“Conhecimento sem cortes: o impacto da redução de recursos para a C&T e a universidade pública”, é o tema do debate que será realizado no próximo dia 25 de abril, às 11 horas, no auditório da Coppe/UFRJ. Participarão da mesa a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, o diretor de Relações Institucionais da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa.
Aberto ao público, o evento é uma promoção conjunta da Coppe/UFRJ, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciência (ABC).
O auditório da Coppe fica na rua Moniz Aragão, 360, Centro de Tecnologia 2, bloco I, Cidade Universitária.
A Coppe/UFRJ recebeu, dia 3 de abril, uma comitiva de 53 alunos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU). Na companhia do professor Egil Tjåland, chefe do Departamento de Geociências e de Petróleo da NTNU, os estudantes visitaram laboratórios da Coppe.
As viagens de campo fazem parte da programação dos cursos de graduação e de mestrado desse departamento da universidade norueguesa. A proposta é dar oportunidade aos estudantes de visitarem instituições no exterior que atuam nas áreas de engenharia do petróleo, geologia, geofísica, e conhecerem o ambiente acadêmico em outros países.
A comitiva visitou o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), o qual detém o mais profundo tanque oceânico do mundo. Divididos em grupos, por área de formação e interesse, os alunos visitaram também o Laboratório de Métodos de Modelagem e Geofísica Computacional (Lamemo-GC); Laboratório de Otimização de Recursos, Simulação Operacional e Apoio a Decisões na Indústria do Petróleo (Lorde), e o Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (L-RAP).
Saiba mais sobre o Departamento de Geociências e de Petróleo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) consultando o site www.ntnu.edu/ipt
O Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (Sage) da Coppe/UFRJ promoverá, nos dias 26 e 27 de abril, uma nova edição do Treinamento Certificado em Relatórios de Sustentabilidade GRI – G4. Com carga horária de 16 horas, o curso é certificado pela Global Reporting Initiative (GRI) e será realizado das 8h30 às 17h30, no prédio do Sage, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 2, Cidade Universitária.
Destinado a gestores de sustentabilidade e especialistas, o treinamento tem por objetivo apresentar as Diretrizes G4 e preparar os participantes para coordenar o processo de elaboração de Relatórios de Sustentabilidade GRI.
O programa do curso é divido em sete partes: Parte I – Introdução ao relato de sustentabilidade e às Diretrizes G4 Parte II – Preparar: como planejar seu processo de relato Parte III – Conectar: como engajar os stakeholders Parte IV – Definir: como definir aspectos materiais e limites Parte V – Monitorar: como construir seu relatório Parte VI – Reportar: como verificar e comunicar Parte VII – GRI support guide
O valor do treinamento é de R$ 2.400,00. Inscrições e informações podem ser obtidas em: treinamento@sage.coppe.ufrj.br. Tels: (21) 3938-3541/3544. Contato: Soyla Argolo.
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, proferirá a Aula Inaugural da Coppe/UFRJ, na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, às 14 horas. Aberto ao público, o evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, Avenida Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
Graduado em engenharia elétrica pela PUC-MG e doutor em inteligência artificial aplicada à educação pela Universidade de Huddersfield (Inglaterra), Mario Borges é professor titular da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Em sua trajetória ocupou os cargos de diretor científico e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Reitor da UFSJ, além de ter comandado o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A Coppe/UFRJ promoveu, dia 28 de março, o segundo seminário sobre Conteúdo local na indústria do Petróleo. Participaram do debate o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino; e do diretor executivo de Petróleo, Gás Natural e Petroquímica da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Alberto Machado. Ambos fizeram uma defesa não apenas da política de conteúdo local (PCL), mas do papel do Estado como promotor de uma política industrial, no intuito de gerar uma cadeia produtiva capaz de assegurar empregos qualificados e o desenvolvimento de tecnologia nacional.
Alberto Machado abriu o seminário contestando duas afirmações recorrentes de especialistas que defendem a mudança nas PCL: que elas levariam ao aumento no custo de produção para o setor de óleo e gás, e que seriam motivadas por questões ideológicas. Segundo o diretor da Abimaq, a política de conteúdo local teve seu início em 1998, no primeiro leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Caso seja algo ideológico como diz Pedro Parente (presidente da Petrobrás), não é ideologia petista”, afirmou.
Segundo Machado, a PCL não deve ser apontada como razão do encarecimento da produção offshore no Brasil. Em sua opinião, o culpado é o famigerado “custo Brasil” e inclui entre as causas para o aumento nos custos: as metas arrojadas e inviáveis, sinalizações erradas para o mercado, estudos excessivamente otimistas; além de demandas de pessoal superestimadas, editais mal especificados que geram aditivos, projetos com escopo mal definido, perda de poder de compra do Estado.
“Quando a Graça Foster (ex-presidente da Petrobras) assumiu ficou assustada. Sondas de perfuração que deveriam ser alugadas eram importadas com mais de 500 dias de atraso. Nenhuma meta de produção era cumprida. Abreu e Lima foi orçada a 2,3 bilhões de reais, já está em 28 bilhões e não chegou à metade. Também teve o congelamento dos preços de combustíveis, que causou 60 bilhões de reais de prejuízo”, criticou o diretor.
