Sala de amamentação é inaugurada por alunas da Coppe

Alunas do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ inauguraram, no dia 13 de maio, o Núcleo de Acolhimento Parental. O espaço consiste num ambiente confortável para amamentação ou retirada de leite materno.

A ideia surgiu da necessidade atual de oferecer um local propício e seguro para as mães e os pais que são estudantes e pesquisadores do PEN. A proposta foi acolhida desde a sua concepção pela coordenação do PEN, que viabilizou a disponibilização e a montagem do espaço, garantindo a escuta ativa dos alunos e dos pesquisadores no processo de implementação e assegurando suas necessidades.

“Muitas mães precisam abandonar seus estudos por não terem rede de apoio nem um espaço apropriado para trocar e amamentar seus bebês”, conta Thais Hauradou, representante dos discentes do PEN.

Inicialmente, o espaço será utilizado pelas mães e pelos pais do PEN e do Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Escola Politécnica da UFRJ, devido ao tamanho reduzido do ambiente.

Localizado na sala 200, do Bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ, o espaço é equipado com frigobar para armazenamento de alimentos para os bebês, cadeira de amamentação, cadeira de alimentação, berço e trocador. A sala também inclui brinquedos lúdicos e educativos, além de mesa e cadeira infantil para atividades.

Ceped promove seu primeiro seminário

O Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia em Desastres (Ceped) da Coppe/UFRJ promove nesta sexta-feira, 17 de maio, o seu primeiro seminário. Com o tema “Projects and research collaborations for disaster and humanitarian operations across Brics countries”, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir as experiências no gerenciamento de desastres em diferentes países e formas de colaboração nesta área entre as nações que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O evento híbrido será realizado, em inglês, no auditório Alberto Luiz Coimbra, na sala G-122, no Centro de Tecnologia, das 9 às 12h.

O seminário contará com apresentações do coordenador do Ceped Coppe e professor do Programa de Engenharia da Produção (PEP), Tharcisio Fontainha; da professora Nirmala Dorasamy, do Department of Public Management and Economics, Durban University (África do Sul); do professor Shane Underwood, da North Carolina State University (EUA); de Vipul Nakum  (Índia); e do tenente-coronel Gil Kempers, ex-secretário municipal de Proteção e Defesa Civil.

Serão disponibilizados certificados de participação do evento. Inscreva-se: https://forms.gle/CGvkLA31WdqDBey2A

Diretora da Coppe participa do próximo evento G20 no Brasil sobre cidades e os desafios climáticos

A diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participa no dia 16 de maio, a partir das 9h30, da série “G20 no Brasil”, promovida pela Editora Globo. O tema desta edição será “Como preparar as cidades para os desafios climáticos e a promoção do bem-estar dos cidadãos”.

O tema parte da estimativa que até 2050 a população urbana global aumente em 2,2 bilhões de habitantes, concentrando ainda mais pessoas nas cidades. As mudanças climáticas tornaram ainda mais urgente desenvolver processos e uma estrutura pensada para o desenvolvimento de áreas como a social, da saúde e da tecnologia em centros urbanos.

A diretora da Coppe estará no Painel 2, no qual será abordado “Cidades Inteligentes e desenvolvimento: como entregar o futuro aos cidadãos”, com mediação do editor da editoria Rio do jornal O Globo, Rafael Galdo.

O evento será realizado no auditório da Editora Globo, na Rua Marquês de Pombal, 25, Centro, RJ. Os interessados em participar devem se inscrever acessando o site do evento: https://oglobo.globo.com/projetos/g20nobrasil

Coppe promove workshop com secretários de transporte sobre o impacto da pandemia na mobilidade da Região Metropolitana do RJ

O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ promove, dia 15 de maio, um workshop sobre o impacto da pandemia Covid-19 no padrão de deslocamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento reunirá secretários de diferentes municípios do Rio de Janeiro e contará com a participação do secretário estadual de transportes do Espírito Santo que trará o exemplo do transporte público na Grande Vitória, cujo atual modelo de gestão é tido como referência por especialistas da área.

