Incubadora de Cooperativas transfere tecnologia para geração de emprego e renda em outros estados do país

Planeta COPPE / Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares / Notícias

Data: 10/10/2007

Há mais de dez anos ajudando a formar cooperativas no estado do Rio de Janeiro, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da COPPE está transferindo know-how e tecnologia para geração de trabalho e renda em outras regiões do Brasil. Esse trabalho pioneiro, que já gerou milhares de postos de trabalho e ajudou a formar 38 cooperativas no Rio de Janeiro, tornou-se referência, expandindo a atuação da Incubadora da COPPE para outros estados do país. Hoje, a ITCP responde pela implantação de projetos de capacitação de cooperativas para o incremento da atividade turística em paraísos ecológicos, como a Serra da Capivara e os Lençóis Maranhenses. Iniciado em março deste ano, o projeto já possui 554 cooperativados e beneficia, indiretamente, cerca de 2.500 pessoas.

Selecionada pelo Ministério do Turismo, a ITCP está assessorando moradores da região dos Lençóis Maranhenses (MA) e da Serra da Capivara (PI) na criação de cooperativas voltadas para o turismo. A proposta é implantar incubadoras em áreas que abrigam Parques Nacionais e tenham intensa atividade turística, integrando a população local, de forma que esta possa se beneficiar do crescimento do turismo na região. A equipe da COPPE ficará responsável por capacitar a população para exercer atividades que possam explorar o potencial turístico das regiões, como formar guias, organizar cooperativas de taxistas e de artesanato, entre outras.

Lençóis Maranhenses

Segundo o coordenador de Projetos da Incubadora de Cooperativas da COPPE, João Guerreiro, o objetivo é estimular o turismo sustentável. “Além de capacitar as pessoas para as atividades, realizamos um trabalho educacional no sentido de evitar o chamado turismo gafanhoto, cuja intensidade e a exploração equivocada da atividade turística levam a saturação e degradação rápida do local, resultando no deslocamento de turistas para outras regiões. É preciso que a população esteja atenta para evitar este processo”, ressalta o coordenador.

Com 155 mil hectares de dunas e lagoas paradisíacas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reúne cinco cooperativas e seis grupos em fase de legalização, em atividades como bebidas, alimentos, transporte (táxi, barcos e toyotas), artesanato, condutores do parque, serviços turísticos e hospedarias solidárias. Já o Parque Nacional Serra da Capivara, que abriga o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil, possui seis grupos, desenvolvendo trabalhos de artesanato (biojóias), beneficiamento de frutas e de material de limpeza.

Pintura rupestre da Serra da Capivara

A transferência de know – how para outros estados só é possível graças ao Sistema Integrado de Gestão que foi concebido pela equipe da ITCP. Com base em dados e experiência adquiridos ao longo dos anos, a equipe da Incubadora desenvolveu indicadores de desempenho que ajudam no acompanhamento e assessoria técnica dos cooperados, dinamizando o trabalho e diminuindo custos de deslocamento. Segundo Guerreiro, essa ferramenta tem sido de extrema importância à medida que as atividades da ITCP vêm se ampliando. “A Serra da Capivara, por exemplo, fica a 10 horas de distância da capital Teresina. Como no local não há advogados, se precisamos resolver alguma questão de ordem jurídica acionamos o sistema e auxiliamos nos procedimentos necessários. Isso nos permite solucionar os problemas com rapidez e segurança, além de propiciar grande economia, evitando gastos com passagens aéreas e hospedagem”, explica.

O trabalho de capacitação das incubadoras realizado pela COPPE será concluído em janeiro de 2008. Até o final do ano a ITCP finalizará um levantamento de indicadores de impacto do setor na economia das duas regiões.

Cooperativas conquistam espaço no mercado

Cooperativa faz coleta seletiva de recicláveis

A Incubadora da COPPE, que atualmente possui 14 cooperativas incubadas, comemorou recentemente a conquista de duas de suas cooperativas: a seleção da COOSTURART pelo Programa Petrobras Fome Zero e o acordo firmado pela COOTRABOM com a empresa Cogumelo, do setor de óleo e gás.

