Professores da Coppe apresentam estudos na COP 22
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 11/11/2016
Na próxima semana, os professores da Coppe/UFRJ Emilio La Rovere e Roberto Schaeffer, ambos do Programa de Planejamento Energético (PPE), apresentarão estudos na Conferência Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 22), em Marrakesh, Marrocos, que está sendo realizada de 8 a 18 de novembro.
No dia 15, às 18h (hora local), o professor Emílio apresentará a política municipal de Adaptação à Mudança do Clima da cidade do Rio de Janeiro, resultante de parceria entre a Coppe e a Prefeitura. O projeto, interdisciplinar, envolveu mais de 30 pesquisadores da Coppe e de outras unidades da UFRJ, do INPE e da Fiocruz.
No dia 17, às 15h (em horário de Brasília, 13h), na Sala Pacífico, o professor Schaeffer participará da mesa “Ratcheting up NDCs: Consistent national roadmaps towards the global objective of 1.5C and 2C“, na qual apresentará o projeto CD-Link: Linking Climate and Development Policies (Articulando Políticas de Clima e Desenvolvimento). Trata-se de um modelo de construção de cenários de mitigação da emissão de gases causadores do efeito estufa criado em parceria com 19 instituições. Com isso, os planejadores podem propor um mix de fontes energéticas limpas, que a um custo econômico realista poderia atender a meta de redução de emissões necessária para conter o aquecimento global em níveis mais seguros.
No último dia 18, às 10h40 (hora local), o professor Schaeffer apresentará no Espaço Brasil um estudo sobre oportunidades de mitigação de emissões de gases de efeito estufa para o período de 2020 a 2050, em setores-chaves da economia brasileira. O projeto, encomendado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, envolve 80 pesquisadores, sendo 30 da Coppe e os demais de outras instituições de pesquisa. Na Coppe, o projeto foi coordenado pelos professores Roberto Schaeffer, Alexandre Szklo e André Lucena.
No dia 11, a professora Suzana Kahn Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET), apresentou o Relatório Especial do Painel Brasileiro de Mudanças (PBMC), no qual discutiu o papel das cidades nas mudanças do clima e o papel do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.