TEDGlobal Para Todos começa com viagem à América do Sul

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Data: 07/10/2014

Uma viagem à América do Sul, com escalas na história política do continente de Simon Bolivar e nas histórias do povo Yawanawá, do Acre, passando por uma fantástica visita às nascentes de águas quentes do Rio Amazonas, no Peru, e à floresta onde atuam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Com esse mix de relatos teve início nesta terça-feira, 7 de outubro, a TEDGlobal Para Todos, que é a transmissão em tempo real das palestras da conferência TEDGlobal 2014. A Coppe/UFRJ faz parte de um grupo de universidades, escolas, ONGs e outras instituições, que estão exibindo a Conferência, que este ano tem como tema central “Sul !”. A América do Sul, aliás, está recebendo pela primeira vez o evento, que está sendo realizado na praia de Copacabana.

Os professores Marcos Cavalcanti, do Programa de Engenharia de Produção, e Cláudia Werner, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, coordenadores do evento na Coppe, abriram a sessão inaugural de transmissão das palestras. A exibição das apresentações, destinadas exclusivamente a estudantes, professores, funcionários e convidados da UFRJ, da Coppe e das demais instituições vinculadas à UFRJ acontece no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2).

A biógrafa e crítica literária Marie Arana deu início à maratona de apresentações, que este ano reúne 65 convidados de diversas áreas e países. Abrindo a sessão “Stories”, Arana falou sobre a história de Simon Bolivar, cujos ideais continuam a influenciar a política de países como Venezuela e Equador, e os retratos colorem os muros grafitados de ruas e avenidas de Caracas.

Após falar de Bolivar, a conferência deu visibilidade às histórias de vida de anônimos jovens colombianos recrutados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, no relato de Jose Miguel Sokoloff, especialista em ações anti-guerrilha. “Os guerrilheiros são tão prisioneiros de suas organizações quanto as pessoas capturadas por eles”, afirmou Sokoloff, segundo o qual o governo colombiano já desmobilizou mais de 17 mil jovens das FARCs.

O terceiro convidado da manhã de palestras, o geocientista Andrés Ruzo, conduziu a plateia da TEDGlobal 2014 a uma viagem fantástica até às nascentes de águas térmicas do rio Amazonas, o rio que ferve, na Amazônia Peruana. Ruzo usou a ciência e as lendas dos xamãs para tentar explicar a origem das nascentes térmicas, localizadas a 700 quilômetros dos centros vulcânicos mais próximos.

Para fechar a sessão Stories, subiu ao palco o cacique Tashka Yawanawá, líder do povo Yawanawá, que habita uma área de 200 hectares no Acre. Tashka falou sobre as dificuldades dos povos indígenas em conseguirem demarcar suas terras e em fazer valer os direitos garantidos a eles pela Constituição. Oitocentas pessoas distribuídas em oito comunidades formam os Yawanawás, que ao lado de outros grupos indígenas totalizam apenas 1% da população brasileira.

Veja aqui a programação completa do TEDGlobal 2014.

Saiba mais:
 Programação das conferências transmitidas ao vivo e dos debates realizados no auditório da Coppe

TERÇA (07/10)

11:00 -11:30 – Abertura – professor Luiz Pinguelli Rosa (Diretor da Coppe), professor Marcos Cavalcanti (Programa de Engenharia de Produção da Coppe) e professora Cláudia Werner (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe).

11:30 – 13:00 – Sessão 1(Stories) – Marie Arana (biógrafa e crítica literária); Jose Miguel Sokoloff (especialista em guerrilha); Andrés Ruzo (geocientista); Danay Suárez (cantora e compositora) e Tashka Yawanawá (chefe dos Yawanawá).

14:45 – 16:15 – Sessão 2 (Digital Reboot) – Zeynep Tufekci (socióloga); Pia Mancini (ativista política); Alessandra Orofino (ativista política); Gustavo Ollitta (artista circense); Glenn Greenwald (jornalista) e Andy Yen (desenvolvedor de sistemas de segurança).

