Coppe sedia encontro internacional do Projeto Silvanus voltado para tecnologia de combate a incêndios florestais
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 21/11/2024
Pesquisadores da Coppe/UFRJ participam do desenvolvimento do Projeto Silvanus, uma iniciativa inovadora dedicada à criação de uma plataforma integrada, tecnológica e de informação para a gestão de incêndios florestais.
Financiado pela União Europeia, este projeto reúne especialistas de cerca de 50 instituições internacionais, incluindo parceiros da União Europeia, Austrália e Indonésia e tem a Coppe como única representante do continente americano, por meio de seu Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT). A importância do projeto não poderia ser mais relevante, dado o aumento alarmante na frequência e intensidade dos incêndios florestais em diversas regiões do mundo.
As tecnologias produzidas e propostas estão sendo demonstradas em um total de onze encontros para validação, realizados em instituições da Europa, da Austrália, e da Indonésia. O último encontro para a demonstração e validação final da plataforma será sediado pela Coppe, entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2025.
A plataforma desenvolvida é ambientalmente sustentável e utilizará uma grande quantidade de dados provenientes de fontes diversas, como observações meteorológicas, dados de modelos climáticos e sensores instalados em veículos aéreos e robôs terrestres. Estes dispositivos, conectados via comunicação sem fio, permitirão o monitoramento em tempo real de incêndios e a coleta de dados essenciais para uma gestão eficaz.
Os estudos na Coppe são coordenados pelos professores Nelson Ebecken e Rogério Espíndola, que lideram o NTT ligado ao Programa de Engenharia Civil. A equipe está criando uma base digital robusta sobre o manejo do fogo e avaliando métodos de aprendizado de máquina para a análise de incêndios florestais, além de mobilizar parceiros locais e traduzir materiais técnicos para o português. A colaboração internacional e a integração de novas tecnologias destacam a importância crescente da prevenção e do combate a incêndios florestais, que não só afetam a biodiversidade e os ecossistemas, mas também têm impactos significativos na vida das populações locais, muitas vezes em regiões de baixa renda.
Este evento, que ocorrerá no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, será em inglês e aberto ao público, e representará um marco importante na construção de soluções inovadoras que visam reduzir os danos dos incêndios florestais e promover o desenvolvimento sustentável. A iniciativa contribui para capacitar as autoridades na gestão de recursos florestais, promover a segurança das comunidades e gerar novas fontes de renda para populações de áreas impactadas pelos incêndios. Com esse esforço, o projeto Silvanus se posiciona como um passo essencial na luta contra os incêndios florestais e no fortalecimento da resiliência global.
Confira a Programação.
Conheça mais o projeto:
- florestas
- incêndio