Coppe no pódio do Prêmio ANP 2023

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Mecânica / Institucional Coppe / Notícias

Data: 06/12/2023

O professor Thiago Aragão (primeiro à direita) foi um dos vencedores da edição deste ano do Prêmio ANP

Mais uma vez, a Coppe/UFRJ foi reconhecida pela sua contribuição à evolução da indústria de óleo e gás e chegou ao pódio do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023.

Concorrendo com mais de 100 inscrições de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), distribuídas em cinco categorias, a Coppe/UFRJ teve cinco projetos de pesquisa e desenvolvimento, em parceria com a indústria, agraciados nesta edição do Prêmio.

O vencedor da Categoria III – “Transporte, Dutos, Refino, Abastecimento e Biocombustíveis” foi o projeto Desenvolvimento e implantação de framework experimental e computacional para previsão e aprimoramento do desempenho de materiais asfálticos para pavimentação, liderado pelo professor Thiago Aragão, do Programa de Engenharia Civil (PEC).O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Misturas Asfálticas em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e financiamento da Petrobras.

Os vencedores do Prêmio ANP 2023

As professoras Juliana Loureiro e Carolina Naveira-Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) e foram finalistas nas categorias II (Produção de Petróleo e Gás) e IV (Meio Ambiente, Transição Energética e Descarbonização – exceto biocombustíveis), respectivamente. Professora Carolina, com o projeto Pesquisas e desenvolvimento de dissipadores térmicos baseados em microcanais para células fotovoltaicas de alta concentração com recuperação do calor rejeitado para dessalinização”, desenvolvido pelo Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMEMS) e financiado pela Petrogal.

A professora Juliana foi finalista com o projeto intitulado “Métodos físicos para mitigação de incrustações em operações de produção”, desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) e financiado pela Petrobras.

O projeto foi desenvolvido em parceria com as universidades federais da Bahia (UFBA), do Espírito Santo (UFES) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Contou ainda com a participação das empresas Vallourec, Magmax e Hidromag.

Também foi finalista na categoria II o projeto “Operação autônoma de poços: maximizando a eficiência na indústria de petróleo com soluções digitais empresa petrolífera”, que contou com a participação do Laboratório de Desenvolvimento de Software para Otimização e Controle de Processos (Lades), coordenado pelo professor Argimiro Secchi, do Programa de Engenharia Química (PEQ). O projeto foi financiado pela Petrobras e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da PUC-Rio.

Finalista na ANP, projeto do Laceo conquista SPE Award

Os finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

Também esteve entre os finalistas, da categoria V “Tecnologias Subsea”, o projeto Digital Twin de monitoramento dos parâmetros operacionais relativos ao fenômeno de corrosão sob tensão por CO² em dutos flexíveis, coordenado pelo professor Luis Sagrilo, do Programa de Engenharia Civil (PEC). O projeto foi financiado pela Petrobras e desenvolvido pelo Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo) e pela empresa Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

O projeto do Laceo foi premiado pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) como melhor projeto de pesquisa e desenvolvimento dos últimos três anos.

Segundo a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa, o Prêmio ANP reconhece desenvolvimentos tecnológicos que significam avanços importantes, aplicados aos desafios da indústria. “A Coppe já ganhou vários prêmios e está sempre entre os finalistas, o que coroa uma história de parceria bem-sucedida para solução de problemas reais do setor de óleo e gás. Mostra a importância de pesquisa aplicada que resolve problemas concretos e ganha maturidade tecnológica”.

Na avaliação do diretor do Centro de Soluções de Baixo Carbono da Coppe, Alfredo Renault, os projetos premiados e finalistas reafirmam o destaque que a Coppe tem no cenário de pesquisa e desenvolvimento no setor de energia. “É um prêmio altamente reconhecido pelo mercado, no qual a maturidade tecnológica dos projetos é um fator muito importante para sua classificação”, destacou Renault.

O prêmio ANP tem como um dos objetivos reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica de interesse do setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras, em colaboração com empresas petrolíferas.

• ANP
  • Inovação Tecnológica