Diretor do ONS profere aula inaugural do PPE/Coppe

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 23/05/2013

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, proferiu, dia 20 de maio, a aula inaugural de 2013 do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ. A conferência teve como tema “Operação e segurança do sistema eletroenergético brasileiro: necessidades e oportunidades”. Hermes Chipp apresentou aos alunos do PPE, entre outros pontos, informações sobre o Sistema Interligado Nacional (SIN), as atividades do ONS e a matriz energética brasileira, além de uma série de indicadores com números atualizados relativos à geração e transmissão de energia.

Hermes Chipp anunciou que ainda em 2013 as cidades de Manaus e Macapá serão integradas ao Sistema Interligado Nacional. As linhas de transmissão do SIN cobrem dois terços do território nacional, o que equivale a 5 milhões de Km2, que se estendem do Pará ao Rio Grande do Sul e abrangem 98% do consumo de energia do Brasil.

Segundo o diretor-geral do ONS, o país enfrenta o desafio da ampliação do sistema de transmissão. “Há uma dificuldade crescente para obtenção de licenças para instalação de novas linhas de transmissão de energia”, afirmou. Hermes Chipp mostrou os números da evolução do sistema, que em 2002 contava com 72,5 mil Km de linhas, passou a 98,6 mil Km em 2010 e fechou o ano passado com 106 mil km. Chipp apresentou uma projeção da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), que prevê a operação de 132,4 mil km de linhas em 2019.

Ao falar sobre o nível dos reservatórios das hidrelétricas e a utilização das usinas termelétricas, cuja energia é mais cara, Hermes Chipp citou a preocupação do ONS em acompanhar o volume de precipitações nas bacias do Sistema Interligado Nacional. Passando pelo período seco desde abril, os reservatórios das hidrelétricas continuam abaixo da média de 2011. De acordo com Chipp, o Operador vem investindo nos estudos das condições meteorológicas e de previsão climática.

Ex-aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Hermes Chipp participou, após a conferência, de um debate ao lado do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; do diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe; e do coordenador do Programa de Planejamento Energético, Marcos Freitas. Ao final, respondeu a uma série de perguntas formuladas pelos estudantes.