Projeto Letramento da Coppe recebe o Selo ODS Edu 2023

Planeta COPPE / Notícias

Data: 04/03/2024

O Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da Coppe/UFRJ foi contemplado, junto com outros 37 projetos da UFRJ, com o Selo ODS Educação 2023 em reconhecimento às iniciativas alinhadas à Agenda 2030.

Criado em 2005, o Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da Coppe/UFRJ é um projeto de extensão universitária que tem o objetivo de alfabetizar toda e qualquer pessoa que não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental e também proporcionar uma base mais sólida àquelas pessoas que, por algum motivo, interromperam seus estudos, dando a elas mais segurança para que possam retornar ao ensino formal. A iniciativa também contribui para a formação didático-pedagógica crítica dos educandos da UFRJ que atuam como extensionistas.

Proposta pela ONU em 2015, a Agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), divididos em 169 metas, que representam um plano de ação global para se alcançar, até 2030, o desenvolvimento sustentável.

Idealizado pelo Instituto Selo Social em parceria com o Programa UnB 2030 e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o Selo ODS Educação é uma certificação que  busca estimular a participação efetiva  das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030. O objetivo é ampliar o impacto no ODS 4 (Educação de Qualidade).

A cerimônia da certificação das instituições contempladas será realizada no dia 5/3, às 15h, na Escola Paulista de Magistratura (EPM), em São Paulo.