Política industrial ao avesso
Os dois debatedores usaram argumentos históricos, lembrando, sobretudo, os governos dos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, para ressaltar a importância do Estado para o desenvolvimento industrial do país. “JK com o Plano de Metas, e o lema ’50 anos em 5′ trouxe o objetivo de rápida industrialização. O estado de São Paulo teve uma explosão industrial e em 10 anos se tornou a locomotiva do país. Foi uma decisão política”, enfatizou Pedro Celestino, para quem a reserva de mercado garante uma cadeia “fantástica” de formação de valor, de tecnologia, de engenheiros e de operários especializados.
Para o presidente do Clube de Engenharia, o petróleo, cujo controle foi causa de muitas guerras, está sendo “criminosamente” entregue. “Há 50 anos, Noruega e Nigéria eram países pobres. Noruega usou PCL, empresa estatal (Statoil) e royalties e hoje lidera o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A Nigéria abriu mão e hoje tem 60% abaixo da linha da pobreza e se tornou um barril de pólvora. Aqui, abre-se mão do refino, da cadeia logística, é entrega na bacia das almas. Com que finalidade? Estamos vendo a destruição sistemática de tudo o que construímos nos últimos 60 anos”, questiona Celestino.
Celestino e Machado também concordam nas críticas ao Repetro, um regime aduaneiro especial que permite a importação de equipamentos para o setor de petróleo e gás natural sem a incidência de diversos tributos federais. “O Repetro é uma política industrial ao contrário. Ela desonera o estrangeiro, mas não desonera o exportador”, lamenta Machado. “Ele vem do governo FHC, foi mantido por Lula e Dilma, e o Temer quer manter também. É a maior renúncia fiscal da história, em benefício de meia dúzia de empresas estrangeiras”, concorda Celestino.
Seis alunos da Coppe/UFRJ receberão o V Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos. A cerimônia será realizada hoje, quinta-feira, 6 de abril, das 17h30 às 21h, no hotel Rio Othon Palace.
Um total de 141 estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação tiveram seus trabalhos selecionados. Da Coppe, foram contemplados Ivan Neves, Lucas Kling, Rodrigo de Souza Couto, Bianca Santos Molinari, Monica Pertel, Elber Vidigal Bendinelli. Os alunos foram orientados, respectivamente, pelos professores Claudio Castillo e Paulo de Tarso, do Programa de Engenharia Oceânica; Gabriela Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; Luis Henrique Kosmalski e Miguel Campista, do Programa de Engenharia Elétrica; Otto Corrêa, do Programa de Engenharia Civil; José Paulo Soares, do Programa de Engenharia Civil; e Isabel Margarit-Mattos, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
A premiação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) contempla as áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, com foco em inovação e empreendedorismo.
O Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (Sage) da Coppe/UFRJ promoverá, nos dias 6 e 7 de abril, uma nova turma do Treinamento Certificado em Relatórios de Sustentabilidade GRI – G4. Com carga horária de 16 horas, o curso é certificado pela Global Reporting Initiative (GRI) e será realizado, das 8h30 às 17h30, no prédio do Sage, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 2, Cidade Universitária.
Destinado a gestores de sustentabilidade e especialistas, o treinamento tem por objetivo apresentar as Diretrizes G4 e preparar os participantes para coordenar o processo de elaboração de Relatórios de Sustentabilidade GRI.
O valor do treinamento é de R$ 2.400,00. Inscrições e informações podem ser obtidas com Soyla Argolo pelo e-mail: treinamento@sage.coppe.ufrj.br ou pelos telefones: (21) 3938-3541/3544.
O programa do curso é divido em sete partes:
Parte I – Introdução ao relato de sustentabilidade e às Diretrizes G4 Parte II – Preparar: como planejar seu processo de relato Parte III – Conectar: como engajar os stakeholders Parte IV – Definir: como definir aspectos materiais e limites Parte V – Monitorar: como construir seu relatório Parte VI – Reportar: como verificar e comunicar Parte VII – GRI support guide
Para os interessados em conhecer e levitar no Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ, as viagens demonstrativas abertas ao público são realizadas, todas às terças-feiras, em dois horários: 11 às 12h e 14 às 15h. Basta se dirigir à estação do Centro de Tecnologia da UFRJ, que fica no segundo andar do Bloco I-2000 (altura do Bloco H), na Av. Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lasup@dee.ufrj.br.
O Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com essa mesma tecnologia, mas os seus projetos ainda se encontram em fase de testes em laboratório. Ainda não foram implantadas linhas de teste nestes países. O projeto da Coppe está no nível 6 da escala de evolução utilizada pela Nasa (TRL – Technology Readiness Level), para medir o grau de amadurecimento de uma nova tecnologia. A escala TRL vai até o nível 9, quando o produto está pronto para ser posto à disposição da sociedade, comercialmente.
