Candidatos à diretoria da Coppe apresentam suas propostas

As chapas inscritas na pesquisa para a nova diretoria da Coppe/UFRJ apresentaram suas propostas nesta terça-feira, 23 de maio, no auditório da instituição. Pela manhã, a apresentação foi feita pela Chapa 1, composta pela professora Suzana Kahn, candidata à diretora, e o professor Marcello Campos, a vice-diretor; pela tarde, a Chapa 2, composta pelo professor Theodoro Antoun Netto, candidato a diretor, e o professor Marcelo Savi, a vice-diretor.

A consulta à comunidade da Coppe para a diretoria do quadriênio 2023-2027 será feita nos dias 5 e 6 de junho, de forma remota, usando o sistema Hélio. No dia 29 de maio (segunda-feira), haverá o segundo debate entre as chapas – o primeiro foi realizado em 19 de maio.

As apresentações das chapas foram transmitidas pelo canal da Coppe no YouTube e os vídeos permanecem disponíveis. Confira aqui a apresentação da Chapa 1 e aqui a apresentação da Chapa 2.

Confira os currículos dos candidatos, na Plataforma Lattes.

Chapa 1 – Agrega Coppe

https://instagram.com/agregacoppe

Professora Suzana Kahn (para diretora)
Professor Marcello Campos (para vice-diretor)

Chapa 2 – Conectar

https://instagram.com/conectarchapa2

Professor Theodoro Antoun Netto (para diretor)
Professor Marcelo Savi (para vice-diretor)

Professor da Coppe recebe Prêmio Inventor Petrobras 2023

O professor Theodoro Antoun Netto, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, receberá nesta quarta-feira, 24 de maio, o Prêmio Inventor Petrobras 2023. A premiação contempla tecnologias patenteadas em parceria com a Petrobras, e o professor será agraciado pelo “Localizador acústico dinâmico de derivações de duto”, uma tecnologia desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS), em parceria com o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) e a Transpetro.

De acordo com o professor da Coppe, a tecnologia foi desenvolvida para detectar a trepanação clandestina de combustível, ou seja, o roubo de combustíveis como etanol, gasolina e diesel, conduzidos por longas distâncias por meio de dutos. “Ele se trata de um pipeline inspection gauge (pig), um corpo cilíndrico com instrumentação por dentro, sistema de aquisição de sinal e emissor acústico externo a ele. O corpo é impulsionado pelo fluido ao longo do duto e vai emitindo um som, próximo à frequência dos golfinhos. Quando a frequência passa por determinada derivação, ela emite uma ressonância, sendo ampliada ou atenuada, onde há o roubo de combustível, a assinatura do sinal é alterada. Mesmo quando não é no momento do roubo, essa assinatura é detectada. Hidrofones fazem a escuta e o medidor de distância, odômetro, mostra o ponto onde ocorre o roubo de combustível”, explica Theodoro.

A solenidade de entrega do Prêmio Inventor Petrobras 2023 será realizada no Cenpes, na av. Horácio Macedo, 950, Cidade Universitária, com início às 8h.

Candidatos à diretoria da Coppe se apresentam nesta terça, 23/5

Os candidatos a diretor e vice-diretor da Coppe/UFRJ apresentarão suas propostas à comunidade nesta terça-feira, 23 de maio. A Chapa 1, composta pela professora Suzana Kahn e pelo professor Marcello Campos, se apresentará às 11h, e a Chapa 2, composta pelos professores Theodoro Antoun Netto e Marcelo Savi, se apresentará às 14h. Ambos os eventos serão realizados no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, e serão transmitidos pelo canal da instituição no YouTube.

A consulta à comunidade da Coppe será feita nos dias 5 e 6 de junho, de forma remota, usando o sistema Hélio. O segundo debate será realizado no dia 29 de maio (segunda-feira).

Confira os currículos dos candidatos, na Plataforma Lattes.

