Funcionários homenageados emocionam a platéia

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 05/12/2008

Aurora Oliveira discursa em nome dos funcionários homenageados

A entrega dos troféus aos funcionários que mais se destacaram ao longo dos 45 anos da Coppe arrancou muitos aplausos da platéia, que se emocionou com o reconhecimento do trabalho daqueles que anonimamente ajudaram a transformar a Coppe no que ela é hoje.

João das Chagas recebe os cumprimentos da professora Angela Uller

João José das Chagas Neto, que chegou à Coppe no mesmo ano em que a instituição nasceu, em 1963, foi o primeiro homenageado. Enquanto o pequeno grupo pioneiro de professores e alunos se organizava no velho campus da Praia Vermelha, o então jovem João José das Chagas Neto percorria a cidade levando correspondências e resolvendo problemas burocráticos. Aposentado e prestes a completar 81 anos, ele recebeu seu troféu da professora Angela Uller.

– Não poderia ter recebido nada melhor do que essa homenagem. Além de ter sido homenageado numa festa maravilhosa, tive a satisfação de rever os meus amigos, funcionários e professores. Foi algo realmente fora de série!, disse João José.

Em seguida, foi a vez de Herberto Campos receber o seu merecido troféu das mãos de Segen Estefen, Diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Herberto começou no antigo setor de importação, até ser transferido para a Coppetec, onde trabalha atualmente. Popular entre os colegas, ele foi ovacionado pela platéia ao subir ao palco.

Segen Estefen fez a entrega do troféu a Herberto Campos

– Fiquei emocionado, eu não esperava por uma recepção tão bonita, cheguei a me assustar. Foi uma noite perfeita, tomara que eu esteja aqui para comemorar os 50 anos da Coppe, disse Herberto, que se orgulha de ter acompanhado o crescimento da instituição desde a época em que havia apenas três telefones para toda a administração central.

Sônia Maria de Moura Farias de Lima, primeira funcionária concursada da Coppe, foi a homenageada seguinte. Secretariava o professor Coimbra, cuidava da contabilidade, datilografava apostilas e projetos para os professores e ainda fazia o cafezinho da tarde.

Sônia Moura se emociona ao receber o troféu do ex-diretor da COPPE, Paulo Alcântara

Aposentada desde 1992, ela evita voltar ao antigo local de trabalho para evitar as recordações a emocionam. Sônia chorou ao receber o seu troféu das mãos de Paulo Alcântara Gomes. Ao comentar a homenagem, ela lembrou o quanto representou recebê-la ao lado de sua filha, que quase nasceu nos corredores da Coppe, e sua neta:

– Sempre gostei de trabalhar “atrás das câmeras”, nunca gostei muito de aparecer, então foi tudo emocionante demais para mim. Não só por ter sido lembrada, mas por ver aonde a Coppe chegou. O professor Coimbra me perguntou se eu esperava que a Coppe chegasse tão longe, e eu disse a ele que sim. Afinal, ele lançou uma semente e a Coppe se fez porque teve ótimos jardineiros.

Funcionário do Setor de Transportes há 39 anos, Edenir da Silva Xavier foi o segundo motorista a entrar na Coppe. Foi admitido seis anos depois do irmão, Éden, hoje aposentado. Edenir recebeu o seu troféu das mãos do atual diretor da Coppe, Luiz pinguelli Rosa.

Edenir Xavier recebe o troféu das mãos do diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa

– Tenho muito orgulho e estou muito satisfeito por essa diretoria ter se lembrado de homenagear os funcionários. Estou muito feliz por todos e pelo professor Coimbra, de quem tive o prazer de ser motorista. Naquele tempo, a Coppe tinha apenas um carro, lembrou Edenir.

O funcionário homenageado a seguir foi o carioca Álvaro Augusto Delle Vianna, que tinha 21 anos de idade quando entrou na Coppe, em 1971. Chegou como auxiliar do Laboratório de Mecânica dos Solos, atual Laboratório de Geotecnia, que ajudou a montar e onde hoje é o responsável técnico pelo setor de pavimentos.

