Professor da Coppe recebe Prêmio Inventor Petrobras 2023

Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 23/05/2023

O professor Theodoro Antoun Netto, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, receberá nesta quarta-feira, 24 de maio, o Prêmio Inventor Petrobras 2023. A premiação contempla tecnologias patenteadas em parceria com a Petrobras, e o professor será agraciado pelo “Localizador acústico dinâmico de derivações de duto”, uma tecnologia desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS), em parceria com o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) e a Transpetro.

De acordo com o professor da Coppe, a tecnologia foi desenvolvida para detectar a trepanação clandestina de combustível, ou seja, o roubo de combustíveis como etanol, gasolina e diesel, conduzidos por longas distâncias por meio de dutos. “Ele se trata de um pipeline inspection gauge (pig), um corpo cilíndrico com instrumentação por dentro, sistema de aquisição de sinal e emissor acústico externo a ele. O corpo é impulsionado pelo fluido ao longo do duto e vai emitindo um som, próximo à frequência dos golfinhos. Quando a frequência passa por determinada derivação, ela emite uma ressonância, sendo ampliada ou atenuada, onde há o roubo de combustível, a assinatura do sinal é alterada. Mesmo quando não é no momento do roubo, essa assinatura é detectada. Hidrofones fazem a escuta e o medidor de distância, odômetro, mostra o ponto onde ocorre o roubo de combustível”, explica Theodoro.

A solenidade de entrega do Prêmio Inventor Petrobras 2023 será realizada no Cenpes, na av. Horácio Macedo, 950, Cidade Universitária, com início às 8h.