O LRAP+ além do Petróleo

Data: 12/04/2024
Horário: 13:30

Local: Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ - Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária

O Laboratório de Recuperação avançada de Petróleo+ (LRAP+) da Coppe/UFRJ promove amanhã, dia 12 abril, às 13h30, o painel “O LRAP+ além do Petróleo”, que marca o início das comemorações de seus 10 anos e anuncia novas linhas de atuação, com foco na transição energética. O evento será realizado no auditório da Coppe, Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.

Participarão como palestrantes, o professor Rien van Genuchten, visitante da UFRJ e da Universidade de Utrecht (Países Baixos); e o engenheiro de petróleo e professor Farid Shecaira, que atuou na Petrobras de 1980 a 2021, exercendo diferenciados cargos técnicos e gerenciais. Van Genuchten abordará o universo de possibilidades de desenvolvimento tecnológico envolvendo os meios porosos. Já Shecaira falará sobre a perspectiva de sequestro geológico de gás carbônico no Brasil.

Abertura do painel contará com a participação do gerente geral de Tecnologia da Shell Brasil, Olivier Wambersie; da gerente de Tecnologias Aplicadas e Experimentais em E&P do Cenpes/Petrobras, Rita Wagner; da diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Ferreira; da professora Juliana Baioco, representando a  diretora da Escola Politécnica da UFRJ, professora Claudia Morgado; da vice-diretora da Escola de Química da UFRJ, professora Andrea Salgado, do decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, professor Walter Suemitsu; e do coordenador do LRAP+, professor Paulo Couto.

Saiba mais aqui mesmo no Planeta Coppe Notícias.