Professor da Coppe recebe Honoris Causa da Universidade Paris Dauphine

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 02/03/2020

Com uma trajetória dedicada à universidade, o ex-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Nelson Maculan Filho, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Paris Dauphine. A cerimônia de outorga está prevista para o dia 29 de junho, na sede da Universidade, em Paris.

Graduado em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), mestre em Matemática Estatística pela Universidade Pierre e Marie Curie e doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, Maculan é reconhecido por sua atuação acadêmica e política, em defesa da Educação. Professor Emérito da UFRJ desde 2014, foi diretor da Coppe (1990), reitor da UFRJ (1990-1994), secretário de Educação Superior do MEC (2004 a 2006), e Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2007-2008). Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE), foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2007), e recebeu o Prêmio Anísio Teixeira (2011)

Desde 1988, é livre-docente da Universidade Paris Dauphine, que lhe concederá a honraria, na qual realiza estudos nas áreas de Otimização e de Matemática aplicada a problemas de decisão. O professor Bernard Roy, que foi seu orientador de mestrado, é até hoje um de seus parceiros de pesquisa.

Segundo o diretor da Coppe, Romildo Toledo, Maculan é exemplo de integridade e coerência. “Sua contribuição e luta pela educação e pela universidade pública são legados inestimáveis”.

Esse é o sétimo título Honoris Causa que lhe é conferido por universidades sediadas em três países: Universidade Federal do Ceará (UFC – 2012), Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais (Ufla – 2006); Universidade Federal do Piauí (UFPI – 2015), Universidad Ricardo Palma, no Peru (2006), Université Paris 13, França (2005), Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru (2003).

Professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe desde 1971, Nelson Maculan Filho já orientou cerca de 300 dissertações de mestrado e teses de doutorado e publicou 157 artigos em periódicos nacionais e internacionais.