Especializada em confecção e costura artesanal, a cooperativa COOSTURART vai receber do Programa da Petrobras uma verba no valor de R$ 100 mil Reais. Segundo Claudia Pereira de Siqueira, 39 anos, uma das fundadoras da cooperativa, este dinheiro será aplicado na compra de equipamentos e na reforma da estrutura física da cooperativa, que fica no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Inaugurada há quatro anos, a COOSTURART tem um trabalho diferenciado e seus produtos costumam fazer sucesso nos ateliês e bazares moderninhos da cidade. A cooperativa possui cerca de seis clientes fixos, entre eles as lojas Parceria Carioca, no Rio, e Brazu, em São Paulo.

Claudia Pereira, uma das fundadoras da Coosturart

Segundo Claudia Pereira, as melhorias que serão feitas com a verba da Petrobras vão influir diretamente na qualidade da produção. Nascida em Santa Cruz e mãe de dois filhos, Alexandre, de 14 anos, e Vítor, de sete, a artesã afirma ter saído da “linha de exclusão” desde que ingressou na cooperativa. Com o Segundo Grau incompleto, Claudia ministrava aulas de artesanato em abrigos e escolas, mas não tinha um trabalho formal. “Vivia sem horizonte. Hoje, tenho perspectiva de trabalho. Vencemos barreiras todos os dias, mas aprendemos com os desafios”, afirma a artesã que nestes quatro anos de cooperativa revelou talentos que ela até então desconhecia. Sua capacidade de liderança e praticidade a aproximou da área administrativa. No momento, está cursando o Aproar, um curso de planejamento estratégico de empresas, oferecido pelo Sebrae, o qual lhe garante uma bolsa mensal. Embora ainda não tenha conseguido ganhar o suficiente para ter o padrão de vida desejado, Claudia se diz animada com as perspectivas e fala dos planos para o futuro. “Pretendo voltar a estudar e fazer faculdade na área de moda. Mas quero atuar na parte administrativa do ramo”, afirma a artesã que, como toda boa empreendedora, não vai dispensar o prazer de superar desafios e colocar a prova sua recém – descoberta aptidão para administrar negócios.

O contrato selado com a empresa Cogumelo também foi comemorado pelos integrantes da Cooperativa dos Trabalhadores de Bonsucesso (COOTRABOM), especializada em coleta seletiva de recicláveis e prestação de serviços. A cooperativa fornecerá à empresa 20 toneladas de plástico de baixa densidade. Composta por 30 cooperados, a COOTRABOM realiza coleta seletiva no complexo da Maré e recentemente abriu dois novos núcleos de costura e artesanato, a partir de material reaproveitado.

Domingas Rodrigues sente-se acolhida pela ITCP

Novata em termos de cooperativismo, mas veterana na arte da sobrevivência, Domingas Beatriz Jesus Rodrigues, 55 anos, ingressou no início deste ano na Cooperativa dos Trabalhadores de Bonsucesso (COOTRABOM). Natural do Maranhão, a artesã tem um casal de filhos: Renata Gisele, 33 anos, e Clayton Henrique Rodrigues, 19. Antes de ingressar na cooperativa trabalhou numa ONG, onde apoiava mulheres grávidas e coordenava um grupo de senhoras e adolescentes, denominado Núcleo de Família na Comunidade. Foi a partir deste trabalho com idosos que começou a fazer artesanato. O projeto com a ONG terminou, mas a idéia foi mantida. Domingas ingressou na COOTRABOM em janeiro deste ano e, segundo ela, desde então seu trabalho vem ganhando visibilidade. “Já fui até entrevistada”, ressalta a artesã que diz sentir-se muito acolhida na ITCP. “Aqui dividimos tudo, problemas e vitórias. Sinto que não estou sozinha”, afirma.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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