Vencedores do Prêmio Turing, o Nobel da Computação, é tema de palestra na Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 07/12/2020

O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ promove na próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro, um seminário especial como parte das comemorações dos seus 50 anos de atividades. Com o tema “Prêmio ACM-Turing 2019: Ed Catmull e Pat Hanrahan”, o evento abordará as contribuições na área de Computação Gráfica destes dois pesquisadores que ganharam o Prêmio Turing 2019 (anunciado em 2020), considerado o Nobel da Computação. Aberto ao público, o seminário virtual será transmitido, a partir das 18 horas, pelo canal do PESC no Youtube.

Durante o evento, os professores do PESC/Coppe, Claudio Esperança e Ricardo Marroquim, contarão a trajetória de Ed Catmull e Pat Hanrahan, que estão entre os mais proeminentes pesquisadores da área de Computação Gráfica, tendo revolucionado os filmes de longa-metragem com animação 3D, entre outras contribuições. Pat Hanrahan já ganhou três Prêmios Oscar por suas contribuições técnicas para o cinema.

O evento será a única atividade do tradicional Ciclo de Seminários PESC que, em função da pandemia da covid-19, não correu em 2020 em sua plenitude. Entre os outros eventos comemorativos do cinquentenário do PESC, está a Semana PESC 50 anos que, promovida pela Coppe, concentrou diversas palestras de professores e ex-alunos do Programa. Confira como foi:

1º dia – Nelson Maculan fala sobre a criação do PESC durante o seminário que celebrou o cinquentenário do Programa

2º dia – PESC nos anos 1980: primeiro supercomputador brasileiro e início da parceria com o Cern

3º dia – Década de 1990 foi marcada pela solidificação da abrangência do PESC em todas as áreas da Ciência da Computação

4º dia – PESC nos 2000: “sulear” o olhar da pós-graduação

5º dia – Semana PESC: encerramento é marcado por destaques da última década e retrospectiva

  • Prêmio Turing