Professores Signatários do Abaixo Assinado em Apoio à Fundação COPPETEC

Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Notícias

Data: 29/09/2009

Ademir Xavier da Silva
Afonso Celso Del Nero Gomes
Alberto Claudio Habert
Alberto Gabbay Canen
Alessandra Magrini
Alexandre Gonçalves Evsukoff
Alexandre Landesmann
Alexandre Pinto Alves da Silva
Alexandre Salem Szklo
Alexandre Teixeira de Pinto Alho
Alexandre Visintainer Pino
Aloysio de Castro Pinto Pedrosa
Amaranto Lopes Pereira
Amit Bhaya
Angela Maria Cohen Uller
Anne-Marie Maculan
Antonio Alberto F. de Oliveira
Antonio Carlos Fernandes
Antônio Carlos Ferreira
Antonio Carlos Marques Alvim
Antonio Carlos Moreirão de Queiroz
Antonio Carlos Siqueira Lima
Antônio Carneiro de Mesquita Filho
Antonio Fernando Catelli Infantosi
Antonio Giannella Neto
Antônio MacDowell de Figueiredo
Antonio Maurício Ferreira Leite Miranda de Sá
Aquilino Senra Martinez
Argimiro R. Secchi
Armando Augusto Clemente
Beatriz de Souza Leite Pires de Lima
Breno Pinheiro Jacob
Bruno Meirelles de Souza
Carl Horst Albrecht
Carlos Antonio Levi da Conceição
Carlos David Nassi
Carlos Eduardo Parente Ribeiro
Carlos Eduardo Pedreira
Carlos Magluta
Carmen Lucia Tancredo Borges
Célio Albano da Costa Neto
Cesar das Neves
Claudio Esperança
Cláudio Fernando Mahler
Claudio Luis de Amorim
Cláudio Luiz Baraúna Vieira
Claudio Thomas Bornistein
Daniel Alves Castello
Daniel Ratton Figueiredo
Delson Braz
Djalma Mosqueira Falcão
Domício Proença Junior
Edison Castro Prates de Lima
Edmundo A. de Souza e Silva
Edson Hirokazu Watanabe
Eduardo Antonio Barros da Silva
Eduardo de Miranda Batista
Eduardo de Moraes Rego Fairbairn
Eduardo Gomes Dutra do Carmo
Eliana Ferreira Rodrigues
Elton Fernandes
Enrique Luis Lima
Ernesto Prado Lopes
Fabio Alves Aguiar
Fabio Luiz Zamberlan
Felipe Maia Galvão França
Fernando Alves Rochinha
Fernando Augusto N. Castro Pinto
Fernando Carvalho da Silva
Fernando Cesar Lizarralde
Fernando Luiz Bastian
Fernando Luiz Bastos Ribeiro
Fernando Rodrigues Lima
Floriano Carlos Martins Pires Jr
Francisco Antonio Dutra
Francisco José Casanova de Oliveira e Castro
Francisco José de Castro M. Duarte
Frederico Caetano Jandre Assis Tavares
Gelson Vieira Mendonça
Geraldo Bonorino Xexéo
Geraldo Wilson Júnior
Geraldo Zimbrão da Silva
Gilberto Bruno Ellwanger
Glauco Nery Taranto
Glória Dulce de Almeida Soares
Guilherme Horta Travassos
Heitor Mansur Caulliraux
Helcio Rangel Barreto Orlande
Helio dos Santos Migon
Henrique Luiz Cukierman
Henrique P. da Fonseca Netto
Hostílio Xavier Ratton Neto
Ian Schumann Marques Martins
Jane Corrêa de Souza
Jano Moreira de Souza
João Carlos dos Santos Basilio
João Carlos Machado
João Sérgio Fajardo Roldão
Jorge A. R. Gonçalves
Jorge Lopes de Souza Leão
José Antônio Carlos Canedo Medeiros
José Antônio Fontes Santiago
José Carlos Costa da Silva Pinto
José Claudio de Faria Telles
José da Rocha Miranda Pontes
José Ferreira de Rezende
José Luis Drummond Alves
José Manoel de Seixas
José Márcio do Amaral Vasconcellos
Juan Bautista Villa Wanderley
Julio Cesar Boscher Torres
Júlio César Ramalho Cyrino
Jurandir Nadal
