Estudantes recebem o Prêmio Amaranto Lopes Pereira
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Produção / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 26/08/2013
Um trabalho sobre o prejuízo sofrido pelas empresas aéreas que fazem a ligação Rio-São Paulo devido aos atrasos causados pela falta de slots (espaços ou horários para pouso e decolagem) foi o vencedor do prêmio destinado ao melhor pôster do XI Congresso de Ensino e Pesquisa de Engenharia de Transportes do Rio de Janeiro – XI Rio de Transportes. Este ano, a premiação recebeu o nome de Prêmio Amaranto Lopes Pereira, em homenagem ao professor, falecido no dia 1º de fevereiro passado, que ajudou a implantar o Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ.
Sob o título de “Estudo dos tempos de percurso e seus custos excedentes: uma análise sobre o desempenho das empresas aéreas”, o trabalho foi realizado em conjunto por quatro alunos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo foi formado por Felipe Cortat (aluno de Engenharia de Produção); Camilla Guberman (Engenharia Civil) e Alexssander Diamantino Madeira da Silva (Geografia), na foto, e por Emanuel Dias Fortuna de Moraes (Engenharia de Produção). Os estudantes foram orientados pelo professor Elton Fernandes e co-orientados pela pesquisadora Marcia Estrada Braga, ambos do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ.
O segundo lugar entre os melhores pôsteres ficou com o trabalho “Desenvolvimento de uma metodologia para detecção de acidentes em um túnel urbano congestionado”, de autoria de Marina Baltar, aluna de mestrado do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ. O trabalho foi orientado pelo professor Paulo Cezar Ribeiro (PET/Coppe).
A premiação foi entregue pelo filho do professor Amaranto, João Carlos Pereira, na sessão de encerramento do XI Rio de Transportes.