Professores da Coppe recebem o Prêmio Mérito Acadêmico 2009

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Data: 08/11/2010

Os professores premiados Márcia, Glória e Príamo

A exemplo das edições anteriores, a entrega do Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2009, realizada dia 8 de novembro, foi marcada pela emoção e pelo bom humor. Ao relembrar suas trajetórias e fazer seus agradecimentos, os professores Glória Soares, Márcia Dezotti e Príamo Melo Júnior arrancaram lágrimas e boas gargalhadas da platéia. Ao explicar os critérios da premiação, criada em 1998, e sua importância para a instituição, o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe, comentou a reação dos contemplados ao receberem a notícia da premiação. “Glória chegou esbaforida a minha sala, pensando que fosse tratar do processo de uma aluna. Príamo apareceu junto com a Márcia, que agitada chegou logo dizendo não, imaginando que eu fosse pedir a eles para fazerem parte de alguma comissão. Ao receberem a informação da premiação, ela não sabia se ria ou chorava”, contou Watanabe.

O diretor da Coppe destacou a qualidade dos premiados

Segundo o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, os contemplados são verdadeiros exemplos do que significa a instituição. “É curioso como se revela a Coppe. Os três premiados têm muita coisa em comum, como a aplicação de seus estudos na área de saúde, com projetos voltados para a sociedade, trabalhando em atividades experimentais fora da universidade”, observou Pinguelli, que frisou ser uma honra para a instituição contar com pessoas que contribuem para seu padrão acadêmico.

O vice-diretor da Coppe, Aquilino Senra, que representou o decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Suemitsu, também destacou o padrão acadêmico dos premiados, agradecendo aos três professores pelo desempenho e pela contribuição para que a Coppe tivesse a sua melhor avaliação já feita pela Capes. O agradecimento foi estendido aos coordenadores dos programas dos premiados.

A professora Angela Uller ressaltou a presença de duas mulheres entre os premiados

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRJ, Angela Uller, também professora do Programa de Engenharia Química da Coppe, disse que apesar de premiar o mérito acadêmico, o prêmio passa também pelo mérito pessoal, pois permite descobrir um lado mais particular dos envolvidos, como o artístico e até o amoroso. Angela disse que não é feminista, mas não podia deixar de ressaltar a presença de duas mulheres entre os três premiados. Falou ainda da importância da multidisplinaridade na instituição, destacando como exemplo a quantidade de dentistas orientados pela professora Glória, a primeira a ser chamada para receber a premiação.

Glória ao lado de seu padrinho, o professor Luiz Henrique

Padrinho de Glória Soares, o professor do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, Luiz Henrique de Almeida, destacou o grande exemplo e a irritante organização da amiga, com quem convive há 36 anos, desde os tempos de graduação. Ao falar sobre a trajetória de Glória, Luiz mencionou as inúmeras citações ao seu trabalho. “Glória vale por três, é a referência em biomateriais. Suas pesquisas publicadas a partir do ano 2000 tiveram 20 citações, isso só em 2003. O mais impressionante são as citações mais recentes que chegaram a 270, somente entre os anos 2008 e 2010. Esses números mostram a consistência dos trabalhos de Glória com a pesquisa. Reforça sua seriedade, dedicação e competência. Esse prêmio é certamente muito merecido”, conclui Luiz.

A professora Glória diz que pretende permancer na Coppe por mais dez anos

Em seu discurso, Glória Soares disse que estar à frente de todos para receber o prêmio era mais difícil do que defender uma tese. Para definir o momento tão especial recitou o provérbio: “tudo tem seu tempo e sua hora. É preciso perseverança e paciência para as coisas acontecerem”. Glória afirmou que já poderia ter se aposentado em 2004, mas ao refletir sobre o que faria no tempo ocioso, descobriu que na verdade gostaria de ficar na universidade por pelo menos mais 10 anos, como “garota UFRJ”, seguindo o exemplo de uma amiga, também com 60 anos, que se considera a “garota PUC”. Agradeceu a Deus, a família e a todos que fazem e fizeram parte de sua vida, incluindo os colegas da universidade e principalmente os alunos que, para ela, são aqueles que carregam o piano. Por fim, Glória dedicou a premiação ao ex-professor e colega Tsuneharu Ogasawara, falecido recentemente, lendo um trecho de uma música de Gonzaguinha: “Toda pessoa é sempre as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas”.