O workshop é mais uma etapa do projeto “Desafios para a promoção de um transporte público sustentável na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ)”, coordenado pelo Professor Glaydston Mattos Ribeiro, do PET/Coppe. O objetivo é entender quais os desafios e as responsabilidades da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil para a promoção de um transporte público sustentável na RMRJ.

A primeira etapa foi a realização da pesquisa de campo que identificou o padrão de deslocamento da população, visando compreender os modos utilizados, bem como as razões de sua utilização, após a pandemia da Covid-19. O levantamento levou em conta os novos atores no cenário de transportes mundial, como os veículos por aplicativo, as bicicletas compartilhadas, dentre outros, e o uso de veículos de baixa capacidade. A etapa seguinte foi debater com as empresas operadoras do sistema de transporte público, para entender os seus principais desafios.

Agora é a vez dos gestores públicos mostrarem a situação atual da mobilidade, que é o objetivo da mesa-redonda “Será que mudamos? Um panorama do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro – a visão do poder público”.

O workshop será realizado, das 9 horas às 13 horas, no Auditório Ruy Barreto da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na Rua Candelária, nº 9, 12º andar, Centro. Os interessados devem fazer a inscrição por meio deste link.

A mesa, parte central do workshop, contará com a participação da secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro, Maína Celidônio; do secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Leonardo Callijão; do secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier; do presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), Leonardo Matias; e do secretário de estado de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno. A moderação será do professor Glaydston Ribeiro.

Ainda durante o evento, após a apresentação do estudo de campo realizado pela Coppe, que envolveu 4.300 entrevistados, a diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, mostrará o atual cenário do transporte público na RMRJ. Na sequência o secretário Fábio Damasceno falará sobre o transporte público na Grande Vitória, cujo atual modelo de gestão é tido como referência por especialistas da área.

Coppe promove workshop “Cenários Prospectivos para Uso de Energia em Transportes”

O Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da Coppe/UFRJ promove, no dia 16 de maio, o workshop “Cenários Prospectivos para uso de Energia em Transportes”. Será a quinta edição de uma sequência de workshops que estabelece uma rotina anual de discussão sobre o principal desafio da sociedade para o século XXI: aplicar o conceito de sustentabilidade ao uso de energia para os transportes.

O objetivo central do workshop é mostrar um diagnóstico do atual cenário de transportes e discutir as medidas de mitigação necessárias para o alcance do compromisso brasileiro junto ao Acordo de Paris.

Pesquisadores do LTC, coordenados pelo professor Márcio D’Agosto, do programa de Engenharia de Transportes da Coppe, têm se debruçado na busca de soluções que tornem os veículos pesados não tão poluentes.

Durante o workshop serão apresentados resultados iniciais de dois estudos que estão em andamento no LTC/Coppe, a partir da substituição do diesel.

O primeiro estudo é voltado para a Avaliação do Ciclo de Vida de caminhões com motores elétricos movidos à bateria, e para analisar o Ciclo Diesel Euro VI (que estabelece limite máximos de emissões) produzidos pela indústria brasileira. Já o segundo é para verificar a pré-viabilidade econômica, financeira e ambiental do aumento da escala da produção de biodiesel, a partir do óleo residual da produção de etanol de milho via rota enzimática.

Com apoio do CNPq, o evento será realizado na Inovateca, do Parque Tecnológico da UFRJ, na Rua Aloísio Teixeira, 564, Cidade universitária.

Confira a programação

08h30 – Credenciamento

09h00 – Abertura (Emílio La Rovere – Professor da Coppe)

09h15 – Panorama do setor de transportes (George Goes – PNUD)

09h35 – Rodada de conversas com transportadoras e embarcadores (Lino Marujo – Professor da Coppe)

10h25 às 10h45 – Análise internacional (COP 28) e a importância do setor de transportes para o atendimento dos compromissos internacionais (Andrea Santos – Professora da Coppe)

10h45 às 11h05 – Adaptação: por que precisamos dela? (Victor Abreu – Pesquisador da Coppe)

11h05 às 11h30 – Cenários prospectivos do setor de transportes (Daniel Schmitz – Pesquisador da Coppe e fundador da Lùth-e)