Um ano de testes bem sucedidos
Em fevereiro o Maglev completou um ano de testes bem-sucedidos. Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra é um veículo compacto e leve que se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes. A linha experimental construída na Cidade Universitária é alimentada por quatro painéis de energia solar fotovoltaica.
Planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o Maglev-Cobra levita sobre esbeltas passarelas suspensas que não competem pelo já reduzido espaço das grandes cidades e cuja construção dispensa as caras e impactantes obras civis dos metrôs e trens de superfície convencionais. Além de ser eficiente do ponto de vista ambiental, é economicamente vantajoso. O custo de implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação de um metrô subterrâneo na mesma extensão.
A expectativa é de que o veículo obtenha a certificação e que, em 2020, entre em operação em uma linha de 5 km, na Cidade Universitária, ligando a Estação de BRT Aroldo Melodia ao Parque Tecnológico, conforme previsto no Plano Diretor da UFRJ. No futuro, a linha poderá ser expandida, fazendo a conexão entre os aeroportos Galeão e Santos Dumont.
O apresentador da série Entre Fronteiras, Luís Nachbin, encantou a plateia nas duas palestras proferidas na Coppe/UFRJ, dias 22 e 27 de março, nas quais relatou suas vivências na produção de documentários realizados em 83 países, ao longo de 20 anos de carreira. Mestre em Rádio e Televisão pela San Francisco State University (EUA), professor da PUC-Rio e diretor da produtora Matrioska Filmes, Nachbin é um exímio contador de histórias e um profissional ímpar. Para produzir seus documentários acumula as funções de produtor, câmera, editor e apresentador.
Nos dois dias foram exibidos episódios das séries “Entre Fronteiras Brasil e Entre Fronteiras África” que pautaram os debates com o público. Os eventos foram promovidos pela Coppe/UFRJ e pelo Instituto de Matemática da UFRJ.
Quem costuma ver programas sobre viagens já deve ter ouvido falar da série “Entre Fronteiras”, exibida recentemente no Canal Futura e na TV Brasil. Porém, diferente dos programas tradicionais, seus documentários não sugerem lugares ou passeios, mas revela personagens com histórias inspiradoras.
O documentarista ao lado de Carline, refugiada haitiana, cuja vida é retratada em um dos episódios
“O propósito é buscar indivíduos em situações extremas, em áreas peculiares, que estejam dispostas a contarem suas histórias dialogando com o cotidiano da região. São histórias com potencial de reflexão e que não costumam ter espaço na mídia. Com essas experiências, mais eu conheço a mim mesmo e mais eu crio perspectivas novas sobre a minha realidade”, explicou.
Segundo Nachbin, vários fatores contribuíram para se tornar um ‘contador de histórias’: inquietações pessoais, viagens, experiências profissionais como repórter de Esportes em rádio e televisão. Mas nenhuma delas, conta o documentarista, foi mais importante que a experiência obtida no trabalho temporário que realizou em um asilo nos Estados Unidos. “Foi lá que aprendi a escutar o outro e a valorizar suas histórias”, lembra.
Após mais de 200 episódios produzidos para as séries Viajando Para, Entre Fronteiras Brasil e Entre Fronteiras África, Nachbin se dedica agora a pré-produção de uma série de três episódios sobre refugiados na Alemanha.
Em suas palestras na Coppe, o documentarista exibiu quatro episódios sobre histórias de vidas entre fronteiras que disponibilizamos, nos links abaixo, para os leitores do Planeta Coppe Notícias. Confira!
O episódio conta a história de um senhor que escreve, edita e vende o Jornal da Fronteira, o único jornal bilíngue da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Jorge, quando criança, morou nas ruas do Rio de Janeiro, onde se apaixonou pela notícia. Ele vendia jornais nos sinais de trânsito. Morou no Canadá e no Qatar e escolheu se fixar em Boa Vista.
Mostra a vida de haitianos refugiados em Tabatinga, no Amazonas, fronteira com Colômbia e Peru. O documentarista se torna residente da igreja, junto com haitianos, e desenvolve uma relação Carline, líder dos refugiados, que ultrapassa as barreiras entre narrador e personagem.
Nachbin e uma amiga francesa entram disfarçados de turista no Saara Ocidental, ocupado militarmente pelo governo de Marrocos. Devido à proibição de filmar na ruas, o documentarista entrevista grupos pró-independência em apartamentos e produz imagens através de janelas ou por cima de muros, registrando a violência das repressões contra os Saarauis.
O episódio narra a vida de Don Antonio, um solitário cubano que vive em uma cabana na estrada próxima à fronteira da Bolívia. Vivendo de doações, sua ocupação é ouvir o noticiário político por rádio de pilha. Para descobrir as relações afetivas não reveladas do personagem, Nachbin vai encontrar o irmão de Don Antonio em Miami, nos EUA.
Coppe/UFRJ e Furnas apresentarão as perspectivas do uso do hidrogênio na geração de energia elétrica e em veículos de transporte de massa no evento “Energia do Hidrogênio e Mobilidade”, no dia 05 de abril, a partir das 13h, no Windsor Barra Hotel, na Av. Lucio Costa, 2630, Barra da Tijuca.
