Doutora pela Coppe é condecorada pelo Governo da França

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 14/12/2023

A professora Kathia Marçal de Oliveira, doutora pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, acaba de ser condecorada pelo Ministério de Educação da França com o título de Chevalier dans l’Ordre de Palmes académiques (Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas). A condecoração foi em função dos serviços prestados para e educação nacional durante sua trajetória acadêmica na Universidade Polytechnique Hauts-de-France (UPHF), onde é professora desde 2009.

Kathia diz ser uma grande honra receber essa distinção do Ministério de Educação da França, destacando o fato de ser uma brasileira e com toda formação acadêmica no Brasil, em instituições públicas, incluindo, além da Coppe, a graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No Pesc, Kathia concluiu seu doutorado em 1.999, sob orientação dos professores Ana Regina Cavalcanti da Rocha e Guilherme Horta Travassos. O título da tese defendida é “Modelo para Construção de Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados a Dominio”. O professor Guilherme destaca que, mesmo estando na França, Kathia nunca deixou de colaborar com o Brasil, tendo participado de projetos de pesquisas colaborativas e atuado no fortalecimento da colaboração entre a UPHF e universidades brasileiras. Ele cita um acordo de doutorado co-tutela com a Coppe, e a atuação para que a universidade francesa passasse a receber professores do Pesc como visitantes, e estudantes brasileiros para o doutorado.

Kathia seguiu uma carreira acadêmica de excelência e de conquistas, atuando no início na própria Coppe e na Universidade Católica de Brasília, antes de se mudar para a França. Uma das conquistas foi em 2014, quando foi aprovada no exame francês de habilitação para dirigir pesquisas (HDR – Habilitation à Diriger des Recherches). Trata-se da mais alta qualificação que um docente pode ter na França, e se obtém após o doutorado baseado na qualidade da prática profissional.

Professora titular e membro do conselho de administração da UPHF, desde 2019, Kathia já coordenou a equipe de pesquisadores do departamento e computação da universidade. A partir de 2016, passou a aturar como responsável pela relação internacional com a América Latina, e tornou-se membro dos conselhos de pesquisa e acadêmico, com participação até 2019. Entre outras e inúmeras atividades também se destaca a coordenação de um projeto de integração, envolvendo a França e a Bélgica de grande impacto social.

Seguindo a mesma linha de reconhecimento da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Brasil, a Ordem das Palmas Acadêmicas, é a mais antiga condecoração francesa não militar sendo instituída, em 1808, por Napoleão Bonaparte. Desde 1866, essa distinção foi estendida a funcionários não docentes que prestaram serviços excepcionais à educação. As nomeações e promoções são feitas por decreto do primeiro-ministro da França, com base na recomendação do Ministro da Educação. A nomeação de Kathia foi por meio do decreto de 13 de julho de presente ano e a condecoração foi realizada na última segunda-feira, dia 13 de dezembro.