Chapa 1 – Agrega Coppe

https://instagram.com/agregacoppe

Professora Suzana Kahn
Professor Marcello Campos

Chapa 2 – Conectar

https://instagram.com/conectarchapa2

Professor Theodoro Antoun Netto
Professor Marcelo Savi

SiBEN 2023: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 1° Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia – SiBEN 2023.  Promovido pelo Programa de Engenharia da Nanotecnologia (PENt) da Coppe/UFRJ, o evento foi criado como forma de incentivar a troca de conhecimento entre professores, alunos e interessados nos temas, bem como fomentar o desenvolvimento e a divulgação dos benefícios da nanotecnologia para a sociedade em interface com diversas áreas do conhecimento, como a Medicina, Fármacos, Óleo e Gás, Energia, Catálise.

O simpósio será totalmente online e acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto, com a participação de especialistas em plenárias, mesa-redondas, apresentações de startups, minicursos.

Programação completa e inscrições: https://www.even3.com.br/simposio-brasileiro-de-engenharia-da-nanotecnologia/.

Coppe realiza primeiro debate da pesquisa para a nova diretoria

A Coppe/UFRJ realizou nesta sexta-feira, 19 de maio, o primeiro debate da pesquisa para nova diretoria da instituição, para o quadriênio 2023-2027. Concorrem aos cargos: pela Chapa 1, a professora Suzana Kahn, para diretora, e o professor Marcello Campos, para vice-diretor; e pela Chapa 2, o professor Theodoro Antoun Netto, para diretor, e o professor Marcelo Savi, para vice-diretor.

A consulta à comunidade da Coppe será feita nos dias 5 e 6 de junho, de forma remota, usando o sistema Hélio. As chapas farão suas apresentações individuais na próxima semana, de 22 a 26 de maio, e o segundo debate será realizado no dia 29 de maio (segunda-feira).

“O debate foi muito produtivo, gostei muito da presença e da participação de todos que estiveram no auditório do CT 2 e espero que, no próximo encontro, o auditório esteja lotado e com maior presença de alunos”, avaliou o professor Rubens de Andrade Junior, presidente da Comissão Eleitoral.

O debate foi transmitido pelo canal da Coppe no YouTube e o vídeo permanece disponível.

Confira os currículos dos candidatos, na Plataforma Lattes.

Chapa 1
Professora Suzana Kahn (para diretora)
Professor Marcello Campos (para vice-diretor)

Chapa 2
Professor Theodoro Antoun Netto (para diretor)
Professor Marcelo Savi (para vice-diretor)

Boletim 2 – Conheça iniciativas da Coppe voltadas às questões ambientais

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/53929360

Agenda Coppe e Sociedade terá início com o debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”

A Coppe/UFRJ promove, dia 25 de maio, às 9 horas, o debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”, que abre a série de debates Agenda Coppe e Sociedade. Voltada para discutir o futuro da Engenharia no ensino, na pesquisa e na inovação, a série faz parte das comemorações dos 60 anos de atividades da instituição. O evento será moderado pelo professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, e ocorrerá no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, com transmissão pelo canal da Coppe no YouTube.

Participarão do debate a professora Marley M.B.R. Vellasco, vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde coordena o Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CIA-Rio); o professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP); e o professor Álvaro Coutinho, do Núcleo de Computação de Alto Desempenho (Nacad) e do Programa de Engenharia Civil (Pec) da Coppe. Também comporá a mesa o Senior Manager for Energy & High Education Research da NVIDIA, Fernando Otávio Wehrs Pereira.

Sobre os participantes

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe (1994), Guilherme Horta Travassos é professor e coordenador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição, no qual atua com mais ênfase em pesquisas voltadas para Engenharia de Software Experimental e Engenharia de Sistemas de Software Contemporâneos. Pesquisador 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Guilherme integra a International Software Engineering Research Network (ISERN), é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), membro profissional da Association for Computer Machinery (ACM) e editor associado do periódico Elsevier-Information & Software Technology (IST). Em 2021 e 2022, foi classificado como um dos 34 pesquisadores mais influentes que atuam, no Brasil, na área da Ciência da Computação e Eletrônica, de acordo com o ranking da Guide2Research. Além disso, durante a pandemia da Covid-19, coordenou o desenvolvimento de várias ferramentas voltadas para o enfrentamento ao vírus SARS-CoV-2, envolvendo Internet das Coisas, técnicas de Inteligência Artificial (IA) e plataformas online para acompanhamento da disseminação do vírus, bem como para alertar à população do Rio de Janeiro sobre os ricos de contágio e subsidiar os Grupos de Trabalho Multidisciplinares Coronavirus e Pós-Pandemia da UFRJ, dos quais foi co-coordenador.