Durante o evento, restrito a convidados, também serão anunciados os resultados finais do projeto “Desenvolvimento e Testes de Ônibus Urbanos com Tração Elétrica”, realizado por Furnas em parceria com a Coppe/UFRJ e a Tracel. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de dar uma volta no ônibus híbrido a hidrogênio da Coppe.
Desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio da Coppe, sob a coordenação do professor Paulo Emílio de Miranda, o veículo, que se encontra na terceira geração, apresenta algumas vantagens técnicas em relação às versões anteriores. De acordo com o professor Paulo Emílio, os equipamentos desenvolvidos especialmente para uso em tração elétrica tornaram-se mais compactos, mais leves e mais eficientes. Também ganharam novas funções e estão mais adequados aos métodos industriais de fabricação, visando à produção em série. “Os equipamentos foram arranjados sob nova topologia. Os modos de comunicação, monitoração, aquisição de dados e controle foram modernizados, automatizados e ganharam redundâncias, garantindo a continuidade de operação”, explica o professor da Coppe.
Com a atual configuração, o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio da Coppe passou a ter autonomia de 330 km, atendendo as exigências para veículos de uso urbano no Rio de Janeiro. O novo veículo possui desempenho energético superior aos veículos congêneres e convencionais. “Não por conta de adaptações, mas pelos desenvolvimentos e arranjos inovadores de engenharia de hibridização da energia a bordo. Entre outras iniciativas, também desenvolvemos um conversor de energia seguidor de eficiência com pilha a combustível para a geração de energia elétrica a bordo, o que diminuiu o peso, o custo e o consumo de combustível”, explica o professor da Coppe, Paulo Emílio.
Programação
13h00
Demonstração do Ônibus Híbrido Elétrico-Hidrogênio
14h00 – Abertura
Fundação da Associação Brasileira do Hidrogênio – Prof. Paulo Emílio de Miranda, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe
14h30 – P&D Furnas
Projeto Ônibus com Tração Elétrica – Nelson de Araujo Santos e Jacinto Maia Pimentel GPD.N Furnas
15h00 – 22ª WHEC 2018
World Hydrogen Energy Conference – Sra. Silke Frank, em representação da Associação Europeia do Hidrogênio, da Associação Alemã do Hidrogênio e da empresa Peter Sauber Agentur
15h30 – Intervalo para Café
16:00 – Mesa Redonda
Energia do Hidrogênio e Mobilidade – Professor Edson Watanabe, diretor da Coppe/UFRJ
– Luiz Eduardo Marques Moreira, Superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios de Furnas
– Sandoval Carneiro Jr., Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação da Vale S.A.
A Coppe/UFRJ promove, nesta terça-feira, 28 de março, o segundo seminário sobre Conteúdo local na indústria do Petróleo. Aberto ao público, o evento será realizado, das 14 às 16 horas, no auditório da Coppe, sala 122, bloco G, Centro de Tecnologia, Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária.
Coordenado pelo professor Luiz Pinguelli Rosa,diretor de Relações Institucionais da Coppe, o seminário contará com a participação do vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), Fernando Siqueira; do presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino; e do diretor executivo de Petróleo, Gás Natural e Petroquímica da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Alberto Machado.
A descoberta de grandes reservas de petróleo em águas profundas na costa brasileira, na camada geológica conhecida como pré-sal, ampliou a necessidade de aquisição de equipamentos e contratação de serviços para a ampliação da produção offshore. Tal fato aumentou a demanda na indústria nacional, protegida pelas regras de conteúdo mínimo. Alguns especialistas defendem que a PCL é um importante instrumento de política industrial para formação de uma cadeia de fornecedores internacionalmente competitiva. Outros argumentam que ela é um entrave protecionista que eleva os custos das operadoras, dificultando a ampliação da produção doméstica de petróleo.
A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ abriu edital para seleção de novas empresas focadas em tecnologia e inovação. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio de 2017 e as informações completas estão no site http://www.incubadora.coppe.ufrj.br.
As propostas apresentadas deverão atender aos critérios: o produto ou serviço deve ser inovador, interagir com a UFRJ e apresentar viabilidade técnica e econômica. Os candidatos devem agendar uma entrevista, através do telefone fornecido no edital, para retirada do roteiro da proposta a ser apresentada.
De acordo com Lucimar Dantas, gerente da Incubadora, “as empresas selecionadas poderão ficar incubadas por um prazo máximo de até três anos, durante os quais terão à disposição infraestrutura física e tecnológica (sala de uso privativo, auditório, salas de reunião, internet e telefonia), além de um pacote de serviços para o desenvolvimento da empresa na área de negócios (assessorias, treinamentos e acompanhamento) “.
Em mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de mais de 80 empresas, responsáveis pela criação de mais de 1272 postos de trabalho altamente qualificados. Em 2015, as residentes e graduadas alcançaram um faturamento de R$ 288 milhões.
Sobre a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ
A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisas localizados no ambiente acadêmico. A Incubadora possui, atualmente, 23 empresas residentes e 63 graduadas.