11h30 às 12h00 – Mesa redonda – Transição Energética (Márcio D’Agosto – Professor da Coppe – e convidados)

12h00– Brunch, interação e networking

13h30 – O papel dos biocombustíveis na transição energética (Rejane Rocha e Mariane Gonzalez – Pesquisadoras da Coppe)

14h00 – Mobilidade elétrica – Avaliação do Ciclo de Vida de caminhões com motores elétricos a bateria e Ciclo Diesel Euro VI produzidos pela indústria brasileira (Ana Ângelo – Professora da UFF)

14h30 – Panorama global sobre descarbonização no transporte de carga (Yann Briand – Pesquisador do Institut du Développement Durable et des Relations Internationales-IDDRI)

14h50 – Introdução aos Grupos de trabalho e introdução das dinâmicas

15h00 – Matriz de probabilidade e impacto de risco das medidas de mitigação selecionadas

16h00 – Mesa-redonda Lado da demanda: Como modificar o sistema para reduzir os deslocamentos? (Márcio D’Agosto – Professor da Coppe – e convidados)

16h50 – Encerramento e próximos passos (Márcio D’Agosto – Professor da Coppe)

Inteligência Artificial e as Ciências é tema da Reunião Magna da ABC com participação de professor da Coppe

O professor Edmundo Souza e Silva, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, participará da Reunião Magna da ABC 2024, cujo tema será “Inteligência Artificial e as Ciências: Oportunidades e Riscos”.  O evento será realizado de 7 a 9 de maio, e a palestra do professor da Coppe será, no primeiro dia, às 15 horas, durante a Sessão Plenária II, dedicada à temática “Avanços da Computação e Inteligência Artificial”.

Também participarão desta Planária, os professores Altigran Soares da Silva, do Instituto de Computação, da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam); e Clarisse Sieckenius (Emérita e aposentada), do Departamento de Informática da Puc-Rio.

Ainda durante o evento, será realizada, no dia 8, a cerimônia de diplomação nos novos acadêmicos. Entre eles, o professor Eduardo Antônio Barros da Silva, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, que fora eleito membro titular em dezembro do ano passado, na área “Ciências da Engenharia”.

A Reunião Magna da ABC será realizada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, 1, Centro.

Saúde e Segurança do Trabalhador: série de matérias traça um panorama das ações e projetos da Coppe

O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data marca um momento de reflexão sobre a importância do desenvolvimento de um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores.

Na Coppe/UFRJ, esforços conjuntos entre as agendas institucional e acadêmica respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.

Confira abaixo o conjunto de três matérias sobre iniciativas da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar de suas equipes.

Abril Verde

Instituído em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho remete a um trágico acidente ocorrido em uma mina nos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. O que era um dia de luto pela morte, transforma-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho digno.

Dados do SmartLab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, revelam que, somente em 2022, foram notificados 612.920 acidentes de trabalho no Brasil. Os números abrangem tão somente a população com vínculo de emprego regular, não estando aí alcançado, portanto, o trabalho informal.

Ao longo da última década, instituições, empresas, sindicatos e órgãos governamentais têm abraçado a causa com a campanha Abril Verde, realizando ações de conscientização dos trabalhadores e empregadores sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e do adoecimento ocupacional. Apesar de ainda não instituído oficialmente pelo governo federal, o Abril Verde é projeto de lei (PL 1063/2022) do senador Paulo Paim (PT/RS), em tramitação no Senado Federal.

O movimento, portanto, constitui-se como uma oportunidade das empresas e organizações revisarem suas políticas, procedimentos e práticas de segurança no ambiente de trabalho e estimula a transparência e a responsabilidade corporativa.

Acolhe Coppe registra aumento de 88% de acolhimentos emocionais

Desde 2020, com a criação do Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe, a instituição expande sua atenção para além da conformidade regulatória, abraçando uma abordagem mais abrangente em relação ao bem-estar dos colaboradores. O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar: psicólogas, arteterapeutas, terapeuta integrativa e assistente social. Os serviços são: acolhimento psicológico individual breve, grupo de apoio, grupo de arteterapia, além das práticas integrativas e complementares (PIC’s: reiki, cromoterapia, reflexologia, auriculoterapia, terapia floral, aromaterapia). O projeto registrou, em 2023, o total de 885 acolhimentos emocionais, um aumento de 88% em relação ao ano de 2022 com uma grande procura pelas práticas integrativas e da arteterapia.

