Presidente da Finep visita a Coppe
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 21/12/2011
O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, visitou a Coppe nesta terça-feira, 20 de dezembro. Acompanhado pelo Superintendente da Área de Desenvolvimento dos Institutos Tecnológicos e de Pesquisa, Edgar Rocca, e pela chefe do Departamento dos Institutos de Pesquisa, Claudia Perasso, Arbix assistiu a uma apresentação feita pela diretoria da Coppe sobre projetos em andamento na instituição.
O grupo foi recebido pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; pelo vice-diretor, Aquilino Senra; pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Segen Estefen; pelo diretor de Assuntos Acadêmicos, Edson Watanabe; pelo diretor de Planejamento e Administração, Guilherme Travassos; e pelo superintendente da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino.
“A Coppe está na vanguarda do processo de pesquisa e desenvolvimento”, disse o presidente da Finep, ao acompanhar a apresentação da instituição feita pelo professor Pinguelli. Durante o encontro, o diretor da Coppe destacou, entre outros itens, as linhas de pesquisa integradoras da Coppe, os principais projetos em andamento e a infraestrutura laboratorial, que conta, atualmente, com 116 laboratórios.
A vinda à Coppe faz parte de uma série de visitas que o presidente da Finep está fazendo às principais instituições de pesquisa e desenvolvimento brasileiras. A proposta é estreitar relações com os institutos de pesquisa e conhecer projetos estruturantes, que possam contar com apoio da Finep. Segundo Glauco Arbix, a ideia é identificar projetos estratégicos que permitam ao país dar um salto tecnológico.
Atendendo à solicitação do presidente da Finep, o vice-diretor da Coppe, professor Aquilino Senra, apresentou três das áreas em que a instituição conta com projetos estruturantes: Engenharia do Pré-sal, Tecnologia da Energia e Mudança Climática, e Engenharia da Saúde. Na ocasião, o vice-diretor aproveitou para entregar a Glauco Arbix o relatório com os resultados da pesquisa “Tecnologia e competitividade em setores básicos da indústria chinesa: estudos de caso”, elaborado por professores da Coppe a pedido da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. O estudo, lançado dia 25 de novembro, aponta a importância da tecnologia no crescimento da competitividade da indústria da China.
Após a apresentação, o presidente da Finep visitou o Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF). Na sequência, Glauco Arbix embarcou no ônibus a hidrogênio, onde conheceu os detalhes da tecnologia adotada no veículo desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe. No ônibus, os visitantes fizeram um passeio pela Cidade Universitária, passando em frente a diversos laboratórios da Coppe, entre eles o Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) e o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano).
Durante a visita, Glauco Arbix convidou a Coppe a participar da feira internacional de tecnologias verdes que a Finep promoverá na área portuária do Rio de Janeiro, nos dias que antecederão a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A proposta é que a Coppe exponha alguns de seus projetos, como o ônibus a hidrogênio, que poderia ser utilizado para transportar os participantes do encontro. A Coppe estará presente no principal evento da Rio+20, que será realizada no centro de convenções do Riocentro, e promoverá uma série de atividades na Cidade do Rock e no campus da UFRJ, na Cidade Universitária.
- Finep