É lançada na Coppe a Rede Temática em Energias Renováveis, Hub.Rio

Planeta COPPE / Energia / Engenharia Civil / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 17/08/2021

Foi lançada, oficialmente, na última sexta-feira, 13 de agosto, em um evento realizado de maneira remota, a Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas associada ao Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio). Coordenada pelo professor da Coppe/UFRJ, Alvaro Coutinho, a Rede reúne instituições de ciência e tecnologia e empresas de base tecnológica com objetivo de produzir soluções tecnológicas inovadoras, envolvendo a transformação digital e técnicas de Inteligência Artificial nas áreas de energias renováveis e mudanças climáticas.

A Rede, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (Faperj), é organizada em cinco grupos de trabalho (GTs) nos temas de Energias Renováveis; Biomassa; Mudanças Climáticas; Transição e Distribuição de Energia, e um grupo transversal (GT0) em Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Computação de Alto Desempenho e Ciência de Dados. Os avanços recentes em inteligência artificial, ciência de dados e computação de alto desempenho têm papel fundamental para melhorar a eficiência computacional e a eficácia dos modelos matemáticos, com foco em energias renováveis e mudanças climáticas. Assim, os pesquisadores buscam equilibrar o aumento da demanda em energia com as restrições impostas pelas emissões de carbono e as mudanças climáticas.

Compõem o Hub.Rio, além da Coppe, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CETIQT), a Marinha do Brasil e o Inmetro; e as empresas Ndvia, Microsoft, Total, Repsol Sinopec, NewRoute, Hewlett Packard, ProOceano, Seahorse, DotBot, MDM Solutions, Tidewise, Promec e OceanPact.

De acordo com o professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, a Rede permitirá consolidar e articular grupos de pesquisa multidisciplinares e multi-institucionais, ajudando a criar novas oportunidades de negócios e empregos qualificados no estado do Rio de Janeiro, além de ampliar e integrar novas soluções de inteligência artificial ao tema de energias renováveis e mudanças climáticas. Também está prevista a concepção de um curso de formação continuada para profissionais de inteligência artificial em aplicações de energias renováveis e mudanças climáticas.

“Este kick-off é um passo importante na consolidação da Rede e do Hub.Rio como polo de tecnologia em Inteligência Artificial e Transformação Digital”, afirmou o professor da Coppe.

• Hub.Rio
  • Rede Temática