Na próxima segunda-feira, 27 de março, às 10 horas, o documentarista Luís Nachbin profere palestra na Coppe sobre sua experiência como produtor independente em viagens pelas fronteiras de 30 países africanos, realizadas entre 2010 e 2014. Na ocasião serão exibidos episódios do seu documentário “Entre Fronteiras África”. Promovido pela Coppe/UFRJ e o Instituto de Matemática da UFRJ, o evento é aberto ao público e será realizado no auditório da Coppe, Centro de Tecnologia 2, Avenida Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
Mestre em rádio e televisão pela San Francisco State University, Estados Unidos, Nachbin é professor da PUC-Rio e diretor da produtora Matrioska Filmes. Já realizou documentários sobre a cultura de 83 países, registrados em 204 episódios das séries de TV Entre Fronteiras e Viajando Para.
“Entre Fronteiras África” é sequência da primeira palestra proferida na Coppe pelo documentarista, que tem 20 anos de experiência em produção independente. Na ocasião, ele falou sobre sua trajetória e exibiu episódios da série “Entre Fronteiras Brasil”, veiculada na TV Brasil e na TV Futura.
O ex-aluno de doutorado do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, Guilherme Calôba, lançará, no dia 23 de março, o livro Gerenciamento de Projetos com PDCA, produzido em co-autoria com o gerente de projetos Mario Klaes. O evento será, às 19h, na Livraria Cultura – Cine Vitória, na rua Senador Dantas, Centro, Rio de Janeiro.
Publicado pela Editora AltaBooks, o livro aborda conceitos, fundamentos e metodologias que permitem construir um cronograma para gestão de projetos, englobando as fases de planejamento, execução, monitoramento e controle. O PDCA é um método norte-americano voltado para resolução de problemas.
Em comemoração aos 50 anos do Programa de Engenharia Civil da Coppe e do Instituto de Geociências (IGEO), da UFRJ, será realizado, de 22 e 24 de março, às 13 horas, o seminário “Quando agua e ar se encontram”. O evento reunirá especialistas para debater contribuições técnicas-científicas voltadas para minimizar os problemas causados por eventos meteorológicos extremos que condicionam a disponibilidade hídrica e provocam desastres naturais.
Nos dias 22 e 23 serão debatidos os temas “vento, água, energia” e “Atmosfera, Água, Solo, Usos Múltiplos, Desastres Naturais”, respectivamente, no auditório da Coppe, sala 122, no bloco G, no Centro de Tecnologia. No dia 24, será debatido o tema “Água e Tecnologias Sustentáveis” no auditório do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) da Coppe. Ambos localizados na Cidade Universitária.
Aberto ao público, o seminário está sendo promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), pelo Núcleo do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET/RJ) e por outras instituições . Outra motivação para a realização do evento neste período é o Dia Mundial da Água (22/03) e do Dia Meteorológico Mundial (23/03).
A convite da Coppe e do Instituto de Matemática da UFRJ, o documentarista Luís Nachbin profere palestras, dias 22 e 27 de março, no auditório da Coppe. Mestre em rádio e televisão pela San Francisco State University, Estados Unidos, Nachbin já realizou documentários sobre a cultura de 83 países, registrados em 204 episódios das séries de TV Entre Fronteiras e Viajando Para. As palestras são abertas ao público e serão realizadas no auditório da Coppe fica no Centro de Tecnologia 2, Avenida Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
No dia 22, às 14 horas, o documentarista falará sua experiência em 20 anos de carreira registrando histórias inspiradoras pelo mundo. Também exibirá um episódio da série Entre Fronteiras Brasil. No dia 27, às 10 horas, Nachbin falará sobre processo criativo, vantagens e desvantagens de “integrar uma equipe de uma só pessoa”. O documentarista também compartilhará a experiência de ter filmado e dirigido 40 documentários, em 30 países africanos, entre os anos de 2010 e 2014. No mesmo dia exibirá um episódio da série Entre Fronteiras África.
Atualmente Nachbin é professor da PUC-Rio e diretor da produtora Matrioska Filmes.
A Coppe e o Instituto de Economia da UFRJ promovem na próxima terça-feira, 21 de março, o seminário Conteúdo local na indústria do Petróleo: problema ou solução? Aberto ao público, o evento será realizado, das 14 às 18h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), que fica na Avenida Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
Composto por três mesas temáticas: economia, competitividade e inovação, o seminário debaterá os prós e os contras da política de conteúdo local (PCL) aplicada há duas décadas ao mercado de petróleo no Brasil. O seminário reunirá especialistas que consideram o debate desse tema crucial para o desenvolvimento econômico brasileiro.
A descoberta de grandes reservas de petróleo em águas profundas na costa brasileira, na camada geológica conhecida como pré-sal, ampliou a necessidade de aquisição de equipamentos e contratação de serviços para a ampliação da produção offshore. Tal fato aumentou a demanda na indústria nacional, protegida pelas regras de conteúdo mínimo.
