Coppe recebe seus novos alunos para 2024

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 15/03/2024

Em um auditório lotado como nos tempos pré-pandemia, a Coppe/UFRJ recebeu seus novos alunos e alunas para o ano letivo 2024-1, nesta segunda-feira, 11 de março.

A recepção deste ano combinou a formalidade clássica de apresentação da instituição, de seus diretores e informações imprescindíveis para os recém-egressos, com muita interatividade e quizzes realizados em tempo real. A mudança serviu como um convite a uma trajetória acadêmica ainda mais participativa, interdisciplinar, inovadora e aberta ao empreendedorismo.

Professor Jean-David incentivou o engajamento dos novos alunos

O diretor acadêmico, professor Jean-David Caprace apresentou a Coppe aos novos alunos e as principais informações acadêmicas de interesse para a trajetória dos novos alunos. O professor convidou os alunos a participarem ativamente da vida acadêmica e se engajarem nas discussões e decisões que moldarão o futuro da Coppe. “Cada programa acadêmico tem um colegiado formado por alunos, professores e funcionários técnico-administrativos. Acima deles há um conselho de coordenação, e acima deles o Conselho Deliberativo. Uma estrutura que incentiva vocês a participar de maneira ativa das decisões realizadas na Coppe”, explicou.

Professor Jean-David enfatizou a importância dos alunos cumprirem com deveres acadêmicos, como a atualização constante de seus dados nas plataformas Átrio e Lattes, e os convidou a cursar a disciplina “Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis” (código CPP 786), aberta a alunos matriculados em qualquer um dos 13 programas da instituição, e que será ministrada pela Diretora de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional, professora Amanda Xavier.

Após a apresentação do professor Jean-David Caprace, Jorge Alison apresentou a Assessoria Internacional; Josiane Barros apresentou o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe; Thamyres Abreu, mestranda do Programa de Engenharia de Produção, falou sobre atividades de integração propostas pelos alunos da Coppe aos seus novos colegas, na Semana de Integração Discente; a professora Inayá Lima apresentou o Grupo de Apoio à Mulher (GAM), e a diretora de Extensão, Cleide Lima, falou sobre a importância desta atividade que compõem, com o Ensino e a Pesquisa, o tripé da excelência acadêmica na Coppe e na UFRJ.

Cleide Lima, diretora de Extensão

Conforme explicou Cleide, a Extensão é obrigatória na graduação e sua obrigatoriedade vem sendo discutida para a pós-graduação. “É esse contato da universidade com a sociedade, a possibilidade de ações voltadas à sociedade no seu sentido mais amplo: comunidade, escolas, movimentos sociais, setor produtivo. A Incubadora de Tecnologias Sociais (ITCP) também está voltada à Extensão e muito engajada em questões sociais”.

“É uma possibilidade de voltar sua pesquisa à necessidade de um segmento da sociedade.  Toda pesquisa pode gerar uma ação de Extensão e toda atividade de Extensão pode gerar uma publicação acadêmica”, complementou.

A professora Inayá Lima apresentou o Grupo de Apoio à Mulher

A coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear, professora Inayá Lima, apresentou o Grupo de Apoio à Mulher, criado em 2019 por iniciativa de professoras da Coppe. “Quem já está no doutorado já sabe, mas quem ingressou agora no doutorado vai saber que a jornada científica não é fácil. Foi criado para acolher e direcionar a mulher dentro da Coppe em meio às dificuldades que possa enfrentar em sua trajetória acadêmico-científica. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento feminino na carreira”, esclareceu Inayá.

A psicóloga Josiane Barros apresentou uma iniciativa ainda mais recente, o Acolhe Coppe que oferece ao corpo social da instituição uma ampla gama de atividades e atendimento individualizado ou em grupo. “A criação do Núcleo reflete a preocupação da Coppe com o bem-estar das pessoas. Ciência, tecnologia e inovação precisam andar de mãos dadas com a humanização”.

O público lotou o Auditório Alberto Luiz Coimbra e a Tenda Lobo Carneiro, superando as expectativas

De acordo com o assessor internacional da Coppe, Jorge Alison, na UFRJ o Centro de Tecnologia é o centro que mais faz acordos internacionais e a Coppe é a unidade do CT que mais propõe parcerias com instituições estrangeiras. “Para vocês que estão chegando agora, o mais interessante é o acordo de cotutela que permite ter uma dupla diplomação. Isso é possível sobretudo no doutorado. No mestrado, não há tantas oportunidades assim, mas é o momento de se preparar e chegar ao doutorado com um plano de cotutela em mente”, concluiu.

A abertura do ano letivo ainda não acabou:  o diretor de Assuntos Acadêmicos convocou os novos alunos a participarem da Aula Inaugural Aberta com o embaixador André Corrêa do Lago na terça-feira, 19 de março, no auditório da Coppe, no CT 2, com início às 10h. No mesmo dia, à tarde, será realizado o evento “Coppe Sociedade: a Engenharia no enfrentamento dos desastres”, no mesmo auditório, a partir das 14h.