Humor e poesia marcam entrega do Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2014

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Data: 01/12/2014

Os professores premiados Argimiro R. Secchi; Marcelo Savi e André Lucena

A Coppe/UFRJ celebrou nesta quinta-feira, 27/11, a cerimônia de entrega do Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2014. A premiação, criada em 1998, é um reconhecimento ao trabalho de docentes que se destacam pela produção acadêmica e formação de recursos humanos.

Nesta edição, foram premiados os professores André Lucena, do Programa de Planejamento Energético (PPE); Argimiro R. Secchi, do Programa de Engenharia Química (PEQ); e Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM).

O bom humor, que seria a tônica da cerimônia, se fez presente logo no discurso de abertura, proferido pelo vice-diretor da Coppe, Edson Watanabe. Após sugerir à plateia que confira os perfis dos premiados no Planeta Coppe Notícias, no site da Coppe, Watanabe fez divertidos comentários sobre eles, começando pelo André Lucena, o professor mais jovem.

O público lotou o auditório para a solenidade

“Uma frase me deixou preocupado: ‘Estou sem tempo para praticar alpinismo e jogar capoeira’.É importante praticar esportes. Acho alpinismo um pouco perigoso, capoeira é mais seguro. Você é jovem e espero que tenha tempo para praticar seus exercícios”, brincou o vice-diretor, sem esquecer-se de implicar com os demais laureados: “Argimiro tem um defeito, é colorado. Savi tem um pior ainda, é botafoguense”, disse, provocando risos de todos os presentes. Exceto, claro, de torcedores do Internacional e do Botafogo.

O diretor de Assuntos Acadêmicos, Fernando Rochinha, explicou que premiações dessa natureza fazem parte do rito acadêmico, da busca pela excelência. “Eles (os premiados) têm contribuído muito, não apenas com a produção acadêmica, mas na orientação e motivação de estudantes, e também na gestão acadêmica”, reconheceu.

 Jovem protagonismo

O premiado André Lucena e seu padrinho, professor Alexandre Szklo

Alexandre Szklo, professor do PPE e padrinho de Lucena, destacou que a conquista do Prêmio Giulio Massarani orgulha a família e envaidece os amigos do agraciado, o qual cumpre todos os requisitos de rigor científico e comprometimento que norteiam a instituição.

“Há uma frase que o Andre sempre diz: ‘vamos com tudo!’”, revelou Szklo. De acordo com seu ex-orientador,Lucena segue a própria recomendação à risca: tornou-se internacionalmente reconhecido com sua tese de doutorado e estabeleceu parcerias internacionais, sempre assumindo protagonismo nas mesmas. Recentemente, foi relator do 5º Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). “André é modesto, e espero que não perca essa qualidade em suas navegações pelas fronteiras do conhecimento. Que a Coppe se construa, André, com docentes que nem você”, enalteceu o padrinho.

Lucena se mostrou feliz e ao mesmo tempo surpreso por ter recebido esse prêmio ainda tão jovem. Destacou ainda que a carreira docente o premia todos os dias. “Ver os alunos interessados, pedindo orientação, querendo saber mais, ver a sociedade se movendo em direção a um mundo menos carbono intensivo, mais sustentável. Isso é gratificante. São os alunos que colocam os professores para frente e não o contrário”, afirmou o professor, que dedicou o prêmio ao seu tio Carlos José Pereira de Lucena, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica (PUC), presente à cerimônia.

Filosofia oriental

Marcelo Savi e Arthur Braga Professores Arthur Braga e Marcelo Savi, com o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico, recebido por Savi

Os discursos de Lucena e Szko fizeram com que Marcelo Savi se lembrasse de seus sonhos. “Tanto os descartados, quanto os que realizei. E o que vivo hoje eu sequer sonhei”. O professor fez questão de dividir os louros da honraria recebida com seus alunos, colegas e coautores, enfatizando que o conhecimento acadêmico é uma construção coletiva. “Como ensina a filosofia oriental, em cada situação há a semente do seu oposto. Cada triunfo é efêmero, é por isso que irei comemorar muito e depois retomar o trabalho, como sempre”, ressaltou. Na avaliação de Arthur Braga, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-RJ, seu “afilhado” Savi fez por merecer a premiação, que reflete a liderança que ele tem em sua área de pesquisa, e que espelha também a qualidade dos alunos que orienta.

Interessado, desde jovem, no funcionamento de carros e motos, Marcelo Savi concluiu, aos 22 anos, o curso de Engenharia Mecânica na Universidade Santa Úrsula, em 1987. Dois anos depois, terminou o mestrado no Instituto Militar de Engenharia (IME) e, em 1994, concluiu o doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ambos em Engenharia Mecânica.

Convicto de sua opção pela carreira acadêmica, Marcelo não hesitou em deixar o Rio de Janeiro, em 1994, após concluir o doutorado. Ao lado da esposa Raquel, com quem havia casado um ano antes, mudou-se para a capital do país, onde lecionou por três anos na Universidade de Brasília (UnB). De volta ao Rio, em 1997, foi professor no IME nos seis anos seguintes. Em 2002, Marcelo ingressou no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe.

“Overdose” de vida acadêmica

Argimiro R. Secchi exibe o prêmio, ao lado do professor Evaristo Biscaia

Dizendo não desfrutar da mesma oratória dos demais, o professor Evaristo Biscaia, do PEQ, apresentou seu afilhado, Argimiro Secchi, como se estivesse ministrando uma aula. A apresentação serviu como uma breve biografia e contou com fotos infância de Argimiro, gráficos, informações acadêmicas, tudo devidamente intercalado com observações bem humoradas de Biscaia. “Ele nasceu na cidadezinha de Getúlio Vargas, foi criado em Passo Fundo, e já tinha a mesma cara de hoje”, diverte-se o padrinho.

Argimiro mostrou-se orgulhoso por receber um prêmio que leva o nome do eminente professor Giulio Massarani, “que deixou uma lacuna com sua morte”, e agradeceu a Biscaia pela contribuição dada por este à Engenharia Nacional. O professor se disse grato, também, à família, pela paciência com a sua “overdose de vida acadêmica”, e ao Programa de Engenharia Química, por recebê-lo de braços abertos, após uma passagem de 16 anos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A passagem de Argimiro pelos Estados Unidos foi destacada por Biscaia. Sobretudo, as pesquisas que resultaram no Diferential Algebric Wareform Relaxation Solver (DAWRS), qualificado por Biscaia como um trabalho revolucionário. Biscaia finalizou sua apresentação comparando Argimiro com Mário Quintana, em sua modéstia e timidez, que escondem, tanto no poeta quanto no acadêmico, a eterna insatisfação com a própria obra e o perene desejo de aprimorá-la.

Confira a trajetória pessoal e acadêmica dos premiados na seção perfil do Planeta Coppe

Perfil do professor André Lucena
Perfil do professor Marcelo Savi
Perfil do professor Argimiro R. Secchi

  • Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2014

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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