Inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica e Engenharia Nuclear da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia Nuclear / Notícias

Data: 10/01/2024

As inscrições para os cursos de Mestrado e de Doutorado acadêmicos dos Programas de Engenharia Nuclear (PEN) e de Engenharia Biomédica (PEB) da Coppe/UFRJ estão abertas até os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, respectivamente. Na avaliação mais recente da Capes, ambos os programas obtiveram o conceito 6, que é um dos mais altos concedidos a cursos com ótimo desempenho.

O Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, ao longo dos seus quase 56 anos, tornou-se um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, sendo uma referência nacional para o setor nuclear. Suas linhas de pesquisa se concentram nas seguintes áreas: Física Nuclear Aplicada, Física de Reatores, Engenharia de Reatores, Análise de Segurança, e Engenharia de Fatores Humanos. O PEN tem forte interação com empresas públicas e privadas, em várias áreas: da geração de energia elétrica, passando transição energética, a aplicações na área da saúde e de alimentos.

Criado em 1971, o Programa de Engenharia Biomédica da Coppe foi o pioneiro da sua área no Brasil, e oferece cursos para alunos provenientes das ciências exatas e da saúde. Com amplo campo de atuação, capacita seus alunos para exercer atividades em diversos setores, como empresas de serviços e hospitais, além das áreas correlatas, como esporte, informática, manutenção de sistemas e instrumentais complexos, dentre outras. As linhas de pesquisa do programa se concentram nas áreas de Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Análise do Movimento e Fisiologia do Exercício, Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde, Instrumentação Biomédica, e Ultrassom em Medicina.

O edital do processo seletivo para 2024 e o link para inscrição estão disponíveis nos sites do PEN (clique aqui) e do PEB (clique aqui).

• biomedica
  • Doutorado