Alguns especialistas defendem que a PCL é um importante instrumento de política industrial para formação de uma cadeia de fornecedores internacionalmente competitiva. Outros argumentam que ela é um entrave protecionista que eleva os custos das operadoras, dificultando a ampliação da produção doméstica de petróleo. O seminário permitirá que os argumentos dessas duas percepções sejam analisados e discutidos entre especialistas e, em seguida, debatidos com o público.
Confira, abaixo, a programação completa do evento.
Abertura 14h-14h10
Professor Roberto Leher (reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Economia (14h10-15h)
Palestrantes:
Professor David Kupfer (diretor do Instituto de Economia da UFRJ)
Professor Luis Eduardo Duque Dutra (Escola de Química da UFRJ)
Moderador: Professor Adilson de Oliveira (membro do conselho curador da UFRJ)
Competitividade (15h- 15h50)
Palestrantes:
Professor Edmar Fagundes de Almeida (Instituto de Economia da UFRJ)
Professor Segen Estefen (Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ)
Moderador: Professor Edson Watanabe (diretor da Coppe/UFRJ)
Inovação (15h50- 16h40)
Palestrantes:
Professor Carlos Frederico Leão da Rocha (Instituto de Economia da UFRJ)
Professor José Carlos Pinto (Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ)
Moderador: Professor Luiz Pinguelli Rosa (diretor de Relações Institucionais da Coppe/UFRJ)
O Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ promoveu nesta terça-feira, 7 de março, a sua primeira cerimônia de formatura de mestres e doutores. O evento deu início às comemorações do Jubileu de Ouro do programa que já formou 2.512 mestres e doutores e há mais de uma década mantém o conceito 7, o maior na avaliação da Capes.
A cerimônia deu protagonismo aos alunos, que nas palavras do professor Otto Rottuno, coordenador do programa, se dedicaram “ao aperfeiçoamento pessoal e técnico com vistas à formação de uma grande nação”. A maioria dos 71 mestres e 27 doutores formados em 2016 estava presente à solenidade realizada no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia.
Professor Otto Rottuno elogiou o comprometimento dos alunos
Além do coordenador do professor Otto Rottuno, compuseram a mesa da cerimônia o professor Eduardo Serra, pró-reitor de Graduação da UFRJ; o professor Romildo Toledo, vice-diretor da Coppe que integra o corpo docente do PEC; o professor Luiz Bevilacqua, primeiro coordenador do programa e professor emérito da UFRJ; e a professora Franciane Peters, coordenadora acadêmica do PEC.
“Considero esse momento oportuno para uma reflexão sobre acessibilidade ao conhecimento e ao futuro, a partir de ações do presente, respaldadas pela história. Chegamos ao dia de hoje com muita energia para estabelecer novas paradigmas em termos de formação humana e técnico-científica a serviço do nosso querido Brasil”, disse o professor Otto na abertura do evento.
O vice-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, fez uma análise circunstanciada dos desafios que a Engenharia nacional enfrenta devido à crise econômica, e que apesar disso é o setor que poderá apontar caminhos para um futuro melhor. Na avaliação do professor, a Engenharia Civil, em particular, caminha para um maior desenvolvimento de infraestrutura sustentável e estruturas inteligentes. “A tendência é que tenhamos, cada vez mais, construções com baixo consumo de energia, com maior durabilidade e alto desempenho, o que exigirá maior formação tecnológica. Ou seja, são muitos os desafios, mas o Programa de Engenharia Civil e a Coppe como um todo estão preparados para superá-los, afirma Romildo.
“A partir da unidade ensino-pesquisa-extensão pode-se conceber políticas públicas de educação. Faz parte da história do PEC contribuir com soluções para alavancar o desenvolvimento brasileiro de forma sustentável, oferecendo qualidade de vida a sua população. Subsidiando avanços efetivos na discussão sobre universidade, nação e educação podemos estabelecer a lógica da engenharia de construção de um projeto de nação”, explicou Otto, para quem a ideia de nação se encontra exemplarmente sintetizada nos três pontos elencados por seu colega Antônio MacDowell Figueiredo, coordenador do Programa de Engenharia Mecânica: conquista de padrões satisfatórios de bem-estar coletivo, construção de cidadania democrática e configuração de uma nova arquitetura de convívio social intercultural.
“O homem não é uma ilha”
Professor emérito Luiz Bevilacqua
Para o professor emérito Luiz Bevilacqua, a cerimônia teve um grande simbolismo, pois reunia, pela primeira vez, todos os mestres e doutores formados pelo programa, do qual foi o primeiro coordenador . “A universidade não pode ser um colégio, onde você entra, pega um diploma e vai embora. É preciso que continuem a perpetuar essa união. O homem não é uma ilha. A Coppe é a casa de vocês. Espero que voltem, para o doutorado, o pós-doutorado, ou mesmo para uma visita”, concluiu.
Ex-aluno de mestrado e doutorado da Coppe, o pró-reitor Eduardo Serra contextualizou o evento com a situação atual do ensino superior público no país. “São 50 anos do PEC e quase 250 anos da engenharia no Brasil. É interessante mencionar que ela começou como defesa, com a Escola de Artilheiros. O momento atual pede uma defesa também, a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade que está sob intenso ataque”, destacou o professor.
