/Notícias

• Coppe coordena projeto para aprimorar pavimentação nas rodovias federais do Brasil

Pesquisadores da Coppe/UFRJ deram início a um estudo para caracterizar os cimentos asfálticos a serem utilizados em obras de pavimentação nas rodovias federais. O trabalho faz parte de um Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado com o DNIT, e tem como objetivo identificar, avaliar criticamente e definir critérios de seleção dos variados ligantes asfálticos, produzidos a partir do petróleo, que poderão ser utilizados nas obras de pavimentação.

• Clima, água e energia – Coppe promove debate sobre potenciais conflitos socioeconômicos e ambientais

A Coppe/UFRJ promove na próxima quinta-feira, 17 de junho, o seminário Clima, Água e Energia: Potenciais Conflitos Socioeconômicos e Ambientais. Com o objetivo debater a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileira sobre a luz da ciência do clima e dos seus efeitos diretos sobre a população e a economia do País, o evento será realizado das 15 às 18h, e será transmitido pelo YouTube.

• Corte na cota de importação do CNPq coloca em risco a Ciência (e a vacina) brasileira

Além dos muitos cortes orçamentários, outra medida do governo federal ameaça inviabilizar diversos projetos científicos no país: a redução de quase 70% na cota que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dispõe para importação de insumos de pesquisa livres de impostos. O corte draconiano coloca em risco até mesmo o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19.

• Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia de Produção da Coppe

Estão abertas, até o dia 28/06, as inscrições para o processo seletivo para o 3º período letivo de 2021, dos cursos do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe.

• Pesquisadora da Coppe propõe alternativa que reduz evaporação de açudes e aumenta o potencial de abastecimento de água no semiárido brasileiro

As usinas fotovoltaicas flutuantes podem ser uma opção vantajosa para preservar a capacidade hídrica dos açudes nas regiões mais áridas do país. Dependendo do percentual de superfície a ser coberta pelas usinas, o projeto, que teve a bacia Apodi-Mossoró (RN) como estudo de caso, poderia gerar 12 terawatts-hora (TWh) e evitar a evaporação de aproximadamente 124 Mm³ por ano. Essa é a conclusão de um estudo de viabilidade feito pela pesquisadora Mariana Padilha, em sua tese de doutorado defendida no Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ.

• Tecnologia pesquisada na Coppe poderá baratear em 60% o resfriamento de supercomputadores

O crescimento rápido da capacidade de processamento computacional tem tornado o resfriamento de equipamentos eletrônicos um desafio mundial maior a cada ano. O custo anual para o resfriamento de equipamentos, em nível mundial, é estimado em três bilhões de dólares. Para superar esse desafio, pesquisadores da Coppe estão trabalhando no desenvolvimento de um sistema bifásico de resfriamento, que poderá reduzir em até 60% o custo de resfriamento dos chamados supercomputadores

• Artigo de professor da Coppe é premiado por Instituto de Engenharia britânico

Artigo de coautoria do professor Marcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, acaba de ser contemplado com o "Telford Premium", pelo Instituto de Engenharia Civil (ICE) britânico, como o melhor publicado no Journal Ground Improvement, em 2020.

• Professor da Coppe está entre os mais influentes em Ciência da Computação no Brasil

O professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ, está entre os 33 pesquisadores mais influentes que atuam, no Brasil, na área da Ciência da Computação e Eletrônica, de acordo com o ranking da Guide2Research.

• Minicurso Do Reservatório à Refinaria

Estão abertas as inscrições para o minicurso gratuito e online “Do Reservatório à Refinaria”, realizado pelo PRH 7 da ANP, e organizado pela SPE Brasil. Com apoio da Coppe e da Escola Politécnica, da UFRJ, o minicurso está dividido em dez módulos, do qual o primeiro, “Regulação e Legislação”, será realizado dias 1 e 2 de junho

• Professor da Coppe debate a atualização das NDCs brasileiras

O professor da Coppe/UFRJ, Emílio La Rovere, participa nesta quarta-feira, 19 de maio, às 18h, do debate A NDC do Brasil: as implicações técnicas e jurídicas da sua atualização, promovido pelo Núcleo Meio Ambiente e Mudança do Clima do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e o Instituto Clima e Sociedade (iCS).