 “A grande procura pelos acolhimentos emocionais parece reafirmar a importância de um espaço intra-institucional seguro, profissional e ético para acolher e acompanhar a saúde emocional das trabalhadores e discentes por meio de técnicas científicas validadas e já amplamente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, conta Josiane Barros, psicóloga e coordenadora técnica do Acolhe Coppe.

Em 2023, o Acolhe Coppe participou de outras ações em parceria com a Gerencia de Recursos Humanos (GRH) da Coppe: Projeto Preparação para Aposentadoria, como uma nova linha de acolhimento que fornece uma escuta qualificada e atua em consonância com o Estatuto da Pessoa Idosa, na promoção do envelhecimento saudável. Como também, das ações psicoeducativas que incluem os trabalhadores terceirizados das atividades de limpeza e conservação, com enfoque nas seguintes temáticas: integração, valorização, pertencimento e superação do assédio moral, entre outras ações.

O Acolhe Coppe faz parte do conjunto de ações das agendas institucional e acadêmica da Coppe que respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.

Confira abaixo as outras duas matérias sobre a atuação da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar dos trabalhadores.

Gestão de riscos da Coppe realiza rastreamento para redimensionar estratégias de melhorias para a prevenção de acidentes  

Pesquisadores da Engenharia de Produção da Coppe desenvolvem novas soluções ergonômicas  

Pesquisadores da Engenharia de Produção desenvolvem novas soluções ergonômicas

Em meio às iniciativas dedicadas às melhorias do bem-estar das equipes pertencentes ao quadro funcional da Coppe, pesquisadores da instituição desenvolvem e ampliam a segurança do colaborador em projetos de pesquisa aplicados em empresas dos mais diversos setores.

Equipe do Laboratório de Ergonomia & Projetos (Ergoproj), do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, coordenada pelo professor Francisco Duarte, realiza Análise Ergonômica do Trabalho e Diagnósticos sobre maturidade da cultura de segurança em plataformas de petróleo, refinarias, termelétricas, unidades de tratamento de gás, embarcações e armazéns. De acordo com o professor, o objetivo é aprimorar práticas de seguranças existentes, como as análises de acidentes, os retornos de experiência e práticas reflexivas que permitam construir a confiança entre as equipes de trabalho e seus gestores a nível estratégico para desta forma eliminar o silêncio organizacional, considerado o principal inimigo da segurança.

Com base no conhecimento do trabalho das equipes operacionais embarcadas busca-se desenvolver novas soluções ergonômicas e projetos inovadores para plataformas de petróleo. “Podemos destacar que a ergonomia é pela primeira vez uma disciplina de projeto desde as etapas iniciais (projeto básico) à construção passando pelos estudos de detalhamento”, explica o professor Francisco.

A equipe do laboratório vem contribuindo ainda com a segurança das operações em projetos de descomissionamentos de plataformas de petróleo, novo desafio da indústria offshore em nosso país.

Área multidisciplinar que estuda a interação entre o ser humano, a máquina e o ambiente de trabalho, a Ergonomia desempenha um papel crucial na prevenção de lesões musculoesqueléticas, fadiga, estresse e outros problemas de saúde relacionados ao trabalho. Compreender e otimizar essa interação é essencial para garantir não apenas a segurança dos trabalhadores, mas também sua produtividade e bem-estar.

O Ergoproj faz parte do conjunto de ações das agendas institucional e acadêmica da Coppe que respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.

Confira abaixo as outras duas matérias sobre a atuação da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar dos trabalhadores.

