Professor da Coppe integra grupo do primeiro relatório da ABC sobre IA

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 08/11/2023

Amanhã, dia 9 de novembro, será lançado o relatório “Recomendações para o avanço da Inteligência Artificial no Brasil”, que é o primeiro documento da Academia Brasileira de Ciências (ABC) com recomendações sobre IA. O relatório foi produzido por um grupo de trabalho da Academia (GT-IA), formado por cientistas de diferentes áreas e regiões do país, incluindo o professor Edmundo de Souza e Silva, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ. O lançamento, com apresentação dos integrantes sobre o tema, será realizado no Auditório da ABC, na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, no Centro do Rio; e transmitido pelo canal da ABC no YouTube – www.abc.org.br/transmissao.

Coordenado pelo vice-presidente da ABC para a região Minas Gerais e Centro-Oeste, Virgilio Almeida, que é professor emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard, o grupo contou com a participação de 16 pesquisadores de diferentes áreas, como ciências da computação, ciências sociais, física e saúde, entre outras.

Uma conclusão que faz parte do relatório é que o futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a própria sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA). E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce a níveis exponenciais. “É imperativo que o Brasil estabeleça políticas públicas e investimentos para reverter essa tendência sem demora. Se persistir a inércia, o impacto negativo será sentido a curto prazo na educação, nos demais índices sociais e na economia, com a consequente falta de competitividade empresarial em todas as áreas”, destaca o relatório.

• Inteligência Artificial