/Notícias

  • Clube EFC Rio promove edição 2020 do Fórum da Economia da Funcionalidade

    O Clube EFC Rio, dirigido pelo professor da Coppe/UFRJ, Francisco Duarte, promove na próxima quinta-feira, 4 de junho, às 17h, o primeiro encontro (virtual) da edição 2020 do Fórum da Economia da Funcionalidade e da Cooperação. O Fórum terá como tema "Bem Viver Alimentar acessível a todos" e será realizado em parceria com o Instituto Atemis

  • Professor Watanabe recebe condecoração japonesa A Ordem do Sol Nascente

    O professor Edson Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, recebeu do governo japonês a condecoração da Primavera 2020, a do 2º ano da Era Reiwa, na categoria Estrangeiro. Watanabe foi contemplado com o Grau de Condecoração “A Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”.

  • Pesquisadores recomendam lockdown no Estado do Rio com base em modelo desenvolvido na Coppe

    Com base em dados gerados por modelo computacional desenvolvido na Coppe/UFRJ, pesquisadores recomendam lockdown no Estado do Rio, caso não haja uma redução rápida na velocidade de transmissão. De acordo com os pesquisadores, o número de infectados no estado poderá chegar a 40 mil no pico da pandemia, prevista para a primeira quinzena de junho.

  • Pesquisadores da Coppe, da PUC e do IME criam manual para higienização de transporte de cargas

    Devido à pandemia da Covid-19, a demanda no setor de transporte de carga tem aumentado. Para garantir que essa atividade seja segura para todos os envolvidos, tanto empresas como clientes, a Defesa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu um conjunto de recomendações relativas à higienização para manuseio e transporte, como uma das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus. Tais recomendações deram origem ao manual "Medidas de Higienização para Transporte de Carga no Estado do Rio de Janeiro".

  • Consulta aos estudantes da Coppe/UFRJ sobre acesso ao ensino distribuído à distância

    A Diretoria Acadêmica da Coppe/UFRJ está promovendo consulta aos alunos da instituição, cujo intuito adotar medidas possíveis para dar continuidade às atividades de ensino. A Coppe solicita que seus alunos de mestrado e doutorado respondam a este questionário, com base no qual a instituição poderá avaliar as limitações e as vantagens do uso de ferramentas tecnológicas de comunicação para o acesso ao ensino nesses tempos de distanciamento físico.

  • Jerson Kelman debate saneamento básico em webinar da FGV-SP

    O professor da Coppe/UFRJ, Jerson Kelman, participa na próxima segunda-feira, 18/5, do primeiro debate da série de webinars “Saneamento básico por um olhar qualificado” promovida pela Escola de Direito da FGV-SP e pela Sociedade Brasileira de Direito Público. O evento será transmitido no canal da FGV no YouTube, das 8h30 às 10h.

  • Coronavírus: empresa residente na Incubadora da Coppe desenvolve “pulmão” capaz de limpar o ar de hospitais

    A empresa Biotecam, startup residente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, desenvolveu um aerador capaz de desinfetar o ar de ambientes confinados, como UTIs e hospitais de campanha, e devolvê-lo limpo e seguro ao ambiente.

  • Professores da Coppe criam modelo preditivo para evolução da pandemia no Brasil

    Os professores da Coppe/UFRJ, Carolina Naveira-Cotta e Renato Cotta, e o especialista em simulação de epidemias, professor Pierre Magal, da Universidade de Bordeaux, França, desenvolveram um modelo matemático que permite traçar previsões para o número de casos da Covid-19, reportados e não reportados, bem como o pico da pandemia em cenários com diferentes medidas de saúde pública.

  • Aluno de Engenharia Mecânica é premiado por projeto de pesquisa conduzido em laboratório da Coppe

    O aluno de Engenharia Mecânica, Lucas André dos Santos, da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), ganhou, no dia 1º de maio, o prêmio SPE Latin America & Caribbean Section Student Paper Contest. Vencedor da etapa brasileira e regional, Lucas está classificado para disputar a etapa mundial, em outubro, em Denver, Colorado (EUA), em outubro.

  • Apoio psicossocial pela internet: inscrições abertas

    A Coppe está com inscrições abertas para formação de grupo para rodas de conversas de apoio psicossocial voltadas para alunos, professores e técnicos-administrativos da instituição. O projeto é uma iniciativa do Núcleo Psicossocial de Apoio aos Discentes (Nupad) da Coppe, em parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ.

Páginas