Presidente da Petrobras destaca contribuições da Coppe

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Data: 03/05/2013

Os investimentos que a Petrobras vem fazendo para dobrar a produção de petróleo até 2020, a importância das pesquisas realizadas nas universidades para as atividades da companhia e a parceria de sucesso da empresa com a Coppe/UFRJ, que resultou em diversos avanços tecnológicos nas últimas quatro décadas. Esses foram alguns dos pontos destacados pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, ao proferir a aula inaugural de 2013 da Coppe, dia 3 de maio. A conferência reuniu mais de 200 pessoas no auditório da instituição. Confira aqui o vídeo de cobertura.

Ex-aluna da Coppe, onde fez mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear, Graça Foster iniciou a aula falando sobre a importância das pesquisas acadêmicas para as atividades da Petrobras e da necessidade de aplicar na prática os resultados obtidos nos laboratórios das universidades e centros de pesquisa. “Pesquisa sem negócio e negócio sem pesquisa não andam muito. Têm pernas curtas”, afirmou Graça Foster, que se disse devota da pesquisa aplicada.

Graça Foster foi categórica ao afirmar que a Petrobras dobrará a produção de petróleo nos próximos 7 anos. A meta da empresa é chegar a 2020 produzindo 4,2 milhões de barris/dia. Atualmente, a companhia produz 2 milhões de barris/dia, sendo 311 mil oriundos dos poços localizados na camada do pré-sal (produção alcançada no dia 17 de abril). No momento, a capacidade de refino da Petrobras é de 2 milhões de barris/dia. A expectativa da empresa é ampliar o volume para 3 milhões até 2020.

Nesse esforço que a Petrobras vem realizando para elevar sua produção, Graça Foster enfatizou a importância das parcerias do Cenpes (centro de pesquisas da companhia) com as universidades e da utilização dos resultados das pesquisas desenvolvidas nas universidades brasileiras. Graça Foster afirmou que a aplicação desses trabalhos é uma preocupação dentro da empresa. “O desafio de pegar o que vocês produzem e levar para dentro da Petrobras é um desafio muito grande. Esse é um desafio tão grande quanto a beleza do que eu vi hoje no Laboratório de Mecânica dos Fluidos”, disse Graça, fazendo referência ao Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) da Coppe, que visitou antes de proferir a aula. A presidente da Petrobras lembrou a importância da utilização de mecanismos de acompanhamento para dinamizar a aplicação das pesquisas.

Dentro dessa teia de cooperação, a Petrobras mantém 49 redes temáticas de pesquisa, que envolvem 88 universidades e instituições. Nesse conjunto, a Coppe ocupa um lugar de destaque. O instituto participa de 34 dessas 49 redes e, ao longo de mais de 40 anos, já desenvolveu mais de 2 mil projetos para a Petrobras.“Isso é algo esplêndido e demonstra o conhecimento da Coppe em várias áreas”, afirmou Graça.

Graça Foster se emocionou ao falar da parceria entre a Petrobras e a Coppe, instituição da qual foi aluna. “O trabalho que a gente faz, a nossa formação…a gente fica até emocionada”, disse. “O trabalho da nossa formação profissional, os cursos de mestrado e doutorado da Coppe, as pessoas que a gente conhece, os professores que a gente admira e que durante tantos anos estão juntos com a Petrobras. É isso, são 45 anos de uma parceria, de uma Petrobras que faz 60 anos e da Coppe que faz 50 anos”, prosseguiu Graça.

A presidente da Petrobras voltou a se emocionar ao falar sobre os resultados da cooperação entre a Coppe e a empresa. “A gente tem muito orgulho de tudo isso. Da presença da Coppe nessas 34 redes de tecnologia, desses 407 contratos assinados com a Petrobras desde 2006, desses mais de 360 mestres e 150 doutores formados pela Coppe (que trabalham na Petrobras). Um histórico de parceria, que consolida a nossa experiência e dá muita segurança. Mas dá muito orgulho também saber que o dinheiro que a gente coloca aqui reverte a favor dos alunos, dos professores, da sociedade brasileira, da indústria de bens e serviços e a favor da Petrobras”, destacou.

“Nós sabemos que a Coppe é parte desse nosso poder, que é o poder de fazer junto com a Petrobras. E a Petrobras conta com a Coppe para continuar fazendo esse trabalho emocionante que nós temos feito para a nossa companhia, para os nossos professores e alunos, para os nossos investidores e para o Brasil. Então, Coppe, eu agradeço ser parte de vocês e agradeço o que vocês têm feito pela Petrobras e peço a vocês que cumpram prazos, porque a Petrobras precisa gerar, precisa faturar”, afirmou Graça Foster.

Ao falar para alunos, professores e representantes do setor de petróleo, a presidente da Petrobras apresentou o Plano de Negócios 2013-2017, período no qual a empresa investirá US$ 236,7 bilhões. Mais adiante, Graça Foster mostrou que a área de Exploração e Produção (E&P) da empresa receberá a maior fatia dos investimentos nos próximos 4 anos: US$ 147,5 bilhões (62,3% do total). A área de Abastecimento ficará com US$ 64,8 bilhões, ou seja, 27,4% dos recursos.

Abordando a questão geopolítica do petróleo, Graça Foster destacou a influência que as incertezas políticas e econômicas vividas pelos países produtores de petróleo trazem para a oferta e a demanda de energia. A presidente da Petrobras falou também sobre a influência dessas crises na formação do preço do petróleo. Ao abordar o planejamento estratégico da companhia, Graça Foster falou da necessidade de enfrentar os desafios do setor. “Estudar o risco é algo extremamente importante”, disse.

O diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, elogiou a palestra proferida por Graça Foster. “Foi muito importante a presença da presidente da Petrobras. Em particular, foi emocionante a exposição feita por ela, que soube enfatizar o que a Coppe tem feito, o que está fazendo e o que ela espera poder ainda fazer para a indústria do petróleo, para a Petrobras e para o Brasil nessa área. Foi realmente uma exposição magistral, talvez a melhor que eu já vi aqui nesses anos todos de um membro da Petrobras para nós”, ressaltou o professor Pinguelli.

Antes da aula inaugural, a presidente da Petrobras visitou o Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos, complexo de três laboratórios inaugurado dia 27 de março deste ano. Na visita, Graça Foster ouviu explicações sobre as atividades e ensaios realizados no núcleo, que estuda, entre outros pontos, os processos de perfuração de poços e escoamento de óleo. Recebeu explicações sobre o funcionamento e a finalidade de equipamentos como a réplica do gasuni, separador gás-líquido usado em plataformas de petróleo e no fundo do mar.

Ao sair do NIDF, Graça Foster disse que se sentia em casa. “Um pedaço de mim é o que eu aprendi aqui (na Coppe). O outro pedaço é o que eu fiz a partir do que eu aprendi aqui. Eu entro aqui nesse laboratório de fluidos e fico bastante emocionada, pois foi a área que eu fiz mestrado na Engenharia Química. Fui orientada pelo professor (Giulio) Massarani, que não está mais conosco. É incrível ver tudo isso integrado”, afirmou.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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