Diretora da Coppe apresenta BxC e outras iniciativas da Coppe em evento do BRICS
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Engenharia de Produção / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 27/07/2023
A diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participou, na manhã desta quinta-feira, dia 27, da segunda edição do BRICS Dialogue. Organizado pela Durban University of Technology – DUT (África do Sul), o evento foi sediado pela Coppe e realizado no formato online, reunindo gestores de instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores e estudantes, para debaterem sobre desafios, indicadores e conhecimentos relacionados aos cinco países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Em sua apresentação, Suzana mostrou como a Coppe está construindo um ecossistema de inovação e empreendedorismo para a transição energética. A professora destacou tecnologias e soluções em desenvolvimento na instituição e apresentou o Centro de Soluções de Baixo Carbono da Coppe aos membros do Projeto BRICS 2.0.
“A Coppe está desenvolvendo diferentes soluções, novos arranjos e conexões entre seus especialistas das mais diversas áreas das engenharias. Estamos determinados a promover um ambiente que encoraja a inovação e o desenvolvimento tecnológico com o objetivo de conectar múltiplos agentes, inclusive o setor privado, às nossas capacidades tecnológicas para inovação”.
O encontro contou com a mediação da professora da Coppe Andrea Santos e com apresentações do reitor da DUT, Fulufhelo Netswer, do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rodrigo Fracalossi, e do economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rodrigo Ventura.
O evento faz parte do calendário do Projeto BRICS 2.0, do qual fazem parte os professores da Coppe Andrea Santos e Elton Fernandes. Promovido pelo Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (NIHSS) da África do Sul, o Projeto BRICS 2.0 tem como objetivo estimular a cooperação acadêmica, construindo uma comunidade de pesquisadores que possam moldar o futuro dos países do BRICS e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.
Para a professora Andrea, a iniciativa do projeto é importante para o fortalecimento da parceria e cooperação entre os países do BRICS para a construção de um mundo sustentável. “Este projeto nos possibilita diminuir a lacuna da literatura científica sobre os desafios relacionados a esses países, não somente sobre mudanças climáticas, mas também sobre governança, justiça social e multilateralismo”, explica.
Segundo o reitor da DUT, o projeto promove a união dos países do BRICS para a construção conjunta de arranjos de desenvolvimento, de governança em políticas públicas, de compartilhamento de conhecimento para o mútuo benefício e para a construção de capital humano.