Coppe sedia 1º Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia

Planeta COPPE / Notícias

Data: 24/08/2016

Pesquisadores, secretários de governo e dirigentes de universidades e institutos de pesquisas do Brasil, China, Colômbia, Chile, Cuba e Peru estarão reunidos na Coppe/UFRJ, dias 29 e 30 de agosto, para participar do 1º Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia. Promovido pelo Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, o evento tem como objetivo discutir experiências, desafios e possíveis melhorias nos mecanismos voltados para a transferência de tecnologia da universidade para o setor industrial. Aberto ao público, o Fórum será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, na Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária.

A abertura contará com a presença do reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, do diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa, do professor He Jiankun, da Universidade de Tsinghua, e do doutor Mo Hongjun, conselheiro para Assuntos Científicos e Tecnológicos da Embaixada da China no Brasil.

Sobre o Centro China-Brasil

Fundado em 2009, o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada, entre a Coppe, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro visa promover a cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre os dois países nas áreas de mudança climática, energia, tecnologia e inovação.

O China-Brasil está sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim, e mantém representações na China e na sede da Coppe, no Rio de Janeiro.

Confira a programação:

Monday – 29 August

Welcome session

(Chair – Prof. Edson H. Watanabe – Director of COPPE/UFRJ)

8:30h – Prof Luiz Pinguelli Rosa, Brazilian Director of Steering Committee – China –

Brazil Center – Director of Relations – COPPE/UFRJ, Brazil

8:40h – Mr. Mo Hongjun, Counselor for scientific and technological affairs, Chinese

Embassy in Brazil

8:50h – Prof. Roberto Leher – Magnificent Rector of UFRJ –, Brazil

8:55h – Prof. He Jiankun, Chinese Director of Steering Committee, China-Latin

America Lab, China Brazil Center – Tsinghua University, China

Panel 1: Technology Innovation policy

(Chair: Prof. Romildo Toledo – Brazilian Director – China Brazil Center – Deputy of

COPPE/UFRJ)

9:00h – Manuel Adalberto Montenegro – Head of Science and Technology Division –

Ministry of Foreign Affairs – Brazil

9:20h – Prof. Dehua Liu – Chinese Director – China-Latin America Lab, China Brazil

Center – Tsinghua University – China

9:40h – Elaine Valton Legrá – Specialist of Ministry of Science and Technology and

Environment – Cuba

10:00h – Cristina Akem Shimoda Uechi – Basic Industrial Technology Coordinator –

Ministry of Science and Technology and Innovation

10:20h – Coffee break

10:30h – Urphy Vasquez – Research Groups Coordinator – Institute for the Sciences of Nature, Territory and Renewable Energies (INTE) – Pontifical Catholic University of Peru (PUCP)

10:50h – Luis Mello – Director of Technological Institute – Vale S/A – Brazil

11:10h – Héctor Pralong – Director of Cooperation and Institutional Integration –

Ministry of Science, Technology and Productive Innovation – Argentina

11:30h – Group discussion

Panel 2: Successful Experiences

(Chair: Prof. Dehua Liu – Chinese Director – China-Latin America Lab, China Brazil

Center – Tsinghua University – China)

11:45h – Ambassador Luiz Augusto de Castro Neves – President – Business Council

Brazil China – Brazil

12:00h – Mr. Sun Shangmin, General Director, Product Development & Manufacturing Division, Overseas Manufacturing Management Division, Nuctech Company Limited, China

12:15h – Fernando Rochinha – Director of Technology and Innovation COPPE/UFRJ – Brazil

12:30h – Professor Luiz Pinguelli Rosa – Director of Institutional Relations –

COPPE/UFRJ – Brazil

12:45h – Jorge Luis Nicolas Audy – President – Brazilian Association of Science Parks and Business Incubators (Anprotec) – Brazil

13:00h – Elso Alberti – Operations Director – São José dos Campos Technology Park – Brazil

13:20h – Group discussion

13:30h – Lunch

Panel 2: Successful Experiences (continue)

14:30h – José Carlos Pinto – Director – UFRJ Science Park – Brazil

14:45h – Alvaro Acevedo – International manager – SOFOFA, Federation of Chilean

Industry – Chile

15:00h – Zhang Maolei – Senior Engineer – Institute of Public Safety Research (IPSR) – China

15:15h – Leonardo Serpa – Services Director – Engie

15:30h – Daniel Castro – Executive editor – BCReport

15:45h – Group discussion

Panel 3: Technology Transfer

(Chair: Prof Luiz Pinguelli Rosa, Brazilian Director of Steering Committee – China –Brazil Center – Director of Relations – COPPE/UFRJ, Brazil)

15:55h – Daniel Lau – Head of China desk – KPMG Company – Brazil

16:15h – Dr. Lv Zhengliang, General Manager of Tsingyun Solar LTD, China

16:35h – Eduardo Fernando G. dos Santos – Relationship Manager with the

Community of Science and Technology ‐ CENPES/PETROBRAS – Brazil

16:55h – Albert Melo – General director – The Electrical Energy Research Center

(CEPEL) – Brazil

17:25h – Sr. Claudio Guttler – Engineer – Management Board of Business

Development and Holdings – Eletrobras Furnas (Electricity Company)

17:45h – Dr. Zhu Hengyuan, Associate Professor and Vice Chair at Department of

Innovation, Entrepreneurship and Strategy in Tsinghua SEM, Vice-President of Institute for Global Industry, Tsinghua University

17:55h – Group discussion

Tuesday – 30 August

Panel 1: Cooperation – China and Latin America (Climate Change)

(Chair: Fernando Rochinha – Director of Technology and Innovation COPPE/UFRJ –

Brazil)

8:30h – Germán Poveda – Professor – National University of Colombia

8:50h – Prof. Zhou Jian, Associate Professor – Institute of Energy, Environment and

Economy – Tsinghua University

9:10h – Augusto Castro – Director – Institute for the Sciences of Nature, Territory and

Renewable Energies (INTE) – Pontifical Catholic University of Peru (PUCP)

9:30h – Dr. Federico Williams – Professor – Buenos Aires University – Argentina

9:50h – Diana Azevedo – Vice director of Technology Center – Federal university of

Ceara – Brazil

10:10h – Coffe break

10:20h – Arodis Cabellero Nunez – Director – Research Institute of Sugarcane and

derivatives (ICIDCA) – Cuba

10:40h – Tyler Li – Marketing Manager – BYD do Brasil LTDA, China

11:00h – Suzana Kahn Ribeiro – Executive Coordinator of Fundo Verde/UFRJ

11:20h – Henrique Coutinho – Advisory board – ELFSM (Electricity Company) – Brazil

11:40h – Gleyse Peiter – Coordinator of Herbert de Souza Laboratory – COPPE/UFRJ – Brazil

12:00h – Group discussion

12:20h – Visit to MAGLEV COBRA

12:30h – Lunch

14:00h – Visit to COPPE/UFRJ laboratories (LABOCEANO and LAMCE)

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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