Acolhe Coppe registra aumento de 88% de atendimentos

Gestão de riscos da Coppe realiza rastreamento para redimensionar estratégias de melhorias para a prevenção de acidentes  

Gestão de riscos da Coppe realiza rastreamento para redimensionar estratégias de melhorias para a prevenção de acidentes

Para a garantia de um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com as regulamentações, a equipe da Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (GSMS) da Coppe/UFRJ está realizando um mapeamento das áreas de riscos, dos recursos de segurança e dos procedimentos de evacuação dos ambientes da instituição em situações de incidentes e acidentes. De acordo com o diretor-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Coppe, Tharcisio Fontainha, o objetivo é garantir a segurança das pessoas e o correto dimensionamento dos recursos necessários.

O monitoramento constante dos extintores de incêndio é a garantia de que eles estejam sempre em condições adequadas para uso. Em 2022, foram elaborados 13 novos projetos, e atualizados outros 43, de rotas de fuga, iluminadores e sinalizadores de emergência, bem como de extintores de incêndio, juntamente com relatórios descritivos detalhados dos ambientes, contribuindo para uma resposta mais eficaz em situações de crise.

A GSMS realizou, naquele mesmo ano, capacitações em manuseio de extintores de incêndio e boas práticas de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) em laboratórios e salas de aula. Os participantes adquiriram conhecimentos essenciais para garantir a segurança pessoal e coletiva nas atividades cotidianas dentro da instituição.

Outra importante atribuição da GSMS é a retirada de resíduos químicos dos laboratórios. Em 2022, foram coletadas 4.2 toneladas desse tipo de material, promovendo a responsabilidade ambiental e a prevenção do descarte irregular.

“Também temos um projeto de implementar um sistema de compartilhamento de produtos químicos entre os laboratórios. Os produtos descartados por um laboratório poderão servir de insumos para outros laboratórios”, explica o professor Tharcisio. Ele destaca ainda que estão sendo desenvolvidos planos de contingência para situações adversas na Coppe, em parceria com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos. “O objetivo é padronizar, aprimorar e formalizar os procedimentos a serem adotados para os casos de acidentes”. 

A antiga Brigada de Incêndio da Coppe, que fazia parte do organograma da GSMS até 2023, passou para o comando da UFRJ.

A GSMS faz parte do conjunto de ações das agendas institucional e acadêmica da Coppe que respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.

Confira abaixo as outras duas matérias sobre a atuação da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar dos trabalhadores.

Acolhe Coppe registra aumento de 88% de atendimentos

Pesquisadores da Engenharia de Produção da Coppe desenvolvem novas soluções ergonômicas  

Pesquisadores da Coppe desenvolvem softwares para conectividade segura de automóveis

A privacidade passou a ser um ponto crítico para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a conectividade veicular, em função da enorme coleta de dados em diversas e variadas plataformas e dispositivos.

Os veículos elétricos modernos possuem sensores que geram um grande volume de informações, que envolvem o funcionamento e estado dos componentes automotivos, a sua localização, as rotas que percorreu com mais frequência, e a forma como foi conduzido pelo motorista, dentre outras. Por outro lado, a partir desses dados coletados, a indústria automotiva pode desenvolver diversificadas aplicações, como forma competitiva, para ter um produto bem mais próximo ao estilo do motorista.

Essa equação vem sendo estudada a fundo pelos pesquisadores do Grupo de Teleinformática e Automação (GTA) da Coppe/UFRJ que estão desenvolvendo uma inovadora arquitetura de softwares. O projeto conta também com a participação de pesquisadores do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (Lafae).

Como parte do projeto “Aplicações veiculares com aprendizado distribuído e manutenção de privacidade (AVADiP), a arquitetura está sendo estruturada para ser utilizada em qualquer aplicação de coleta de dados, com garantia de privacidade.

Coordenado pelo professor Miguel Elias Mitre Campista, do GTA/Coppe, o projeto foi aprovado, em 2023, no Programa Prioritário Conectividade Veicular, liderado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), e que integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), uma expansão do antigo Rota 2023. A meta é estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo, por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias, e com maior sustentabilidade. O projeto da Coppe conta com a participação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, da Stellantis e da Startup Mobway.

