Professores da Coppe e do Instituto de Biologia lançam livro sobre Biotecnologia Marinha

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 29/10/2020

O professor da Coppe/UFRJ e do Instituto de Biologia (IB/UFRJ), Fabiano Thompson, e a professora Cristiane Thompson, também do Instituto de Biologia, lançaram, no início de outubro, o livro Biotecnologia Marinha. Primeiro do gênero no Brasil, o livro contou com a colaboração de dezenas de autores, dentre os quais 13 da Coppe (incluindo os professores Laura Bahiense, Diogo Tschoeke, Luiz Landau e Rogério Valle, in memorian) e dez do Instituto de Biologia.

A obra cobre desde a introdução ao tema até o empreendedorismo, com análise de mercado, criação de startups, depósito de patentes e desenvolvimento de produtos sustentáveis em biotecnologia marinha.

Segundo o professor Fabiano Thompson, o livro disponibilizado gratuitamente em pdf neste endereço, é voltado a alunos de graduação e pós-graduação das engenharias Ambiental, Oceânica, de Produção, de Pesca e Aquicultura, além de Biologia e Agronomia. Além disso, será feita a distribuição gratuita de três mil exemplares impressos.

Os assuntos abordados no livro incluem também o estudo do DNA do oceano, a gestão do uso econômico da biodiversidade como garantia de recursos para a conservação ambiental; a importância de áreas marinhas protegidas para conservação da biodiversidade e do patrimônio biotecnológico brasileiro; bioincrustação e bioinvasão sob a perspectiva da biotecnologia marinha; e o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

O livro foi produzido pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar) da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).