Professora da Coppe será homenageada pela Comissão Especial de Engenharia de Software

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 11/07/2023

A professora aposentada Ana Regina Cavalcanti da Rocha, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, receberá a homenagem “Destaque Formação de Recursos Humanos de Excelência” da Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES). A homenagem será prestada durante o Congresso Brasileiro de Software de 2023 (CBSoft 2023), organizado pela Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e que será realizado de 25 a 29 de setembro. Saiba mais sobre o congresso: https://cbsoft2023.ufms.br

A homenagem é um reconhecimento da CEES, que é ligada à Sociedade Brasileira de Computação, à longa jornada e dedicação de Ana Regina na formação de recursos humanos em qualidade e quantidade, incluindo várias frentes de contribuições e de atuação.

Ana Regina é graduada em Matemática pela UFRJ (1971), com mestrado e doutorado em Informática, pela PUC-RJ (1978 e 1983). Uma das pioneiras da Engenharia de Software e Qualidade de Software no Brasil, atualmente é professora titular aposentada da UFRJ (dezembro de 2021), onde atuou como docente do Pesc/Coppe, e sócia da Implementum Consultoria. Ao longo de sua trajetória acadêmica, que teve início no Instituto Militar de Engenharia (IME), Ana, após ingressar na Coppe, introduziu a linha de Engenharia de Software no Pesc, onde orientou cerca de 130 alunos, sendo 100 de mestrado e 30 de doutorado. Além disso, publicou mais de 250 artigos em periódicos nacionais e internacionais e anais de congressos, sendo autora do livro Análise e Projeto Estruturado de Sistemas (1987) e co-organizadora de outros cinco livros. 

Sempre envolvida com ações para promover a evolução da Engenharia de Software na comunidade da computação brasileira, Ana Regina começou sua participação no projeto colaborativo com o CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – no início de sua carreira na Coppe. Fez parte da organização inicial do que hoje se tornou o SBES (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software), o SBQS (Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software) e o SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação).

A professora da Coppe também teve intensa atuação nas áreas de Informática Médica e, principalmente, na criação e implantação do MPS.Br (Modelo de Processo de Software Brasileiro). Além disso, durante sua trajetória, teve intensa e contínua colaboração com a comunidade de Engenharia de Software e, principalmente, com a indústria de software, resultando na transferência de distintas tecnologias, tais como ferramentas, ambientes e processos, dentre outras, para o desenvolvimento brasileiro na área.

  • CBSoft
  • Coppe
  • Engenharia
  • Software
  • UFRJ