Com previsão de três anos de execução, o projeto tem como objetivo fornecer ferramentas computacionais à indústria automotiva que permita a esta dar continuidade na produção de novos modelos de aprendizado de máquina, como parte do uso da Inteligência Artificial (IA). Isso, sem que os usuários precisem ceder informações pessoais, como explica Miguel Campista. O professor, que é do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, diz que a proposta é estudar o uso de duas aplicações de IA, mas a arquitetura que está sendo construída poderá viabilizar várias outras aplicações, com a finalidade de potencializar o uso de dados gerados pelos veículos conectados no ecossistema de serviços com interfaces públicas.

De acordo com o professor da Coppe, o insumo de qualquer sistema de aprendizado de máquina são estes dados gerados a partir do comportamento dos usuários, que são coletados e armazenados em nuvem para serem utilizados pela indústria automotiva no desenvolvimento de diversificadas aplicações, como forma competitiva, para ter um produto bem mais próximo ao estilo do motorista.

O professor da Coppe diz que o projeto está sendo executado com três eixos de trabalho, começando pela coleta e gerenciamento dos dados, que estão sendo realizadas com apoio técnico da Stellantis, com uso de dois veículos da marca, dos quais um totalmente elétrico já foi disponibilizado recentemente, no final de janeiro, e encontra-se na Coppe. “O primeiro desafio é produzir e armazenar os dados para que possamos treinar os modelos das aplicações. Nesta parte inicial, a coleta está sendo feita em bancada, de forma off-line. Em paralelo, estamos construindo os modelos de aprendizagem de máquina, mantendo a privacidade e a arquitetura de softwares. Mais adiante, quando houver um volume suficiente de dados armazenados, aí faremos a integração de todas as etapas do trabalho, reunindo-as em um único sistema”, explica Miguel Campista. 

O professor da Coppe diz que, a partir da arquitetura de softwares, serão desenvolvidas duas novas aplicações. A primeira é voltada para identificar os usuários vulneráveis ao redor dos veículos. A segunda é para a predição da saúde da bateria e do alcance do veículo eletrificado. Ambas aplicações são afetadas por padrões de condução e utilizam modelos gerados por algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning) com aquisição distribuída de dados.

Professor Marcio Almeida é eleito membro da ANE

O professor Marcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, foi eleito membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e a sessão solene de posse será realizada no dia 29 de abril, às 18 horas, no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, na Avenida Pasteur, 480, Urca.

Marcio, junto com outros nove engenheiros, passou a integrar o quadro da ANE no dia 3 de abril, quando tiveram a eleição ratificada.

A Academia é uma entidade sem fins lucrativos ou viés político-partidário, e é voltada para o aperfeiçoamento da Engenharia do país, para o estudo e equacionamento das grandes questões a ela pertinentes, e para o aconselhamento de governos federal, estaduais e municipais – a exemplo de suas congêneres em países avançados.

Na Coppe, 20 docentes também são membros da ANE:

Atila Freire, Edson Watanabe, Djalma Falcão, Eduardo Antônio Barros da Silva, Eugenius Kaszkurewicz, José Carlos Pinto, Mauricio Tolmasquim, Liu Hsu, Luiz Bevilacqua, Luiz Pereira Caloba, Martin Schmal, Nelson Maculan Filho, Paulo Sergio Ramirez Diniz, Renato Cotta, Richard Stephan, Romildo Toledo, Sandoval Carneiro Júnior, Segen Estefen, Walter Mannheimer, e Willy Lacerda. Outros docentes da Coppe, já falecidos, também fizeram parte da ANE, entre eles os professores Dirceu Velloso, Fernando Lobo Carneiro, Giulio Massarani e Cirus M. Hackenberg.

Sobre Marcio Almeida

Doutor pela Universidade de Cambridge (Reino Unido – 1984) e pesquisador 1A do CNPq, Márcio Almeida é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da UFRJ (1974). Concluiu seu mestrado na Coppe em 1977 e, no mesmo ano, entrou para o quadro de docentes da instituição e da própria Politécnica, tornando-se professor titular em 1997. Até o momento, o professor orientou 111 dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Engenharia Civil da Coppe, e publicou mais de 300 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, dos quais três foram premiados pelas revistas Geosynthetics International (2014) e Ground Improvement (2016 e 2020) do Instituto de Engenharia Civil (ICE) britânico. Foi convidado a proferir a Coulomb Lecture em 2015, na Sociedade Francesa de Geotecnia.

