Acolhe Coppe

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe oferece para a sua comunidade suporte psicossocial, online e presencial, objetivando contribuir com o bem-estar individual e institucional.

   O acolhimento psicossocial se constitui em antiga e reprimida demanda do corpo social discente. A partir da condição de isolamento social com grande alteração da organização do trabalho, do estudo e da vida como um todo, imposto pela pandemia de COVID-19, a demanda se fez mais presente motivando a criação da modalidade virtual que foi prontamente desenvolvida em julho de 2020.

   A metodologia utilizada conta com diversas ações interdisciplinares objetivando a potencialização do diálogo, da ética, dos direitos, das relações interpessoais, do bem estar individual e coletivo como condição essencial para a desejável transformação da realidade. Para tanto,  atividades individuais e coletivas são oferecidas como ferramentas de apoio: ciranda de mulheres, acolhimento individual, grupo de apoio, encontro de acolhimento, PICS, cursos e oficinas, materiais informativos, dentre outros.

Acolhimentos

As ações de acolhimento emocional desenvolvidas no Acolhe COPPE não substituem ou se equiparam aos serviços psicológicos/psicoterápicos e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada. Isto porque, somos uma unidade educacional/acadêmica e este tipo de demanda é de responsabilidade das unidades clínicas de saúde mental, pública ou privada.

Acolhimento Individual

O acolhimento individual, online ou presencial, é realizado para os discentes da COPPE, onde a queixa principal é privilegiada para o acompanhamento breve com a psicóloga.

Como funciona?

    • No caso de atendimentos online, antes de cada encontro é encaminhado um e-mail com o agendamento e o link da sala privativa para a vídeo chamada.

    • O acolhimento é semanal ou quinzenal, com duração de 30 minutos, por período breve e não substitui o acompanhamento psicológico e/ou médico regular.

 

Acolhimento para Aposentadoria

“Acolhimento para Aposentadoria” é uma nova linha de acolhimento do Acolhe COPPE em parceria coma GRH. É uma ação especifica para a força de trabalho que integra a comunidade COPPE, trazendo aspectos psicossociais do processo de aposentadoria. Nesse sentido, visa propiciar a esse público o conhecimento das questões que atravessam esse momento da vida funcional, para uma tomada de decisão em tempo oportuno. A proposta é de um trabalho preventivo e de promoção da saúde de nossa comunidade através de uma atividade interdisciplinar.

 

Como funciona?

    • Demonstrar interesse pelo acolhimento de preparação para aposentadoria via e-mail para: acolhimentoaposentadoria@adc.coppe.ufrj.br

    • Acolhimento onde será feito uma entrevista social para compreender as particularidades do processo de aposentadoria de cada individuo.

    • Encaminhamento para o acolhimento psicológico individual, se desejar.

    • Encaminhamento para acolhimento coletivo/ individual em pequeno grupo de arteterapia, quinzenal ás quintas de 13h ás 14h30, se desejar.

 

Grupo de Apoio

Após o acolhimento individual, o discente pode optar em dar prosseguimento ao apoio na modalidade de grupo que vai tratar de temas relevantes para os participantes.

Como funciona?

    • O grupo é quinzenal, dia/horário fixo, com duração de 2 horas.

    • O encontro é realizado por vídeo chamada, em sala privativa.

    • A metodologia conta com o processo dialógico e as diferentes atividades/técnicas expressivas, mediadoras das questões a serem trabalhadas.

 

Ciranda de Mulheres

A Ciranda se formou a partir da Roda de Conversa onde as temáticas do universo feminino foram ganhando centralidade e interesse coletivo.

Somos mulheres fortes, sensíveis e amorosas. Modernas e ancestrais, potentes e revolucionárias. Generosas, nutridoras, inventivas e transformadoras.

Diante do acúmulo de funções, emoções e responsabilidades buscamos nos fortalecer mediante o resgate da nossa essência, por vezes silenciada.

Inspiradas no livro Mulheres que correm com os lobos – (Clarissa Pinkola Estés)” as mulheres da nossa ciranda buscam uma delicada aproximação da psiquê feminina por meio de contos, filmes, atividades expressivas e histórias mediadas pela psicóloga Josiane Barros.

Venha Cirandar!

 

Como funciona? 

    • O grupo é quinzenal, 5a feiras – 14:00 as 16:00h.

    • O encontro é aberto e realizado por vídeo chamada: https://meet.jit.si/AcolheCOPPE

    • A metodologia conta com o processo dialógico e com as diferentes atividades/técnicas expressivas, mediadoras das questões de interesse a serem trabalhadas.

 

Encontro de Acolhimento

O Encontro de Acolhimento é um espaço que tem o propósito de dar a oportunidade de compartilhamento das mais variadas experiências do ambiente universitário. Desde as questões que envolvem conflitos nos relacionamentos entre colegas de trabalho e chefia, notas, perdas de prazo, dificuldade socioeconômica; até as conquistas e vitórias do dia a dia.

Como funciona?

    • Os Encontros são divulgados previamente através do Instagram e do e-mail, contando na maioria das vezes com a presença de um convidado.

    • Cada Encontro possui um tema específico, entretanto isso não impede que os participantes tragam uma demanda pontual de temática diferente.

    • Os Encontros são realizados presencialmente na sala do Acolhe COPPE ou na Tenda Lobo Carneiro, sendo o local especificado na divulgação. Eventualmente pode ser que ocorram Encontros online, dependendo da disponibilidade do convidado.

    • A mediação é feita pela Assistente Social Vanda Borges.

 

Arteterapia

Arteterapia é uma área de atuação profissional que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica (Carvalho, 1995). É um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação clienteprofissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde.

