Laboratório da Coppe promove debate sobre o hidrogênio na matriz energética

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 12/09/2017

“A entrada do hidrogênio na matriz energética do Brasil e do mundo” é o tema que será abordado, na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, pelos palestrantes Dr. Tim Karlsson, diretor-executivo da International Patnership for Hydrogen and Fuel Cells in the Economy (IPHE); e o professor Maurício Tolmasquim, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ. Promovido pelo Laboratório de Hidrogênio (LabH2) da Coppe, o evento terá início, às 10 horas, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ, na Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Após as palestras será realizada uma mesa redonda sobre o tema, mediada pelo professor da Coppe, Paulo Emílio Valadão de Miranda, coordenador do LabH2. O evento é aberto ao público.

Paulo Emílio destaca que o hidrogênio não é uma fonte primária de energia e para ser produzido por meio da eletrólise da água requer o uso de energia elétrica. Isso abre a possibilidade vantajosa de sinergia com outras fontes renováveis como solar, eólica, oceânica, biomassa e com a própria hidroelétrica. O hidrogênio pode ser usado como armazenador de energia e gerar energia elétrica com pilhas a combustível para compensar a intermitência das renováveis. 

  • hidrogênio
  • matriz energética