Doutora em Ciência da Computação, pela University College London (1992), Marley Vellasco é atualmente vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa, da PUC-Rio, onde fundou, há mais de 30 anos, o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada e Robótica (LIRA). Este laboratório, junto com o Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico Científico (Tecgraf/PUC-Rio), sedia o Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CIA-Rio) que, coordenado por Marley, reúne pesquisadores de seis instituições, incluindo a Coppe/UFRJ. O objetivo é avançar na área de IA para, por meio do desenvolvimento de novos modelos e da utilização de tecnologias inovadoras, melhorar o uso e o aproveitamento das reservas de óleo e gás, visando uma sociedade global mais próspera. Além disso, a professora é vice Presidente de Conferências da IEEE Computational Intelligence Society e editora associada de oito publicações internacionais.

Doutor em Ciência da Computação, pela Vanderbilt University (EUA – 1987), Virgílio Almeida é professor emérito da UFMG, onde coordena o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para Saúde, ligado ao Departamento de Ciência da Computação. Atualmente ocupa a Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É também Professor Associado ao “Berkman Klein Center’’, na Universidade de Harvard. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e coordenador do Comitê Gestor da Internet (CGI), entre 2011 e 2015. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Seus interesses atuais em pesquisa são voltados para a área de algoritmos, governança e politicas públicas para tecnologias digitais, bem como para o impacto social e econômico dos algoritmos.

Doutor em Engenharia Elétrica pela University of Kent (Inglaterra – 1994), André Carlos de Carvalho é atualmente diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), coordenador da unidade Embrapii do ICMC-USP e vice-coordenador do INCT em Inteligência Artificial (IAIA). É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenador do TC em Machine Learning and Data Mining da IFIP. Desde 2023, é o pesquisador responsável do Centro Pesquisa de Inteligência Artificial Aplicada para Cidades Inteligentes (IARA), um dos seis centros brasileiros de pesquisa em inteligência artificial aplicada selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sediado no ICMC-USP. Por meio deste centro, o professor é membro do Conselho de Governança da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), ligado ao MCTI, e do conselho consultivo da Rede Embrapii de Inovação em Inteligência Artificial, também vinculado ao MCTI.

Doutor em Engenharia Civil pela Coppe (1987), Alvaro Coutinho é professor titular do Programa de Engenharia Civil da Instituição desde 2001, onde coordena a Área Interdisciplinar de Engenharia e Ciência Computacional, o Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) e a Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, associada ao Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio). Professor visitante no Oden Institute for Computational Engineering and Sciences, the University of Texas at Austin (USA-2004), Alvaro é Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj (2017), e foi diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe (2004-2008). É membro fundador da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia, na qual atualmente integra o Conselho Deliberativo. É Membro também do Comitê Executivo da International Association for Computational Mechanics. Alvaro já foi contemplado com o prêmio IBM Faculty Award (2001), com o Prêmio Coppe de Mérito Acadêmico (2007), e é Fellow da International Association of Computational Mechanics (2012). Em 2015 recebeu o Prêmio InRio Personalidades do Ano da Assespro RJ.

Pós-graduado em Gestão de Negócios de Petróleo, Gás e Energia (Universidade Veiga de Almeida – 2015), Fernando Pereira é gerente sênior para Energia da NVIDIA, onde é responsável pelo desenvolvimento de negócios na indústria de Óleo &Gás, com foco em soluções de HPC e todo portfólio de IA da empresa. Antes de ingressar na NVIDIA em 2019, atuou em diversas empresas nacionais e internacionais de tecnologia, a destacar Atos, Bull, Tata Consultancy Services, Oracle, Unisys, Microsoft e Compaq/Digital, sempre com foco no mercado Enterprise.

