/Notícias

  • Jerson Kelman discute novo marco do saneamento na TV Folha

    O professor da Coppe/UFRJ, Jerson Kelman, discutiu os principais pontos do novo marco do saneamento, em transmissão realizada pela TV Folha, no programa “Ao Vivo em Casa”, nesta segunda-feira, 3 de agosto. O vídeo está disponível no canal da Folha de São Paulo, no YouTube.

  • Ex-presidente do Cederj, Bielschowsky avalia desafios do ensino remoto

    O professor Carlos Eduardo Bielschowsky, do Instituto de Química (IQ), da UFRJ, abordou os desafios do ensino emergencial remoto em palestra virtual promovida, dia 16 de julho, pelo GT-EAD da Coppe/UFRJ. Ex-presidente do Cederj, Bielschowsky destacou a importância do aprendizado ativo, autônomo, no ensino remoto, para que os alunos não se cansem com longas aulas por vídeo, mas busquem construir seus caminhos de conhecimento.

  • Diretor da Coppe debate Extensão Universitária nas Engenharias

    Confira no canal da Coppe/UFRJ no YouTube o painel “Extensão Universitária nas Engenharias - uma ferramenta de metodologia ativa de ensino”, realizado dia 17 de julho, com a participação do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. Mediado pela professora Susanne Hoffmann, da Escola de Química (EQ/UFRJ), o debate integrou a programação do Festival do Conhecimento UFRJ.

  • Alunos da Coppe e do Cefet conquistam o bicampeonato na maratona mundial Invent for the Planet 2020

    Os alunos da Coppe/UFRJ e do Cefet-RJ venceram a maratona mundial de inovação Invent for the Planet, pelo segundo ano consecutivo. O resultado acaba de ser divulgado pela Texas A&M University (EUA), responsável pela final do campeonato.

  • Alunos da Coppe e do Cefet disputam a final do Invent for the Planet

    Na próxima semana, dias 27 e 28 de julho, o time formado por alunos da Coppe e do Cefet representarão o Brasil na grande final do Invent for the Planet 2020. Em função da pandemia, este ano a final conduzida pela Texas A&M University será disputada remotamente. A equipe brasileira é formada por quatro integrantes: Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, e Samuel Breves e João Lucas, alunos de graduação de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet-RJ.

  • Fundos gerenciados pela Coppetec recebem mais de R$ 4 milhões em doações para a UFRJ

    A Fundação Coppetec mobiliza uma extensa rede de solidariedade no combate ao coronavírus. Cerca de 3 mil pessoas e empresas já doaram mais de R$ 4 milhões aos três fundos gerenciados pela fundação, cujos recursos estão suprindo parte das necessidades emergenciais do complexo hospitalar da UFRJ, ampliando número de leitos, financiando testes, equipamentos e pesquisas realizadas na Universidade para o combate à Covid-19.

  • Nota Coppetec

    A diretoria da Fundação Coppetec emitiu uma nota, dia 20/07, informando aos seus parceiros, clientes e colaboradores sobre as diretrizes de enfrentamento da crise financeira decorrente da pandemia do Coronavírus. Confira a nota na íntegra.

  • EAD: Professor da ECO/UFRJ explica como aprimorar a performance

    O professor Fernando Salis, da Escola de Comunicação (Eco) da UFRJ, apresentou em palestra transmitida, quinta-feira, 9 de julho, pela página da Coppe/UFRJ no Facebook, elementos de organização de conteúdo para ensino à distância (EAD), além de técnicas para aperfeiçoar a performance em frente a câmeras e microfones. Salis destacou que muitos professores não estão acostumados com o ensino remoto e foram forçados pelas circunstâncias a um novo aprendizado. “Não se deve ficar ansioso. É um processo, estamos buscando, tentando, aprendendo. O importante é ser sincero no conhecimento que veicula”.

  • Coppe testa com sucesso ventilador de exceção para Covid-19 em pacientes

    O ventilador de exceção para Covid-19 UFRJ (VExCO) desenvolvido na Coppe/UFRJ foi testado com sucesso em pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Dois exemplares do equipamento instalados nas UTIs do HUCFF reproduziram o modo de ventilação a que vinham sendo submetidos cinco pacientes em estado grave. Todos os testes aconteceram sem nenhuma intercorrência, comprovando a segurança do produto.

  • Engenharia Oceânica da UFRJ é a 19ª melhor do mundo

    A Engenharia Oceânica da UFRJ é a 19º melhor do mundo de acordo com o Ranking Global de Assuntos Acadêmicos 2020, divulgado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consulting. Com cursos de mestrado e doutorado, oferecidos pela Coppe, e de graduação, oferecido pela Escola Politécnica (Poli), a UFRJ é a única representante da América Latina entre as 50 universidades classificadas nesse tema

Páginas