Coppe recebe Selo ODS Educação com projetos ‘Letramento de Jovens, Adultos e Idosos’ e ‘Orla Sem Lixo’

Planeta COPPE / Notícias

Data: 09/04/2024

O Projeto de Letramento de Jovens, Adultos e Idosos e o Projeto Orla Sem Lixo receberão amanhã, 10/04, o Selo ODS Educação 2023, em certificação promovida pela UFRJ.

“Contribuímos para o fim da invisibilidade de uma população, na construção da cidadania e de oportunidades melhores”, comemora a coordenadora pedagógica do Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da Coppe/UFRJ, Denise Dantas.

Para a professora do Programa de Engenharia Oceânica (PENo) da Coppe, Susana Vinzon, coordenadora do projeto Orla Sem Lixo, idealizado pela Escola Politécnica da UFRJ, o selo contribui para a divulgação da iniciativa e valoriza o empenho coletivo para a revitalização da orla. “É um reconhecimento do nosso esforço para a restauração da Ilha do Fundão e da Baía de Guanabara e um estímulo para continuar nesse caminho”, explica.

Foram certificados 38 projetos de extensão da UFRJ. No total foram 360 projetos certificados de cerca de 40 instituições de ensino.

Idealizado pelo Instituto Selo Social em parceria com o Programa UnB 2030 e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o Selo ODS Educação é uma certificação que busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030. O objetivo é ampliar o impacto no ODS 4 (Educação de Qualidade).

A cerimônia de entrega dos selos aos 38 projetos de extensão certificados será realizada no campus da Praia Vermelha.  O evento é aberto a toda a comunidade UFRJ, mas pede-se a confirmação de presença por  aqui.

Sobre o Projeto Letramento

O Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da Coppe/UFRJ tem o objetivo de alfabetizar toda e qualquer pessoa que não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental e também proporcionar uma base mais sólida àquelas pessoas que, por algum motivo, interromperam seus estudos, dando a elas mais segurança para que possam retornar ao ensino formal.

Sobre o projeto Orla Sem Lixo

Projeto da Escola Politécnica da UFRJ, o Orla Sem Lixo reúne uma equipe multidisciplinar de mais de 20 pesquisadores das mais diversas disciplinas. O objetivo é desenvolver soluções para interceptação, coleta, transporte e reciclagem em um processo que seja facilmente replicável, dialogue e envolva a comunidade local, seja efetivo e de baixo custo. A proposta é evitar áreas de degradação na costa e que transforme a cadeia produtiva do lixo flutuante em oportunidade, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental da solução.