Entrevista exclusiva com Andreas Weigend
Planeta COPPE / Notícias
Data: 01/10/1998
Realizada no último mês de setembro, pela primeira vez na América do Sul, a Conferência Internacional sobre Data Mining, nova tecnologia que vem revolucionando as tradicionais formas de investigação e tratamento da informação em todo o mundo. Durante o evento, promovido pela COPPE, estiveram reunidos profissionais e pesquisadores da área, representantes da indústria, do Governo e de instituições financeiras.
O Data Mining é uma ferramenta capaz de lidar com grandes massas de dados de uma forma mais eficiente que a estatística, conseguindo definir padrões para fenômenos complexos que dependem de muitos parâmetros.
No evento foram apresentados os mais recentes trabalhos na área, abrangendo temas como aprendizado por máquinas, bancos de dados, estatística, aquisição de conhecimento, visualização de dados e sistemas baseados em conhecimento. Um dos palestrantes mais assediados foi, Andreas S. Weigend, PhD em física e professor da New York University, que ultimamente tem trabalhado na utilização da inteligência artificial para fazer previsões sobre o mercado financeiro. Weigend vem sendo muito requisitado para dar cursos a executivos de firmas como a Goldman Sachs, J.P. Morgan e Nikko Securities. Confira a seguir a entrevista exclusiva concedida ao PlanetaCOPPE.
O Data Mining poderia prever a crise Russa e a queda nas bolsas?
Possivelmente. No caso da Rússia, se você quer prever o que vai acontecer por lá. Ao em vez de olhar para os números da economia do país, por exemplo, o Data Mining poderia analisar como que as dez famílias mais ricas do país estavam aplicando seu capital nos últimos meses.
Qual é o fator determinante para o sucesso das previsões realizadas com esta tecnologia?
Participei recentemente de uma conferência para a CIA (Central Americana de Inteligência), onde os participantes se perguntavam como poderiam prever uma crise. A questão é como explorar as informações certas. Muitas das vezes é preciso levar em conta informações não convencionais. Muitas das vezes o segredo pode estar justamente na desinformação. No caso da Tailândia, por exemplo, seria possível deduzir que as coisas não estavam indo bem quando certos dados passaram a não ser divulgados. Dados que, historicamente, também foram omitidos por outros países à beira de colapsos econômicos.
Que áreas são mais favoráveis à aplicação do Data Mining?
O Data Mining pode ser aplicado principalmente em finanças, marketing, e comércio eletrônico porque para trabalhar com ele é preciso contar com grandes massas de informação, e essas são áreas ricas em bancos de dados. Nós aprendemos com a informação. Eu não sou economista, mas sei olhar para os dados e construir modelos a partir deles. Sempre que se realiza uma transação, automaticamente é feito um registro do negócio. Isto é o que produz o nosso instrumento de trabalho. Só que nem sempre os dados necessários são acessíveis. Eles podem ser protegidos por leis de privacidade, como o sigilo bancário, ou muito valiosos para a empresa que os coletou divulgá-los.