Jacques de Medina e Willy Lacerda são homenageados com simpósio e livros

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 17/03/2016

Medina, à direita, e Willy deram depoimentos no lançamento dos livros

Uma agradável volta no tempo conduzida por lembranças profissionais e de vida cheias de emoção. Esse foi o clima de abertura do simpósio em homenagem aos professores Jacques de Medina e Willy Lacerda, promovido pela Coppe/UFRJ e iniciado hoje, 17 de março. No primeiro dia da programação, realizada no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária, foram lançados os livros-homenagens sobre os dois mestres da Geotecnia do Brasil e promovidas sessões técnicas.

A iniciativa da área de Geotecnia da Coppe de reverenciar os nomes e as trajetórias dos professores Medina e Lacerda foi prestigiada por cerca de 200 pessoas, entre professores, técnicos, ex-alunos, dirigentes e representantes de diferentes órgãos e instituições da área de Engenharia e Geotecnia.

Os convidados para a sessão de abertura do simpósio destacavam, em seus pronunciamentos, não apenas a importância das contribuições técnicas de Jacques de Medina e Willy Lacerda para a Engenharia Geotécnica, mas a generosidade e o carinho com os quais os homenageados tratavam alunos, técnicos e demais professores.

De pé, a plateia aplaudiu o pronunciamento dos homenageados

Em seu depoimento, o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, fez uma analogia entre o papel de um pai e o de um professor, lembrando que os dois tiveram uma grande importância na formação de alunos, pesquisadores, engenheiros e novos professores. “Temos que agradecer muito as contribuições dos professores Medina e Willy. Antes deles não existia Geotecnia no Brasil. As coisas aconteciam, simplesmente, sem ciência. A partir deles é que foram montados laboratórios e começaram os estudos de como a Engenharia Geotécnica deveria ser desenvolvida. Então, na verdade, essa área de Geotecnia nasceu com eles”, explicou.

“Jacques de Medina e Willy Lacerda foram dois pioneiros de uma ciência nova. A Geotecnia começou na década de 1930 e ganhou um grande impulso com o trabalho desenvolvido por esses dois mestres”, lembrou o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino Filho.

Willy Lacerda coordenou a implantação da área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe, em 1967. No ano seguinte, seguiu com a família para a Califórnia, para fazer mestrado e doutorado na Universidade de Berkeley. Na ocasião, Lacerda foi substituído por Jacques de Medina, que chegara à academia com a experiência acumulada no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), onde iniciou carreira, em 1948, e montou laboratórios de referência. Medina já havia cursado mestrado na Universidade de Purdue, em Indiana (EUA), em 1951. Em 1972, com o retorno de Willy, os dois trabalharam juntos.

Dirigentes de entidades do setor prestigiaram abertura do simpósio

Além do diretor da Coppe e do presidente do Clube de Engenharia, participaram da mesa de abertura do simpósio, o coordenador do PEC/Coppe, professor Otto Rotunno Filho; o professor do PEC/Coppe e membro da Comissão Organizadora do Simpósio, Maurício Erhlich; o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), Angelo Monteiro Pinto; a diretora da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), Luciana Nogueira Dantas; o diretor da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Francis Bogossian; e os representantes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), professor Rogério Feijó; e da Fundação GEORIO, Hélio Brito.

Também prestigiaram a sessão inaugural, entre outros, o diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa; o engenheiro Felipe Gobbi, representante da empresa da área de Geotecnia, Geobrugg; e o engenheiro Antônio Jorge Dellé Vianna, que foi o primeiro técnico a atuar no Laboratório de Geotecnia da Coppe. Vianna veio de Portugal, onde mora, especialmente para participar do evento.

Emoção: Medina lembrou da importância da esposa para sua carreira

O momento de maior emoção do primeiro dia do Simpósio, no entanto, ainda estava por vir. Foi a sessão de lançamento dos livros em homenagem aos professores Medina e Willy, mediada pela professora do PEC, Laura Motta, ex-aluna dos dois. Colegas de Coppe e ex-alunos se revezaram no microfone para contar histórias marcantes e lembrar a influência dos mestres em suas carreiras.

Muitas dessas histórias e dos projetos marcantes realizados na Coppe a partir do fim dos anos 1960 estão contados nos livros “Jacques de Medina – Visionário humanista” e “Willy Lacerda – Doutor no saber e na arte de viver”, editados em comemoração aos dois professores. Reunindo textos e artigos dos homenageados, de professores da Coppe e de profissionais de outras instituições, os livros, ambos com 360 páginas, trazem também uma série de artigos técnicos de autores convidados.

Com uma tiragem de 300 exemplares cada um, os livros não serão vendidos. Foram entregues aos participantes do simpósio e à Geobrugg, empresa que patrocinou a impressão das obras. Segundo a professora Laura Motta, como não foi possível incluir todos os artigos recebidos na versão em papel, será disponibilizada, em breve, uma versão digital com todos os trabalhos no site do Programa de Engenharia Civil da Coppe (http://www.coc.ufrj.br/), onde será possível consultar todo o conteúdo.

Depoimentos cercados de emoção

A sessão de lançamento foi marcada também pelas mensagens dos professores homenageados. Em seu depoimento, Jacques de Medina emocionou a todos ao lembrar da esposa, Lia Machado Velloso, falecida em novembro de 2015, com quem foi casado por 46 anos. Segundo ele, Lia foi fundamental no processo de educação dos filhos e para que ele pudesse se dedicar à carreira e à Coppe. Conhecido por seu jeito generoso no trato com os colegas e alunos, Jacques de Medina, que completará 92 anos dia 30 de março, resumiu em uma única frase sua maneira de ser: “A universidade não se constrói apenas com cérebros, mas também com o coração”.

Willy Lacerda fez uma breve retrospectiva da carreira na abertura do simpósio

Em outro depoimento carregado de emoção e bom humor, Willy Lacerda fez questão de agradecer a homenagem recebida a todos os presentes, aos colegas e ex-alunos, e, em especial, à esposa, Maria Luiza, e à família. Na véspera de completar 80 anos, Willy lembrou do início da carreira e da chegada à Coppe. Colecionador de histórias engraçadas, Lacerda recordou do último ano de doutorado em Berkeley, no início da década de 1970. Na ocasião, após a família retornar ao Brasil, o professor ainda permaneceu dez meses na universidade da Califórnia, período em que morou literalmente dentro do laboratório. Depois de dormir quatro noites em um colchonete dentro do laboratório, enquanto acompanhava um ensaio, Willy, satisfeito com o conforto do local, conseguiu dar um jeito para continuar a dormir por lá. “Montei um outro ensaio para ficar lá dentro durante os 10 últimos meses”, revelou.

Medina e Willy agradeceram também aos professores Alberto Luiz Coimbra, fundador e diretor da Coppe até 1973, e Luiz Bevilacqua, primeiro coordenador do Programa de Engenharia Civil da instituição. Infelizmente, nenhum dos dois pode estar presente ao Simpósio.

O evento, que termina no dia 18 de março, contará, também, com uma visita ao Laboratório de Geotecnia, e sessões técnicas, nas quais serão apresentados casos práticos de instrumentação e contenção de encostas; estabilização de solos; misturas asfálticas e pavimentação.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

Isso vai fechar em 0 segundos

Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

Isso vai fechar em 0 segundos