Arquiteta da Coppe organiza evento de arte contemporânea em Paquetá

Terá início nesta sexta-feira, 19 de maio, a terceira edição do Paquetá Experimenta Arte Contemporânea, evento de artes visuais e arte sonora, com enfoque para a arte contemporânea, idealizado e organizado pela arquiteta da Coppe/UFRJ, Fernanda Metello. O evento terá apresentações musicais, instalações artísticas e outras atrações em diferentes locais da Ilha como a Praia das Gaivotas, a CasaVó, a Casa de Artes, a Casa de Cultura José Bonifácio e o Ateliê Piloto, e terá atividades na sexta-feira, sábado e domingo (21/5).

Nesta edição, o Paquetá Experimenta reunirá cerca de 20 artistas que trazem em suas obras, ênfase nas questões do cotidiano, natureza, tempo, urbanidade e sustentabilidade. Saiba mais e confira a programação no site do evento.

Gerente do Grupo de Apoio à Arquitetura e Engenharia (GAAE), Fernanda Metello é responsável pelos projetos do novo Grêmio da Coppe, do Acolhe Coppe, e de diversos laboratórios da instituição, e pela escultura “Memórias do Boto na Ilha de Paquetá”, que fez parte da exposição Memórias do Boto, e hoje se encontra no Grêmio.

Coppe inaugura novo painel na área de convivência do Bloco H

Foi finalizado nesta segunda-feira, 15 de maio, o novo painel da área de convivência do hall do Bloco H, do Centro de Tecnologia da UFRJ. O painel, criado pelo pintor De Melo, substitui o mural feito pelo mesmo artista, em 2013, e faz parte da revitalização da área, que vem sendo feita pela Coppe, em celebração aos seus 60 anos.

A obra assinada por De Melo faz parte de sua série Corpo Descorpo, inspirada em um de seus quadros. No mural de 20 metros de comprimento por 3,5 metros de altura, o artista capixaba imprime um enorme corpo abstrato, cuja forma oferece incontáveis percursos de observação. Arquiteto formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), De Melo explora as relações que constituem a plástica urbana, relacionando mapas com projetos, espaços cheios com espaços vazios, criando esquemas de ordem e desordem como se fossem cidades abstratas.

“A maior influência do meu trabalho é a Arquitetura. São cidades abstratas ou arquitetura abstrata. Tento explorar os elementos que constituem a arquitetura e as cidades. O painel anterior também fazia parte da série Corpo Descorpo, que estava no início, e foi se aperfeiçoando. Então, mesmo sendo da mesma série, está bem diferente do que era antes, agregando mais elementos e cores”.

Este é o quinto mural feito por De Melo em universidade pública no Rio de Janeiro. “Já fiz no Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) em 2009, Instituto Federal (IF) de Campos, e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)”, enumera com orgulho.

De acordo com Fernanda Metello, gerente do Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia (GAAE), a renovação do painel e do hall do bloco H já estavam nos planos da diretoria da Coppe. “Já estávamos pensando em reformar o mural, porque já estava um pouco sujo, teve infiltração na parede. Mas a restauração seria complicada, então pensamos em chamar novamente o De Melo para fazer um novo mural. Por coincidência, ele também queria entrar em contato com a Coppe para fazer esta proposta”.

“Achamos que seria ótimo fazer deste novo painel mais um item comemorativo dos 60 anos da Coppe, e renovar a área de convivência do Bloco H do CT. Vamos pintar os pilares, o teto, teremos móveis novos, e já trocamos as luminárias. É uma grande revitalização desta área, que está sendo feita pela Diretoria de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional (DPADI)”, conclui Fernanda.

Coppe e Firjan discutem o futuro da indústria florestal no Rio

O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe/UFRJ e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promovem na próxima segunda-feira, 15 de maio, um debate sobre políticas públicas para o desenvolvimento florestal no estado do Rio, com a participação de referências do setor. O evento “O Futuro da Indústria Florestal no Rio de Janeiro” será realizado na sede da Firjan, na avenida Graça Aranha, n°1, de 9 às 18h, e contará com a apresentação de estudo inédito sobre o potencial energético para a economia fluminense, por meio dos recursos florestais.

O evento é presencial e gratuito.

Confira a programação.

