Coppe lança Centro de Engenharia da Saúde

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia da Saúde / Engenharia de Nanotecnologia / Notícias

Data: 03/11/2023

Ministra Nísia participará do evento. Foto Julia Prado – MS

A Coppe/UFRJ lançará na segunda-feira, 6 de novembro, o novo Centro de Engenharia da Saúde. O evento terá início às 9h30, no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT2) e têm presença confirmada da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho. Na ocasião será inaugurado, no CT2, o Núcleo de Tecnologia e Inovação em Engenharia Biomédica (NTIEB). O auditório da Coppe fica na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

Durante a cerimônia, a diretora Suzana Kahn e os professores Guilherme Travassos, Leda Castilho e Luciano Menegaldo, todos da Coppe, apresentarão planos e projetos da instituição na Engenharia da Saúde. Na inauguração do NTIEB, será feita uma homenagem in memoriam ao professor Antonio Fernando Catelli Infantosi, seu idealizador, e apresentada uma mostra dos projetos inovadores do Programa de Engenharia Biomédica (PEB) e do Programa de Engenharia de Nanotecnologia (PENt) da Coppe.

O Centro de Engenharia da Saúde promoverá o desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde, na realização integrada com as mais diversas áreas de pesquisa da Coppe e da UFRJ de projetos e da materialização de soluções para o desenvolvimento e implementação de tecnologias de ponta, de sistemas eletrônicos, softwares, novos materiais, miniaturização e dispositivos óticos, a serem endereçados a questões como o aumento contínuo dos custos de saúde, a qualidade e a segurança dos procedimentos médico-hospitalares, a atenção ao envelhecimento populacional e a gestão hospitalar e laboratorial, entre outras soluções.

A criação de um ecossistema de inovação em Saúde se espelha no conceito dos ecossistemas de negócios ou empresariais e na influência que passaram a exercer para o desenvolvimento da inovação ao redor do mundo. Os pesquisadores contarão com laboratórios equipados com tecnologias de ponta, proporcionando novas ferramentas que atenderão a linhas de pesquisa, na fronteira do conhecimento, em áreas como interface cérebro-computador, utilização de braços robóticos, reabilitação de pessoas com deficiência. O NTIEB promoverá inovação em sinergia com a área da saúde e com a indústria.

Os laboratórios serão uma expansão dos já existentes no PEB. “Estamos replicando o que já temos aqui, como engenharia pulmonar, de instrumentação, análise estatística, processamento de sinais, só que com foco em inovação. Vamos manter as duas bases, os laboratórios não vão ser transferidos daqui para lá. Um objetivo é prestar serviços para o SUS que envolvam maior complexidade”, explica o professor do PEB Antonio Maurício Miranda de Sá.

Com o compromisso de impulsionar o desenvolvimento de equipamentos e técnicas novas para ajudar no diagnóstico mais eficiente, em novas terapias ou qualquer recurso que possa ser desenvolvido para a área da saúde, o projeto do Núcleo foi concebido e inicialmente coordenado pelo professor Antonio Infantosi, falecido em 2016. Após o seu falecimento, assumiram o projeto os professores Antonio Giannella e Antonio Maurício Miranda de Sá.

 “A ideia visionária do professor Infantosi é aproximar o potencial científico da Coppe das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), aplicando o que existe no ‘estado da arte’ da pesquisa científica nas soluções da Saúde e no atendimento à população”, conta o professor Antonio Mauríco de Sá.

  • biomedica
  • Nanotecnologia
  • saúde