Universidades britânicas convidadas a participar do Centro Rio+

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Notícias

Data: 05/10/2012

Pesquisadores das universidades do Reino Unido que trabalham com projetos de energia de baixo carbono participarão do Centro Rio+ (Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), que será instalado na Coppe/UFRJ. O convite foi feito pela Diretoria da Coppe durante a visita do ministro britânico para Ciência e Ensino Superior, David Willetts, à instituição, no dia 27 de setembro. Acompanhado por reitores e representantes de universidades britânicas, Willetts participou de reunião na qual foram discutidas futuras cooperações.

“Esse foi um primeiro passo para que as universidades britânicas possam participar dos projetos do Centro Rio+e os representantes das instituições vão discutir a melhor forma de organizar essa participação”, afirmou o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, que fez uma apresentação da instituição para os visitantes. O encontro também contou com as presenças do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; do presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Figueiredo; e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ, Debora Foguel; além de professores da Coppe. O reitor da UFRJ, Carlos Levi, deu as boas vindas ao ministro na chegada da comitiva à Coppe.

O Centro Rio+ é um dos principais legados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro. Sua criação foi anunciada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em 22 de junho de 2012, último dia da Rio+20. O objetivo do Centro é facilitar a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos, além de promover o debate internacional sobre desenvolvimento sustentável.

Esse foi o segundo convite da Coppe a instituições de pesquisa estrangeiras para integrar o Centro Rio+20. No mês de agosto, durante a visita do ministro da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, Wan Gang, a Diretoria da Coppe convidou a Universidade de Tsinghua a participar do Centro Rio+. O convite foi resultado da assinatura do acordo de cooperação que ampliou as atividades do Centro China–Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia, mantido em parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, desde 2009.

Além da participação de universidades britânicas nos estudos do Centro Rio+, outras duas possibilidades de cooperação foram discutidas na reunião. A primeira delas seria a ida de estudantes brasileiros estágios e cursos de instituições do Reino Unido por meio das bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras, lançado pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os britânicos também enviariam estudantes para a Coppe e, segundo proposta de Segen Estefen, a Coppe e as universidades britânicas indicariam áreas de interesse mútuo para o envio dos alunos. A outra possibilidade seria a participação das instituições britânicas, em parceria com a Coppe, em projetos que contam com fomento do BG Group. A BG Brasil já vem apoiando trabalhos realizados na Coppe.

Após a reunião, Willetts e sua comitiva visitaram o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe, que em 2013 completará 10 anos de atividade. O grupo conheceu o Tanque Oceânico, onde acompanhou uma simulação de ondas.

Assim como o Centro Rio+, a Coppe também sedia o recém-criado Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego (GIGTech), que atuará como uma fonte de subsídio técnico para o Governo Brasileiro e para os programas da Organização das Nações Unidas (ONU). A exemplo do GIGTech, o Centro Rio+ funcionará em um prédio da Coppe localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária.

A comitiva que acompanhou o ministro David Willetts foi composta por: Eric Thomas, presidente da UUK (Universidades do Reino Unido) e vice-chanceler da Universidade de Bristol; Colin Riordan, diretor da UK Higher Education International Unit e vice-chanceler da Universidade de Cardiff; Paul Boyle, diretor do RCUK; Joanna Newman, representante da UK Higher Education International Unit; Martin Doel, chefe executivo da Associação de Colégios; Louise Richardson, vice-chanceller da Universidade de St. Andrews; Don Nutbeam, vice-chanceler da Universidade de Southampton; Colin Bailey, representante da Universidade de Manchester; Martin Bean, vice-chanceler da Open University; Peter Mills, vice-diretor da Harper Adams University College; Ian Blatchford, chefe executivo do Science Group Museum; Martin Davidson, chefe executivo do British Council; Shirley Jamieson, representante da Cambridge Enterprise; Linda Naylor, representante do ISIS Innovation; Philip Gilmartin, reitor executivo para Ciência, da Universidade de East Anglia; e Alan Mackay, diretor Internacional da Universidade de Edinburgo.

Dando prosseguimento à discussão sobre projetos em conjunto, outra comitiva, formada por professores e pesquisadores de 10 universidades britânicas, participou de reunião com a Diretoria da Coppe, no dia 28 de setembro. Ao lado de professores e pesquisadores da Coppe, os pesquisadores britânicos discutiram a possibilidade de parcerias em pesquisas na área de energia de baixo carbono. Participaram do encontro, professores e pesquisadores das universidades de Aberdeen, Edinburgo, Exeter, Manchester, Newcastle, Plymouth, Salford, Ulster, Warwick e York.