09:00 | Abertura

  • Eduardo Eugenio Gouvêia Vieira | Presidente da Firjan
  • Marcos Freitas | Diretor do IVIG / COPPE – UFRJ
  • Vinícius Farah | Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – SEDEICS
  • Thiago Pampolha | Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS e Vice-governador do Estado do Rio de Janeiro

10:00 | Momento Econômico e Político do Brasil e as oportunidades para o setor de árvores cultivadas

  • Paulo Hartung | Presidente da Indústria Brasileira de Árvores – IBÁ

10:20 | Política Estadual de Desenvolvimento Florestal

  • Telmo Borges | Superintendente de Mudanças do Clima e Florestas da SEAS

10:40 | Cenário atual e Perspectivas para o setor Florestal

  • Joésio Perin | Vice-Presidente na STCP Engenharia
  • Mário Cardoso | Gerente de Recursos Naturais da CNI
  • Moderação: Andrea Lopes | Especialista em Sustentabilidade Firjan

12:00 | Intervalo para almoço

14:00 | Lançamento do Estudo do Potencial Energético e de remoção de CO2 das florestas plantadas nos Distritos Florestais

  • Renzo Solari | Diretor Eos Estratégia e Sustentabilidade
  • Paulo Braga | Diretor da Arborius Bioenergia
  • Telmo Borges | Superintendente de Mudanças do Clima e Florestas da SEAS
  • Moderação: Marcos Freitas | Diretor do IVIG / COPPE – UFRJ

15:30 | Cases Práticos do Encadeamento Produtivo Florestal
Créditos de carbono de projetos florestais – Aither

  • Diogo Ladvocat | Gerente Geral de Mercado de Carbono Voluntário
    Florestas comerciais e iniciativas de carbono – Suzano Papel e Celulose
  • Julio Natalense | Gerente Executivo de Iniciativas de Carbono
    Uso energético da biomassa na indústria – Patense
  • Adriane Ribeiro | Gerente de Gestão Ambiental
  • Moderação: Lídia Vaz | Analista em Sustentabilidade da Firjan

17:00 – Encerramento

Boletim 1 – Coppe debate inteligência artificial

“A inteligência artificial e seus reflexos na sociedade” é o primeiro debate de uma extensa programação de eventos promovidos pela Coppe/UFRJ em seus 60 anos, tema da estréia do Boletim Planeta Coppe. Saiba também sobre a pesquisa para um novo combustível de aviação sustentável.

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/53812560

Submissão de resumos para o 2º Fórum de Pós-Graduação do BRICS encerra 20 de maio

Termina no dia 20 de maio o prazo para submissão de resumos para o 2º Fórum de estudantes de pós-graduação dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O evento será realizado em formato híbrido (online e presencial), na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo, África do Sul, de 16 a 18 de agosto, com o objetivo de desenvolver a capacidade dos estudantes de mestrado e de doutorado para pesquisar os países BRICS, enquanto explora o tema “Construindo resiliência nos países BRICS e além: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”.

O resumo deverá ser composto por não mais de 250 palavras e ser enquadrado em um dos cinco temas a seguir: empreendedorismo e desenvolvimento em compartilhamento de conhecimento e inovação; emergência climática e os desafios enfrentados pelos países do BRICS; Novo Banco de Desenvolvimento (ND): um catalisador para o crescimento e desenvolvimento econômico do BRICS; intercâmbio cultural entre os países do BRICS e integração através do turismo e transporte aéreo; governança política e econômica. O prazo para apresentação do trabalho completo termina no dia 31 de julho.

O fórum integra as atividades do Projeto BRICS 2.0, do qual fazem parte os professores Andrea Santos e Elton Fernandes, da Coppe/UFRJ. Promovido pelo Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (NIHSS) da África do Sul, o projeto tem como objetivo estimular a cooperação acadêmica, construindo uma comunidade de pesquisadores que possam moldar o futuro dos países do BRICS e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.

A primeira edição do fórum foi realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em setembro de 2022, reunindo pesquisadores durante dois dias de intensas trocas acadêmicas e discussões sobre uma diversidade de tópicos, desde empreendedorismo até finanças e mudanças climáticas.