Kioshy Santos de Assis
Laura Maria Goretti da Motta
Laura Silvia Bahiense da Silva Leite
Lavinia Sanabio Alves Borges
Leda dos Reis Castilho
Licinio da Silva Portugal
Lídia Chaloub Diegues
Liu Hsu
Lúcio Guido Tapia Carpio
Luis Alfredo Vidal de Carvalho
Luís Guilherme Barbosa Rolim
Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa
Luís Marcelo Marques Tavares
Luiz Antonio Meirelles
Luiz Antonio Vaz Pinto
Luiz Bevilacqua
Luiz Felipe Assis
Luiz Fernando Loureiro Legey
Luiz Henrique de Almeida
Luiz Landau
Luiz Pereira Calôba
Luiz Pinguelli Rosa
Luiz Roberto Martins de Miranda
Luiz Wagner Pereira Biscainho
Marcello Luiz Rodrigues de Campos
Marcelo Amorim Savi
Marcelo de Almeida Santos Neves
Marcelo Martins Werneck
Marcia Rosana Cerioli
Marcia Walquiria de Carvalho Dezzoti
Márcio de Almeida D’Agosto
Marcio de Souza Soares de Almeida
Marcio M. Ferreira
Marcio Nogueira de Souza
Marcio Peixoto de Sequeira Santos
Marco Antonio Von Kruger
Marco Aurélio dos Santos
Marcos Aurélio Vasconcellos de Freitas
Marcos Pereira Estellita Lins
Marcos Vicente de Brito Moreira
Maria Cláudia Barbosa
Maria Helena Santos
Maria Lucia de Medeiros
Mário Cesar Rodriguez Vidal
Mário Jorge Ferreira de Oliveira
Marli Meirelles de Souza
Marysilvia F. Costa
Maurício Aredes
Maurício Cardoso Arouca
Maurício Ehrlich
Max Suell Dutra
Michel Jean-Marie Thiollent
Michèle Schubert Pfeil
Milena Bodmer
Moema Martins
Murilo Augusto Vaz
Nelson Francisco Favilla Ebecken
Nelson Maculan Filho
Nestor Alberto Zouain Pereira
Ney Roitman
Nilson Costa Roberty
Nísio de Carvalho Lobo Brum
Otto Carlos Muniz B. Duarte
Paula Farencena Vieira
Paulo Augusto Silva Veloso
Paulo César Colonna Rosman
Paulo Cezar Martins Ribeiro
Paulo de Tarso Themístocles Esperança
Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e Melo
Paulo Laranjeira da Cunha Lage
Paulo O. Boaventura Netto
Paulo Sérgio Ramires Diniz
Príamo Albuquerque Mello Junior
Raad Yahya Qassim
Ramon Romankevicius Costa
Renan Moritz Varnier Rodrigues de Almeida
Renato Flórido Cameira
Ricardo Cordeiro de Farias
Ricardo Eduardo Musafir
Ricardo Luiz Perez Teixeira
Ricardo Manfredi Naveiro
Ricardo Merched
Ricardo Tadeu Lopes
Richard David Schachter
Richard Magdalena Stephan
Roberto dos Santos Bartholo Junior
Roberto Macoto Ichinose
Roberto Schaeffer
Rogerio de Aragão Bastos do Valle
Romildo Dias Toledo Filho
Romulo Dante Orrico Filho
Ronaldo Balassiano
Ronaldo Carvalho Battista
Rosa Maria Meri Leão
Rosane Martins Alves
Rosimary Terezinha de Almeida
Rui Carlos Vieira da Silva
Samuel Jurkiewicz
Saul Fuks
Sebastião Ércules Melo de Oliveira
Segen Farid Estefen
Sérgio Alvaro de Souza Carmargo Jr.
Sergio Hamilton Sphaier
Su Jian
Sulamita Klein
Susana Beatriz Vinzon
Susana Scheimberg de Makler
Sylvio José Ribeiro de Oliveira
Theodoro Antoun Netto
Tito Lívio Moitinho Alves
Valmir Carneiro Barbosa
Verginia Reis Crispim
Virgílio José Martins Ferreira Filho
Wagner de Albuquerque Pereira Coelho
Walter Issamu Suemitsu
Walter Porto Junior
Webe João Mansur

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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