Professor Guilherme Travassos comemora a homenagem prestada a Álvaro Vianna

– Estou muito orgulhoso de ter sido lembrado, é a primeira vez que participo de um evento desses, em que um funcionário é homenageado. Estou há 37 anos na Coppe, no mesmo laboratório, e tenho muito orgulho do meu trabalho. Continuo gostando do que eu faço. Não trabalho para ser remunerado, sou remunerado porque trabalho e isso é diferente. É isso que me mantém na Coppe, já podendo estar aposentado. Minha vida é a Coppe, disse Álvaro, que recebeu seu troféu de Guilherme Horta Travassos, diretor de Planejamento e Administração da Coppe.

O diretor acadêmico Edson Watanabe ao lado do homenageado Eduardo Conceição

O homenageado seguinte foi o catarinense Eduardo Luiz da Conceição, que no final dos anos 60 prestava serviços ao Programa de Engenharia de Produção fazendo esboços de plantas de instalações industriais. Quando um professor viu seu trabalho, perguntou se ele seria capaz de desenhar outras coisas. A partir dali, Eduardo passou a desenhar para diversos professores, até ser formalmente admitido na instituição, em 1970. Foi o professor Edson Watanabe, diretor acadêmico da Coppe, quem lhe prestou a homenagem.

– Foi maravilhoso ter sido lembrado, fiquei muito feliz. Em geral as pessoas só são lembradas depois que se foram, e é ótimo quando elas são lembradas em vida. Foi uma festa linda, alegre e até a chuva que ameaçava cair acabou indo embora, lembrou Eduardo.

O ex-diretor da COPPE, Luiz Bevilacqua, entregou o troféu a Jacintho Teixeira

Jacintho da Silva Teixeira, um dos mais antigos e queridos técnicos da COPPE, também recebeu sua homenagem das mãos do ex-diretor Luiz Bevilacqua. Ele tinha 18 anos quando ingressou na instituição, em 1971, e fez uma longa carreira como técnico do Laboratório Fotográfico do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. No final dos anos 90, transferiu-se para o Laboratório de Tecnologia Mineral. – Não tenho palavras para expressar o que senti, fiquei muito orgulhoso e feliz de reencontrar os amigos, os professores, a família Coppe. Estou muito satisfeito, agradecido e desejo que a Coppe continue no seu espetáculo do crescimento, disse Jacintho. Laerte da Silva Xavier, que ingressou no setor de transportes em 1971, aos 23 anos, para ser o motorista do professor Coimbra, é conhecido pela capacidade de transformar em divertidas histórias os acontecimentos do cotidiano da Coppe. Hoje, ele é chefe do setor de transportes da instituição.

Laerte Xavier é saudado pelo fundador da COPPE, Alberto Luiz Coimbra

– Foi uma emoção muito grande receber esse troféu. Valeu o sacrifício, valeu o trabalho, o espírito de luta, valeu embarcar num sonho, lutar por um país melhor, com mais tecnologia. A Coppe trabalha para o bem-estar dos brasileiros, disse Laerte, que recebeu seu troféu do fundador da Coppe Alberto Luiz Galvão Coimbra.

Portuguesa de nascimento, carioca desde a infância, Aurora Maria das Neves Oliveira entrou na Coppe há 34 anos, para trabalhar na Coppetec, da qual hoje é gerente financeira. Formada em Economia, Aurora gosta de lembrar do tempo em que a documentação dos projetos de cooperação era preenchida a mão em fichas de papel e guardada em caixas de madeira. Após receber seu troféu de Fernando Peregrino, superintendente da Fundação Coppetec, ela foi escolhida para agradecer a homenagem em nome de seus colegas, e finalizou sua fala com um texto de Fernando Pessoa:

– O valor das coisas não está no tempo que duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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