Link para submissão: 

Mais informações: www.bricsforum.co.za

Boletim Planeta Coppe estreia na Rádio UFRJ

O Boletim Planeta Coppe, informativo semanal produzido pela Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ, estreia nesta sexta-feira, 12 de maio, na Rádio UFRJ. O Boletim irá ao ar todas as sextas-feiras, às 10h, com reprise sempre às 15h, trazendo o que de mais importante aconteceu e vai acontecer na pós-graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Você pode acompanhar o Boletim Planeta Coppe no próprio site https://www.radio.ufrj.br/ ou no seu aplicativo de streaming preferido.

A Rádio UFRJ é uma emissora educativa, multiplataforma, desenvolvida no âmbito do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da UFRJ. Busca oferecer uma comunicação pública de qualidade, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento, a diversidade, a representatividade e a inclusão de vozes e expressões culturais, a democratização da comunicação e a divulgação científica, tecnológica e de inovação.

Coppe promove workshop sobre processamento de sinais e IA para tecnologia de Defesa

O Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) da Coppe/UFRJ promove nesta sexta-feira, 12 de maio, o workshop “Processamento de Sinais e Inteligência Computacional para a Tecnologia de Defesa”. O workshop será realizado no auditório do PEE, sala H-322, às 13h, e terá transmissão via Zoom. Do evento participarão pesquisadores de três programas acadêmicos da Coppe (Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica e Engenharia Oceânica), além de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com o professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica, a colaboração do LPS com a Marinha do Brasil começou no início dos anos 1980, se concentrando em acústica submarina e sistemas sonar. “Com o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que constrói quatro submarinos convencionais e um nuclear, esta colaboração se reforçou muito. Temos, ainda, o curso de especialização de Guerra Acústica, que oferecemos, pela Coppe, para oficiais de Marinha. Recentemente, iniciamos colaboração com o IME, na detecção e classificação de drones, que representam uma tecnologia cada vez mais em evidência, pois permite uma defesa descentralizada”, explica Seixas.

Para obter o link da transmissão, entre em contato com: seixas@lps.ufrj.br.

Spin-off da Coppe e Petrobras firmam contrato para fornecimento de solução tecnológica para saúde de funcionários

A startup Lemobs, spin-off da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, celebrará com a Petrobras, nesta quinta-feira, dia 11 de maio, às 14 horas, o primeiro contrato de fornecimento do Brasil sob o marco legal das startups. O evento será realizado no auditório da Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ, onde a empresa agora está sediada, e também será transmitido pelo canal do Parque no Youtube.

Na ocasião, serão abordados os desafios desse pioneirismo e também apresentado o aplicativo Minha Saúde, a solução tecnológica vencedora do Desafio Saúde na Palma da Mão e que, como consequência, foi adotada pela Petrobras, em 2022, via Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI). Agora se torna a primeira contratação pós-CPSI do Brasil.

Saiba mais sobre o App Minha Saúde aqui mesmo no Planeta Coppe Notícias.

Maior produtor de biomassa de algas compartilha sua experiência na Coppe

A Coppe/UFRJ recebeu na última segunda-feira, 8 de maio, o maior produtor da macroalga marinha Kappaphycus alvarezii da América do Sul. O engenheiro Hoce Fariñas contou como a sua empresa, Tide, conseguiu chegar à produção de 600 toneladas de biomassa de algas marinhas. A palestra foi realizada no Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais – IViG.

Segundo Fariñas, a empresa produz de 20 a 30 toneladas de algas por dia, em duas áreas de cultivo, uma com sete hectares e a outra com três, na Ilha de Margarita, em Nueva Esparta, Venezuela, e possui uma Central de Processamento de Algas com 3 mil m² e capacidade instalada para processar entre 2 mil e 2,4 mil quilos de algas por hora, sendo que cada dez quilos de algas frescas geram um quilo de algas secas. Por ano, a Tide consegue exportar 600 toneladas de algas processadas. A companhia também produz o extrato de alga Green Tide, um fertilizante 100% orgânico, com ação bioestimulante.

“Dizemos que não trabalhamos com algas, trabalhamos com gente. A nossa produtividade cresceu à medida em que nos reuníamos com nossos colaboradores e aprendíamos, com sua experiência prática, a aperfeiçoar cada procedimento. Fazemos reuniões quinzenais, que permitem o feedback da prática diária nos permite o avanço constante”, destacou o engenheiro.

