/Notícias

  • Invent for the Planet: começa a maratona da inovação mundial entre alunos de 40 universidades

    Teve início nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a maratona de 48h de inovação pelo planeta. Da Austrália aos Estados Unidos, alunos de graduação e pós-graduação de 40 universidades estão participando do Invent for the Planet 2020. De 14 a 16 de fevereiro eles desenvolverão soluções inovadoras para problemas globais durante. Neste desafio, o Brasil está sendo representado por alunos da Coppe, Escola Politécnica, da UFRJ, e pelo Cefet-RJ: parceria que foi vencedora do ano passado

  • Sidarta Ribeiro profere Aula Inaugural da Coppe

    O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Sidarta Ribeiro, vai proferir a Aula Inaugural da Coppe/UFRJ, dia 13 de março, que marca o início do ano letivo de 2020. Pela primeira vez, a Aula Inaugural e a tradicional recepção aos novos alunos da instituição serão promovidas no mesmo dia. O evento será realizado, às 10 horas, no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2).

  • UFRJ será sede de centro de excelência em transformação digital e Inteligência Artificial

    O professor Guilherme Horta Travassos, da Coppe/UFRJ, apresentou na última quinta-feira, 6 de fevereiro, o Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio). Liderada pela Coppe e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituições que abrigam os mais potentes computadores de alto desempenho do País, a iniciativa articulará ações das principais instituições fluminenses, como UFRJ, UFF, PUC-Rio, Faperj, Fiocruz, dentre outras.

  • Divulgados os temas do Invent for the Planet 2020

    Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, estudantes de engenharia de vários países participam do desafio internacional Invent for the Planet 2020. O Brasil será representado por alunos da Coppe e da Escola Politécnica, ambos da UFRJ, e do Cefet/RJ, sob a coordenação do professor da Coppe/Poli, Marcelo Savi e do professor do Cefet/RJ, Pedro Pacheco. O Invent for the Planet busca encontrar propostas criativas dos jovens para solucionar problemas globais.

  • Conselho Deliberativo da Coppe se manifesta sobre MP 914

    O Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ, em reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 4 de fevereiro, decidiu solicitar ao Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ que se manifeste, em caráter de urgência sobre os prejuízos que podem ser causados às universidades federais caso seja aprovada a Medida Provisória nº 914, de 24 de dezembro de 2019. A medida fere o princípio da autonomia universitária no que tange ao processo de escolha dos dirigentes das universidades federais com sérios impactos na institucionalidade dessas universidades. Confira, na íntegra, a nota aprovada pelo Conselho Deliberativo.

  • Estudantes brasileiros participarão do desafio Invent for the Planet

    Alunos da Coppe e da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) representarão o Brasil no desafio Invent for the Planet 2020 (Invente pelo Planeta) de 14 a 16 de fevereiro. Liderado pela Texas A&M University, Estados Unidos, o evento conta com a participação de estudantes de universidades de vários países. O objetivo é motivar a criatividade, o empreendedorismo e a capacidade de inovação de alunos de pós-graduação e graduação de Engenharia na busca de soluções para problemas de impacto global.

  • Especialistas da Coppe propõem soluções para a crise hídrica no estado do Rio de Janeiro

    No primeiro mês de 2020, os cerca de nove milhões de habitantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foram surpreendidos por uma crise: a água distribuída pela Cedae passou a apresentar odor e sabor desagradáveis, além de turbidez. Os professores da Coppe, Márcia Dezotti, Geraldo Lippel, Fabiano Thompson, Paulo Canedo e Marcos Freitas propõem soluções para o problema.

  • Abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Reologia

    O Rio de Janeiro sediará, de 2 a 7 de agosto, o Congresso Internacional de Reologia (18th International Congress on Rheology) que a cada quatro anos reúne os maiores especialistas do mundo na área. As inscrições estão abertas, sendo que para as apresentações orais o prazo é 30 de janeiro. O evento será realizado no Windsor Barra Hotel e os interessados podem obter mais informações no site http://icr2020.com

  • Inscrições para o Desafio Invent for the Planet 2020 terminam segunda

    Até o dia 24 de janeiro, estão abertas as inscrições para estudantes de graduação, mestrado e doutorado de todos os cursos de Engenharia da UFRJ e do Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) para participar da edição 2020 do Invent for the Planet (IFTP). O evento é uma experiência intensiva de projeto de engenharia considerando temas de impacto planetário. Estudantes de diversas universidades de todo o mundo participam do desafio liderado pela Texas A&M University nos Estados Unidos.

  • Coppe abre inscrições para cursos de especialização

    Cinco cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Coppe/UFRJ estão com as inscrições abertas: Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM); Big Data Estratégico (WIDE); Engenharia de Sistemas Offshore (MSO); Meio Ambiente (MBE), e Petróleo e Gás (MBP). Todos eles têm carga horária de 360 horas, o que corresponde a uma duração entre 12 e 14 meses. As aulas estão previstas para começar a partir de fevereiro.

Páginas