De acordo com Serra, o orçamento da UFRJ que deveria estar sendo pago em duodécimos a cada mês, está sendo pago 1/18 por mês. “O que nos obriga a tomar decisões sobre completar uma sala de cirurgia no Hospital Universitário ou pagar bolsa de permanência para alunos de baixa renda. Todos os dias nos deparamos com essas dificuldades”, lamentou o pró-reitor.
Para Serra, a universidade pública é o referencial que a sociedade tem de isenção para o diagnóstico e a proposição de soluções para os problemas do país, e “a excelência do trabalho acadêmico e engajamento são pontos comuns aos programas da Coppe, que se voltam para as necessidades do país, produzindo caminhos e soluções para os muitos problemas do Brasil”.
Representando os formandos, Paulo Frederico Lomeu, que concluiu o mestrado no ano passado, destacou que em meio a pessoas de idades e origens diversas, todos partilhavam algumas características comuns: “comprometimento com a demanda de incontáveis horas debruçadas sobre livros, apostilas, manuais de normas técnicas, programando softwares; resiliência, para não desistir diante do cansaço e das dificuldades; resignação por não estarmos tão próximos de família e amigos; paciência, pela espera dos resultados e do aceite de artigos; consciência de que pequenas contribuições propiciam grandes mudanças tecnológicas”.
Equações em guardanapos: valiosas aulas
Professor Sagrilo homenageia seu colega Edison Prates
A solenidade teve parte do seu tempo dedicado a homenagens a professores e funcionários técnico-administrativos, já aposentados, que prestaram relevante contribuição ao programa. Os funcionários Ana Maria Souza, Maria da Glória Rodrigues e Eduardo Nazareth receberam diplomas pela sua dedicada atuação na instituição.
A professora Franciane Peters homenageou os seus colegas aposentados em 2016, Roberto Fernandes e Luiz Fernando Taborda, que dedicaram mais de 40 anos à Coppe. “Sempre gentis e pacientes, dispostos a sanar quaisquer dúvidas e ajudar na superação dos obstáculos que o aprendizado por vezes impõe. Por vezes no almoço mostravam equações em guardanapos, era o que bastava para transformarem décadas de experiência acumulada em valiosas aulas. Que para os jovens docentes eles sirvam como exemplo e não nos deixe esquecer que os alunos são nossa máxima prioridade. Tenho orgulho de dizer que fizeram parte da minha formação e de muitos outros professores”, enalteceu Franciane.
O professor Luis Sagrilo representou o programa na homenagem ao colega Edison Prates, de quem fora aluno no mestrado e doutorado, e depois colega de trabalho no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo). Jamais vi tamanha capacidade de síntese e de foco. “Os conhecimentos do professor Edison sobre elementos finitos, análise dinâmica, fadiga estrutural, confiabilidade estrutural, entre outras, facilitaram muito a nossa evolução na análise de estruturas marítimas, uma área tão multidisciplinar da engenharia. Ele sempre se preocupou em formar alunos que pudessem dar soluções a problemas tecnológicos reais. Uma pessoa extremamente culta, sincera, com senso de justiça e generosidade”, elogiou Sagrilo.
Professor Prates, presente ao evento, agradeceu ao PEC pela liberdade conferida em 44 anos para que ele e seus colegas realizassem seus trabalhos e pesquisas. “Sempre nos orientamos pelo princípio de que seria importante formarmos dois tipos de pessoas: pesquisador voltado a academia e scientific engineer que desenvolvesse pesquisa dentro das empresas. Por essa oportunidade e pelos 20 anos no Laceo eu me sinto grato ao PEC e a Coppe”, reconheceu o homenageado.
Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
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Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS Contato do coordenador: campos@smt.ufrj.br
Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.
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Escola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.
Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.
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Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
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Título: Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS Contato do coordenador: ddantas@oceanica.ufrj.br
Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.
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Polímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
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Título: Polímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES Contato do coordenador: taissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br
Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.
Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.
Programa de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
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Título: Programa de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com
Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ
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Espaço COPPE Miguel de Simoni
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Título: Espaço COPPE Miguel de Simoni Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br
Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE
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SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.
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SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
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Título: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS Contato do coordenador: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br
Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.
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UBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro
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Título: UBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com
Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.
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Unidade de Suporte à Inovação Social – USIS
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Título: Unidade de Suporte à Inovação Social – USIS Coordenador: CARLA MARTINS CIPOLLA Contato do coordenador: carla.cipolla@ufrj.br
Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.
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“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
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Título: “TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE Coordenador: ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA Contato do coordenador: andreanascimento@cos.ufrj.br
Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.
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Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
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Título: Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com
Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.
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Boas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
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Título: Boas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens Coordenador:VANDA BORGES DE SOUZA Contato do coordenador: vanda@adc.coppe.ufrj.br
Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.
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Capacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
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Título: Capacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python Coordenador:EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br
Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.
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Disseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
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Título: Disseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental Coordenador:INAYA CORREA BARBOSA LIMA Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com
Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.
Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.
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INSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
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Título: INSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO Coordenador:ARGIMIRO RESENDE SECCHI Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br
Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.