Como funciona?

    • O grupo é semanal, dia/horário fixo, com duração de 2 horas.

    • O encontro é realizado na sala do Acolhe Coppe, H-121b

    • A metodologia conta com o processo dialógico e as diferentes atividades/técnicas expressivas. As mediadoras são a Psicóloga Josi e a Arteterapeuta Esther.


Serviços e Direitos

Ações de acolhimento na UFRJ /links

Ações externas de acolhimento

Cartilha-Encaminhamento-RJ-2023-atualizado-1
Psicológico Gratuito ou Social

Cartilhas

Cartilha “Suicídio – Informando para prevenir” ABP/CFM
Folheto – Fatores de risco e sinais de alerta
Carta aos Pais
Cartilha: informações importantes sobre doenças mentais e suicídio
Cartilha: Como Ajudar?
Acolhimento Coppe UFRJ
Assédio Moral nas Relações Acadêmicas
Assédio Moral no Trabalho

Publicações

Para a superação do assédio moral:

O REBAIXAMENTO COGNITIVO, A AGRESSÃO VERBAL E OUTROS CONSTRANGIMENTOS E HUMILHAÇÕES: O ASSÉDIO MORAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Comportamentos Negativos no Contexto Acadêmico
A Escuta Qualificada e o acolhimento na atenção Psicossocial
Manual atendimento vitimas violência saúde pública

Saúde mental e Covid-19:

O assédio moral na educação superior coleta e miranda
Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia
Saúde mental e intervenções psicológicas
Mediação em tempo de coronavírus. A importância da convivência
Efeitos da pandemia do novo corona-vírus na saúde mental

Eventos

Acolhe Coppe comemora 3 anos de atividades com uma série de atividades presenciais

Data: 26/07/2023
Horário: 09h30

Local: auditório do bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ

Site: www.acolhecoppe.coppe.ufrj.br

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe comemora, nos dias 26 e 27 de julho, quarta-feira e quinta-feira, os seus três anos de atividades. Neste ano, o tema será: “A arte de acolher: ação que gera bem-estar individual e institucional”. Serão desenvolvidas ações integradas para o acolhimento emocional, individual e coletivo, de alunos da Coppe e de toda a sua força de trabalho.

A abertura da comemoração será realizada às 9h30, do dia 26, no auditório do bloco G (G-122), do Centro de Tecnologia (CT), pela diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Khan e pela diretora de Gestão de Pessoas, Vanda Borges. Terá ainda a participação da coordenadora-técnica do Acolhe Coppe, a psicóloga Josiane Barros, além da convidada Ivete Ribeiro, assistente social e servidora aposentada da Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Coppe.

Durante dois dias o público terá a oportunidade de participar de vivências de arteterapia, soulcollage, terapias integrativas e complementares (auriculoterapia e meditação guiada), na Tenda Lobo Carneiro (entre os blocos F e G). Com vagas limitadas para estas atividades, os interessados deverão se inscrever previamente neste link. Esta inscrição garante a vaga na atividade escolhida e a participação no sorteio de brindes em cada atividade realizada.

A partir da parceria com a Brigada de Incêndio da Coppe também será oferecida, nos dias 26 e 27, a vacinação para influenza e Covid bivalente, no Bloco I-111, fundos do bloco D do CT.

Saiba mais: www.acolhecoppe.coppe.ufrj.br

Atividades Integrativas e Complementares

A expressão Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) faz referência a um conjunto de abordagens integrativas e complementares, práticas e técnicas transdisciplinares, que têm uma visão holística e abrangente do ser humano.

   De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar e priorizam a qualidade de vida atuando na prevenção, promoção e manutenção da saúde integral. Tem grande potencial para proporcionar relaxamento, boas sensações e bem estar geral, podendo mudar a relação do indivíduo com a sua saúde emocional e física, potencializando a sua interação com o mundo.

Saiba Mais

Quais as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) posso ter acesso pelo Acolhe Coppe?
Aromaterapia
Arteterapia
Exercícios de Respiração e Meditação
Terapia Floral
 
Como funciona?
   Envie um e-mail: acolhecoppe@adc.coppe.ufrj.br para agendar o seu acolhimento e realizar o agendamento da atividade indicada e/ou desejada.
   Na maioria das vezes, as atividades são realizadas em pequeno grupo, uma vez por semana. Havendo a necessidade de atenção individualizada é agendado dia/hora, mediante disponibilidade.
 
PICS
   Aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.
   Arteterapia é um processo terapêutico realizado através de diversas técnicas e processos expressivos ativando núcleos de saúde emocional e a criatividade. Estes processos podem colaborar para a compreensão e resolução de estados afetivos conflitivos, auxiliando na estruturação emocional.
   Meditação é uma prática de regulação do corpo e da mente que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção, trazendo diversos benefícios.
   Florais de Bach são compostos extraídos das flores, indicados para tratar as emoções, ajudar a equilibrar disfunções comportamentais e mentais e assim fortalecer a relação entre mente e corpo. Os florais são substâncias que complementam tratamentos de saúde convencionais.

Contato

Equipe:

  • Vanda Borges – Diretora de Gestão de Pessoas (DGESP) da COPPE
  • Josiane Barros – Coordenadora Técnica do Acolhe COPPE
  • Soraya Sayão – Psicóloga da força de trabalho COPPE

Estagiárias/os:

  • Nicholas França – Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (UFRJ)
  • Larissa Silveira – Serviço Social ( UFRJ)
  • Marcela Rodrigues – Serviço Social ( UFRJ)

(21) 3938-8190

@acolhecoppe

acolhecoppe@adc.coppe.ufrj.br

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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