/Notícias

  • Abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Reologia

    O Rio de Janeiro sediará, de 2 a 7 de agosto, o Congresso Internacional de Reologia (18th International Congress on Rheology) que a cada quatro anos reúne os maiores especialistas do mundo na área. As inscrições estão abertas, sendo que para as apresentações orais o prazo é 30 de janeiro. O evento será realizado no Windsor Barra Hotel e os interessados podem obter mais informações no site http://icr2020.com

  • Inscrições para o Desafio Invent for the Planet 2020 terminam segunda

    Até o dia 24 de janeiro, estão abertas as inscrições para estudantes de graduação, mestrado e doutorado de todos os cursos de Engenharia da UFRJ e do Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) para participar da edição 2020 do Invent for the Planet (IFTP). O evento é uma experiência intensiva de projeto de engenharia considerando temas de impacto planetário. Estudantes de diversas universidades de todo o mundo participam do desafio liderado pela Texas A&M University nos Estados Unidos.

  • Coppe abre inscrições para cursos de especialização

    Cinco cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Coppe/UFRJ estão com as inscrições abertas: Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM); Big Data Estratégico (WIDE); Engenharia de Sistemas Offshore (MSO); Meio Ambiente (MBE), e Petróleo e Gás (MBP). Todos eles têm carga horária de 360 horas, o que corresponde a uma duração entre 12 e 14 meses. As aulas estão previstas para começar a partir de fevereiro.

  • UFRJ receberá apoio para preservação de acervos de obras raras

    O Projeto do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, cujo objetivo é garantir a preservação de acervos raros da Universidade, foi aprovado pelo Ministério da Cidadania para captação de recursos incentivados

  • Professora da Coppe fala sobre mudança climática a parlamentares portugueses

    Alterações climáticas: onde estamos, onde queremos ir e como chegar? Sobre esse tema, a professora da Coppe/UFRJ, Joana Portugal Pereira, proferiu palestra, dia 6 de janeiro, na Assembleia Legislativa da Região Autônoma da Madeira, em Portugal. Professora do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Joana foi a primeira pesquisadora convidada a participar da recém-lançada iniciativa “Parlamento com causas”, que se estenderá pelos próximos quatro anos.

  • Pioneiros da Química: Martin Schmal é homenageado na revista de Química Industrial

    O professor emérito da Coppe/UFRJ, Martin Schmal, foi homenageado pela Revista de Química Industrial (RQI), em sua última edição de 2019 na seção “Pioneiros da Química”. Também foram homenageados os professores Antônio Celso Spinola Costa, Heinrich Friedrich Hauptmann e Vicente Gentil. A seção traz um artigo assinado pelo professor do Programa de Engenharia Química da Coppe dirigido aos jovens estudantes que desejam ingressar na Química.

  • Professora da Coppe apresentará aplicações de técnica nuclear em diagnósticos clínicos em evento no Virginia Tech

    Nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, a professora Inayá Lima, do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ, vai proferir a palestra Nuclear Energy Applications in Clinical Diagnoses (Aplicações de energia nuclear em diagnósticos clínicos) durante o seminário Several Nuclear Approaching (Abordagens Nucleares), no Virginia Polytechnic Institute and State (EUA). A professora da Coppe é uma das poucas especialistas brasileiras da área de Física Nuclear Aplicada que atuam com a microtomografia por transmissão de raios X.

  • Aluna da Coppe é premiada em congresso internacional com estudo sobre vacina para vírus Zika

    A aluna de doutorado da Coppe/UFRJ, Renata Alvim, foi premiada por estudo que pode contribuir para o combate ao vírus Zika. A premiação ocorreu durante o Integrated Continuous Biomanufacturing IV, congresso realizado entre os dias 06 e 10 de outubro em Brewster, MA (EUA).

  • Professor da Coppe participa de evento sobre segurança aeronáutica

    Professor Renato Cotta, da Coppe/ UFRJ, proferiu palestra em workshop promovido pela empresa Gol Linhas Aéreas. Ele apresentou a pilotos, engenheiros e especialistas em segurança aeronáutica o túnel de vento climático (para estudos em formação de gelo e certificado pelo InMetro), o primeiro no hemisfério sul, que foi projetado e construído na Coppe para viabilizar o trabalho.

  • Aluno da Poli conquista primeiro lugar no SPE Paper Contest

    Lucas André dos Santos, sob a orientação do professor Thiago Ritto, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi o primeiro colocado no concurso SPE Brazil Section Student Paper 2019

Páginas