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Rede Refugia
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Título: Rede Refugia Coordenador:THARCISYO COTTA FONTAINHA Contato do coordenador: tcottaf@gmail.com
Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.
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Agendamento com a GRH
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Agendamento com a GRH
Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.
O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.
Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:
O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.
O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:
Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.
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Gestão Eletrônica de Documentos
Gestão Eletrônica de Documentos
O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.
Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.
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Limpeza de Espaços
Limpeza de Espaços
O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.
O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.
Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.
E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br
O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.
Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.
O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.
O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.
Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas
O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:
Como faço para fazer uma baixa?
Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.
Como faço para fazer uma transferência?
Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.
Como faço para fazer uma doação?
Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.
Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?
Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .
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Agendamento de Transporte
Agendamento de Transporte
O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.
Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.
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Almoxarifado
Almoxarifado
O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única
Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.
Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS Contact information: campos@smt.ufrj.br
About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.
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Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Demo Description
Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br
About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.
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Laboratory for Informatics and Society – LabIS
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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS Coordinator: HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br
About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.
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Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Demo Description
Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br
About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.
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Polymers in Oil and Gas – Additives
Demo Description
Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives Coordinator: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br
About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.
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Polymers: applications and awareness
Demo Description
Action name: Polymers: applications and awareness Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br
About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.
A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA Contact information: amandaxavier86@gmail.com
About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.
Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER Contact information: werner@cos.ufrj.br
About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.
QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br
About the action:Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program
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QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Demo Description
Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br
About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.
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UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA Contact information: matheusoli@hotmail.com
About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.
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Support Unit for Social Innovation – USIS
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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS Coordinator: CARLA MARTINS CIPOLLA Contact information: carla.cipolla@ufrj.br
About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),
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Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
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Título: Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA Contato do coordenador: luizart@gmail.com
Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.
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MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com
Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.
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EAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
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Título: EAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br
Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.
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EAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
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Título: EAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br
Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.
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“Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society Coordinator: ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br
About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.
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Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA Contact information: amandaxavier86@gmail.com
About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.
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Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning Coordinator:VANDA BORGES DE SOUZA Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br
About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.
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Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming Coordinator:EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA Contact information: edmundo@land.ufrj.br
About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.
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The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability Coordinator:INAYA CORREA BARBOSA LIMA Contact information: inayacorrea@gmail.com
About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.
About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.
About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.
About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.
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UFRJ Observatory of Community Bank and Digital Local Currency
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Action name: UFRJObservatory of Community Bank and Digital Local Currency Coordinator: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA Contact information: luizart@gmail.com
About the action: The UFRJ Observatory of Community Bank and Digital Local Currency aims to make such experiences visible as well as strengthen and reflect on them, whether by promoting spaces for debate and teaching-learning or by developing technologies with the involved groups. It is inspired by (and works in tandem with) the network formed by science outreach researchers which began in 2020, the Observatory of Community Bank and Local Currency (OBM). This network brings together researchers engaged in allying their academic knowledge with the practical activities of community banks and social currency in Brazil, from the perspective of listening to the involved groups, engaging in outreach work and analysing the practices of the groups involved. “Community Banks are solidarity-based financial services, in a network, of an associative and communitary nature, aimed at generating work and income with a perspective of reorganizing local economies”. They bring together practices and principles, such as a microcredit granting for local production and consumption, whenever possible, in social currencies (valid in a restricted territory and at par with the Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). In Brazil, such banks had Banco Palmas (Fortaleza, 1998) as their pioneering experience and accumulated more than 150 initiatives. With the digitalization of their social currencies, they inspired and worked in tandem with public policies for income transfer, notably in the State of RJ.
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MOB4.0 – Hub of smart planning of the mobility of the state of Rio de Janeiro
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Action name: MOB4.0 – Hub of smart planning of the mobility of the state of Rio de Janeiro Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA Contact information: matheusoli@hotmail.com
About the action: Access to information and communication technologies offers a diverse range of data collection instruments capable of tracking the positioning of people and objects in space and recording their movements over time. Composing this set of instruments, IoT (Internet of Things) devices, applications and records of the use of smart services (e.g. cards, terminals) stand out as potential sources of data for the planning, management, operation, and monitoring of transportation services. In this context, the present course aims to validate the potential of the state of art in terms of intelligent data collection tools within the field of urban mobility planning for the construction of an ecosystem of intelligent mobility planning in the State of Rio de Janeiro. Methodologically, the training program for the regulation, hiring and use of analytical tools and databases on the same topic is carried out through the development and validation of an information platform aimed at planning mobility in an intelligent, inclusive and sustainable way, focusing on the municipalities of the State of Rio de Janeiro.
About the action: We are increasing the volume of carbon in the atmosphere, which poses a risk to society and will generate a major global impact. In the Low Carbon course, offered by COPPE/UFRJ, we will present ways to reduce this impact through low carbon solutions, showing the importance and need for low carbon technologies.
About the action: We are increasing the volume of carbon in the atmosphere, which poses a risk to society and will generate a major global impact. In the Low Carbon course, offered by COPPE/UFRJ, we will present ways to reduce this impact through low carbon solutions, showing the importance and need for low carbon technologies.