16:15-17:15 – Comentários e debate: Open Data /Economia e Sociedade Digital – Marcos Cavalcanti (Programa de Engenharia de Produção da Coppe)

17:15 – 18:45 – Sessão 3 (Crossing Borders) – José Padilha (cineasta); Ethan Nadelmann (especialista em política de drogas); Dilip Ratha (especialista em remessas) e Taiye Selasi (escritora).

QUARTA (08/10)

09:00 – 10:30 – Sessão 4 (Field Work) – Oren Yakobovich (ativista dos direitos humanos), Severine Autesserre (pesquisadora sobre guerras e conflitos), Doreen Khoury (ativista na área de conflitos), Charmian Gooch (ativista anti-corrupção), Ameenah Gurib-Fakim (especialista em biodiversidade).

10:30-11:30 – Comentários e debate: Empreendedorismo social – Gonçalo Guimarães, coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Coppe.

11:30 – 13:00 – Sessão 5 (Urban Canvas) – Robert Muggah (especialista em megacidades); Joanna Wheeler (defensora de mudanças sociais); Su Yunsheng (urbanista); Haas & Hahn (dupla de pintores); Grimanesa Amorós (artista plástica).

14:45-16:15 – Sessão 6 (Empowering Tech) – Rodrigo Baggio (empreendedor social da área de inclusão digital); Bruno Torturra (jornalista do grupo Mídia Ninja); Steve Song (ativista da área de telecomunicações); Syed Karim (empreendedor social na área de TI) e Miguel Nicolelis (neurocientista).

16:15 – 17:15 – Comentários e debate: Empowering Tech – Professor Luis Alfredo Vidal (Coppe/Faculdade de Medicina da UFRJ); professor Paulo Diniz (Programa de Engenharia Elétrica da Coppe) e professor Geraldo Xexéo (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe).

17:15 – 18:45 – Sessão 7 (Blueprints) – Tasso Azevedo (ativista da área de sustentabilidade); Ilona Szabó de Carvalho (especialista em política); Melissa Fleming (especialista em refugiados) e Michael Green (especialista em desenvolvimento social).

QUINTA (09/10)

11:30 – 13:00 – Sessão 8 (Lenses) – Wendy Freedman (astrônoma); Jorge Soto (especialista em detecção de câncer); Vincent Moon (cienasta); Elizabeth Pisani (escritora) e Jimmy Nelson (fotógrafo).

14:45 – 16:15 – Sessão 9 (Basic Needs) – Sipho Moyo (advogada); Teresa Corção (chef de cozinha e educadora alimentar); Isabel Hoffmann (empresária da área de tecnologia alimentar); Joe Madiath (empreendedor social) e Navi Radjou (estrategista de inovação).

16:15-17:15 – Comentários e debate: professor Marcus Vinícius Fonseca, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe (estratégias de inovação).

17:15 – 18:45 – Sessão 10 (Lateral Action) – Khalida Brohi (ativista dos direitos da mulher); Vik Muniz (artista); Alejandro Aravena (arquiteto de espaços urbanos); Misha Glenny (pesquisador da área social) e Ricardo Semler (consultor organizacional).

SEXTA (10/10)

09:00 – 10:30 – Sessão 11 (Mighty Spaces) – Fabien Cousteau (ambientalista e explorador oceanográfico), Mark Plotkin (etnobotânico da Amazônia), Robert Swan (explorador polar) e Matthieu Ricard (escritor e fotógrafo).

10:30-11:30 – Comentários e debate: Desafios Ambientais: aquecimento global e vulnerabilidades – Professora Suzana Kahn (Programa de Engenharia de Transportes da Coppe)

11:30 – 13:00 – Sessão 12 (Fighters) – Kimberley Motley (consultora internacional); Omoyele Sowore (ativista e editor) e Fred Swaniker (empreendedor educacional).

  • TEDGlobal Para Todos

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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