Segundo Pedro Paulo Vieira, pesquisador de pós-doutorado do IViG, a Kappaphycus alvarezii pode ser utilizada na indústria como estabilizante, espessante, para ligamento ou gelatinização, em uma ampla gama de produtos tais como: sorvete, cerveja, ração animal, iogurte, suco de fruta, creme dental e cosméticos.

“Há 20 anos se fala em produção de algas no litoral sul fluminense e, por razões geopolíticas, o interesse por biofertilizantes aumentou”, ponderou Vieira, que também é maricultor de algas na Fazenda Camiranga na Enseada das Estrelas, na Baía da Ilha Grande (RJ).

Coppe promove workshop sobre IA na triagem e diagnóstico de Covid-19

A Coppe/UFRJ promove na próxima terça-feira, 9 de maio, o workshop “Sistema de inteligência artificial para o auxílio à tomada de decisão em triagem e diagnóstico de pacientes da Covid-19: escore e grupos de risco baseados em exames por imagem do tórax”. O objetivo do evento é debater o projeto interdisciplinar, coordenado pelo professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, que envolve técnicas de aprendizado de máquina para a triagem e o diagnóstico médico de pacientes com base na informação de ultrassom, tomografia e radiografia, além de dados clínicos.

O evento será realizado de maneira remota, às 17h, e contará com transmissão via Zoom. O projeto envolve pesquisadores de quatro programas acadêmicos da Coppe (Engenharia Biomédica, Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas e Computação, além da Engenharia Elétrica), a Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ambos da UFRJ, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal da Paraíba (IF-PB) e a Universidade Federal do Acre (UFAC).

Segundo o professor Seixas, no workshop será discutido o desenvolvimento de quatro teses de doutorado que estão sendo produzidas na Coppe: duas em tomografia computadorizada, uma em ultrassom e outra em radiografia. “As ações que desenvolvem o modelo de qualidade de dados do projeto e que garantem a qualidade da informação que está sendo usada para a tomada de decisão também serão apresentadas, bem como o ambiente que nos garante a reprodutibilidade dos modelos que desenvolvemos. Na reprodutibilidade e qualidade de dados, atuamos em conjunto com startups nativas da Coppe: Murabei e Twist”, antecipa o professor.

Também serão abordados os resultados consolidados de dissertações de mestrado defendidas na UFLA e no IF-PB. O projeto é financiado pela Capes, por meio do edital “Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias”.

Para obter o link da transmissão, entre em contato com: seixas@lps.ufrj.br.

Professor da Coppe organiza painel do Networking Channel sobre empreendedorismo em Redes de Computadores

Na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, será realizado, no “The Networking Channel”, o painel “Entrepreneurship in Computer Networks: Learn from the lessons of those who have already tried it”.  O painel tem como organizadores o professor Edmundo de Souza e Silva, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ, e Christophe Diot, diretor de engenharia do grupo de Operações de Rede da Google/EUA. O início será às 12h00 (horário de Brasília) e para participar basta fazer a inscrição no “The Networking Channel”, por meio do link https://bit.ly/3KylGAX

O evento contará com quatro painelistas, incluindo o ex-aluno do PESC/Coppe, Guilherme Senges, que é cofundador da Anlix, startup que esteve abrigada na Incubadora de Empresas da Coppe e hoje está consolidada no mercado. Os outros participantes são Anne-Marie Kermarrec, professora do EPFL (Suíça) e fundadora da Mediego; Dina Katabi, Professora do MIT (EUA) e cofundadora da Intelligent Sensing Systems; e Hui Zhang, professor da Carnegie MelonUniversity (EUA)  e cofundador da Conviva.

Os painelistas abordarão as dificuldades e as satisfações de se criar uma startup de alta tecnologia, em particular em áreas relacionadas aos palestrantes, e os desafios de que os aspirantes a empreendedores devem estar cientes. O objetivo é proporcionar aos interessados uma oportunidade de aprender sobre os fatores de sucesso e as armadilhas a serem evitadas a partir da experiência de quem já teve êxito no empreendedorismo.

Saiba mais sobre o evento: https://bit.ly/3ztGqn5

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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