Laboratório da Coppe e Uerj promovem workshop sobre projetos em parceria no Cern

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 08/06/2022

O Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) da Coppe/UFRJ e a Uerj realizam nesta quinta-feira, 9 de junho, um workshop sobre os projetos conjuntos desenvolvidos pelo Cluster Atlas/Brasil, em parceria com a Universidade de Berna (Suíça) e a Universidade de Sorbonne (França), no Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – o mais importante laboratório de física de partículas do mundo). O workshop será realizado no auditório 11, no primeiro andar do Bloco F, da Uerj, campus Maracanã, das 8h30 às 17h.

O workshop ocorre no momento em que o Atlas, um dos principais experimentos de detecção de partículas subatômicas do Cern. prepara a terceira etapa de aquisição de dados de colisão (Run 3), que busca detectar eventos ainda mais raros no LHC e possíveis desvios em relação ao Modelo Padrão, evidenciando uma nova física subatômica. Coordenado pelo professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, José Manoel de Seixas, o Cluster Atlas/Brasil é formado por pesquisadores da UFRJ, Uerj, UFJF, UFRN e UFBA. As duas últimas ainda não são membros oficiais.

No workshop “Filtragem online no experimento Atlas”, serão discutidos temas envolvendo os filtros online de elétrons, fótons e múons e a monitoração e qualidade de dados, como o Neuralringer, desenvolvido por pesquisadores da Coppe e adotado como referência no Atlas.  Estão previstas 14 apresentações de alunos da UFRJ, a maioria alunos do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, além de alunos de graduação da Escola Politécnica e do Instituto de Física, sobre projetos que contam com financiamento conjunto do Brasil (CNPq, Capes, Fapemig), França (Cofecub) e Suíça (SNSF).  O workshop aproveita para celebrar a oficialização da Uerj como instituição participante do Atlas.

• Cern
  • workshop