Márcia ao lado de seu padrinho, o professor Geraldo Lippel

Ao falar sobre Márcia Walquíria de Carvalho Dezotti, seu padrinho Geraldo Lippel, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe, fez analogias em torno do nome da amiga. “Seu nome tem muito a dizer sobre ela. Carvalho é árvore e sua madeira é usada para confinar as mais preciosas bebidas. Márcia tem firmeza na terra assim como a árvore e a capacidade de acolher, amparar e aprimorar a qualidade dos amigos, alunos e familiares, assim como fazem os tonéis de carvalho,” proferiu. Para Lippel, Márcia, assim como as valquírias da mitologia nórdica, tem exercido a missão de alterar a trajetória e até o destino de seus próximos com muita desenvoltura e firmeza, mesmo de forma menos mística e mais terrena. Como exemplo, relatou os conselhos que a professora já deu a seus alunos, como a um que tentava adiar seu estágio de doutorado no exterior: “se você não viajar agora, vai perder a chance da sua vida”. Para um indeciso quanto à relação amorosa disse “compre as alianças e case com ela”. Ao falar sobre a trajetória de Márcia, Lippel ressaltou sua importância para colocar o Laboratório de Controle de Poluição das Águas (LabPol) da Coppe na liderança nacional e internacional em temas como mircropoluentes. Encerrou declarando que é um privilégio partilhar do momento de merecida premiação.

A professora Márcia Dezotti já queria ser PhD desde criança

Uma das mais emocionadas durante a solenidade, Márcia Dezotti por muitas vezes teve de interrompeu seu discurso para conter as lágrimas. A mesma emoção a impediu de ler a homenagem preparada a seus alunos. “Eu adoro meus alunos. Eu adoro ser parte dessa mão transformadora na vida deles, de ajudar a realizar seus sonhos”, disse entre lágrimas e soluços. A professora contou que já aos 10 anos de idade se encantava ao ouvir a palavra PhD, quando acompanhava a irmã, nove anos mais velha, aos congressos de verão e de inverno da Universidade Federal de São Carlos. Desde então decidiu que também seria PhD, mesmo sem saber o que significava. E foi a isso que se dedicou durante anos de sua vida, sendo grata a todos os excelentes professores que contribuíram para que alcançasse o objetivo. Ainda durante seu discurso, a professora contou detalhes de sua pós-graduação na Unicamp, do seu ingresso na Coppe e de suas principais pesquisas, incluindo o trabalho realizado para tratar os efluentes industriais da Petroflex, onde foi executado o projeto Estação Escola. Encerrou agradecendo ao professor Geraldo Lippel e a sua família, incluindo o marido Humberto, seus filhos e a mãe, em especial.

Príamo e seu padrinho, o professor Evaristo Biscaia

Padrinho de Príamo, o professor do Programa de Engenharia Química da Coppe, Evaristo Biscaia, falou sobre sua rápida ascensão profissional, da graduação em Engenharia Química na Universidade Federal de Sergipe, passando pelo doutorado na Coppe sem necessidade do mestrado, até se tornar professor da instituição. Evaristo divertiu a platéia ao falar dos gostos inusitados do afilhado em sua passagem pelo Rio de Janeiro para participar de um congresso sobre modelagem de reatores, em 1994. Em pleno verão no Rio de Janeiro, Príamo elegeu como principal ponto turístico da cidade uma visita à Coppe, na Ilha do Fundão. Além de uma foto em frente à placa da Coppe, Príamo levou como recordação outra foto do escaninho de correspondência dos professores do Programa de Engenharia Química da Coppe. Ao falar sobre a atuação acadêmica de Príamo, Evaristo destacou como sua principal característica a “capacidade de manter a simplicidade sem perder o rigor”. Antes de encerrar, apresentou algumas fotos de paisagem tiradas por Príamo, que considera uma outra faceta fantástica.

O professor Príamo tinha a Coppe como um sonho desde sua graduação em Aracaju

Ao iniciar seu discurso, Príamo Melo agradeceu aos professores, alunos e funcionários da instituição, a esposa, amigos, familiares e em especial a sua mãe Angélica, que veio de Aracaju só para assistir a cerimônia. Apesar de viver no Rio há 15 anos, ainda carrega lembranças bastante vivas da vida em Aracaju, onde concluiu a graduação e conheceu o professor Marcos Lobão, que foi lecionar na Universidade Federal de Sergipe, após retornar de seu doutorado na Coppe, e o apresentou a modelagem matemática e simulação dos processos Químicos e o mundo das respostas não lineares e do caos. “A partir da convivência com o Marcos, a Coppe se tornou um sonho e foi meu único alvo durante meus dois últimos anos de graduação”, declarou o premiado. Príamo arrancou risos ao confessar que na verdade eram três os pontos turísticos que queria visitar no Rio: a Coppe, o Cenpes e a Livraria Interciência. E quanto às fotos do escaninho era a mais pura verdade. “Aquele escaninho com o nome dos professores do PEQ era a verdadeira calçada da fama para mim”, brincou Príamo.

Saiba mais sobre os premiados clicando nos links abaixo, e confira também outras fotos da solenidade

Glória Soares: engenheira social e da saúde


Márcia Dezotti: dedicação ao trabalho e à família


Príamo Albuquerque Melo Junior: da química à fotografia

  • Mérito Acadêmico

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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