Impressões da década de 2000 é um dos temas do quarto dia da Semana PESC 50 anos

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 12/11/2020

Em seu quarto dia, a Semana PESC 50 anos contará hoje, dia 12 de novembro, com a participação do professor Henrique Luiz Cukierman, que abordará o tema “Impressões sobre a década de 2000”, quando ingressou como docente no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ. A moderação será da professora Claudia Werner. O evento inicia às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do PESC no Youtube.

Durante o seminário, o ex-aluno da Coppe, Fábio Protti, falará sobre o tema “Entre pessoas de excelência: Como progredir tendo os outros como inspiração – Uma experiência vivida no PESC”, com moderação do professor do PESC, Jayme Szwarcfiter. Fábio representará os egressos do Programa que se tornaram professores em uma conceituada instituição de ensino brasileira.

Promovida pela Coppe, a Semana PESC 50 anos está sendo realizada, entre 9 e 13 de novembro, em comemoração ao cinquentenário do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição, criado em 1970. O evento está contando com a participação de professores que ingressaram no PESC em cada uma das décadas e de ex-alunos que seguiram carreiras diversificadas.

Sobre os palestrantes do quarto dia

Graduado em Engenharia de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o professor Henrique Cukierman concluiu o mestrado, em 1996, pelo PESC, o doutorado, em 2001, pelo Programa de Engenharia Produção (PEP) da Coppe. Logo no ano seguinte tornou-se professor do PESC, da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. Dedica-se principalmente aos temas Redes Sociotécnicas, História da Ciência, História da Informática, Abordagem Sociotécnica da Engenharia de Software, e a Construção do Ciberespaço. É auto do livro “Yes, nós temos Pasteur – Manguinhos, Oswaldo Cruz e a História da Ciência no Brasil”, publicado em 2007 e editado pela Relume Dumará/Faperj. Foi agraciado, em 2008, com uma bolsa oferecida pela Fundação Alexander von Humboldt e pela Fundação Fritz Thyssen para realizar pesquisas sobre a História da Informática na Alemanha, ao longo dos anos de 2009, 2010 e 2014, junto ao Deutsches Museum (Munique) e à Universität Konstanz.

Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fábio Protti concluiu os cursos de mestrado e doutorado, na década de 90, no PESC/Coppe.  Tem experiência nas áreas de Teoria de Grafos, Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação. Foi membro do Comitê Assessor (Ciência da Computação) do CNPq, de novembro de 2016 a junho de 2019. Exerceu a função de coordenador da área de Computação da Faperj, de 2016 a 2018, onde foi contemplado duas vezes pelo Programa Cientista do Nosso Estado, em 2012 e 2016.

Confira a programação completa no site da Semana PESC 50 anos.