Com quase 50 anos de atividades, além de dar aulas, Marcio Almeida tem atuado com consultorias para grandes projetos estruturantes no Brasil e no exterior, a exemplo da prestada para a estabilização da Torre de Pisa (Itália). Além disso, coordenou a área interdisciplinar de Meio Ambiente da Coppe e, junto com a professora Suzana Kahn Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da instituição, participou da criação do curso de Pós-graduação Executiva Meio Ambiente (MBE) da Coppe, que coordenou de 1998 a 2021.

Em 1996, o professor criou o Laboratório Multiusuário de Modelagem Centrífuga, por ele coordenado até hoje. Com este laboratório, implantou no Brasil estudos que envolvem Modelagem Física em Centrífuga Geotécnica, assim como os de ensino e pesquisa em Mecânica dos Solos dos Estados Críticos, e de Liquefação de Rejeitos de Mineração. A maior parte das pesquisas em modelagem física têm ênfase em aplicações offshore, incluindo estudos em dutos, risers e na estabilidade de taludes submarinos.

LRAP celebra uma década e encaminha futuro para além do petróleo

Professor Paulo Couto, coordenador do LRAP+

Ao mesmo tempo em que comemora suas conquistas dos últimos 10 anos, celebrados na última sexta-feira, 12 de abril, o Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP) da Coppe/UFRJ já se encaminha para novas conquistas e, agora, passa a se chamar de LRAP+.

Reflexo das mudanças que o setor vive, o laboratório constrói seu futuro na diversificação de áreas de pesquisa como a captura de carbono, a hidrologia e a agricultura, aproveitando a expertise acumulada em meios porosos. O reposicionamento com LRAP+ é um exemplo da reinvenção pela qual passa a pesquisa aplicada no setor, “de uma linha de pesquisa muito estabelecida para uma evolução a serviço de novas demandas”, destacou a diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa.

A celebração foi marcada com a realização do painel “O LRAP+ além do Petróleo”, que contou com palestras dos professores Martinus Theodorus van Genuchten, do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe e da Universidade de Utrecht (Holanda) e do professor Farid Shecaira, da PUC-Rio.

“Durante essa década tivemos a oportunidade de desenvolver pessoas, de criar muita capacidade técnica, novos procedimentos operacionais, inovamos no desenvolvimento de equipamentos a ponto de qualificar a indústria nacional a fornecer insumos que antes eram importados. Conseguimos graças a um trabalho de equipe, que reuniu o corpo social do LRAP, e também de nossos parceiros, sobretudo nossos parceiros primordiais, a Shell e a Petrobras que permitiram que o sonho se tornasse realidade”, avaliou o Professor Paulo Couto, coordenador do LRAP+ e professor do Programa de Engenharia Civil.  “Em um mundo que está passando por uma transição energética, é hora de aproveitarmos todo esse conhecimento na área de meios porosos e nos aventurarmos em outras áreas do conhecimento. No curto prazo, a frente de trabalho mais próxima é CCUS (captura, uso e armazenamento de carbono, na sigla em inglês), e outras áreas em médio prazo como hidrologia, solos, agricultura”, explicou.

Segundo o professor Farid Shecaira, a captura de carbono é um bom negócio para a indústria do petróleo, habituada e liderar megaprojetos

Para o professor Farid Shecaira, o sequestro geológico de carbono (CGS), uma das possibilidades de captura de carbono, não é greenwashing (marketing ecológico enganoso). “É importante para a humanidade esta atividade e as operadoras de petróleo estão voltando seus olhos para o sequestro de carbono. É inequívoco que a atividade humana acelerou o processo natural de mudanças climáticas. Existe uma convergência no mundo científico, e as empresas de petróleo possuem um clube chamado Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), encarregado de liderar as respostas do setor às mudanças climáticas, para que cheguem a emissões líquidas zero e criem hubs de carbono”.

“O sequestro pode ser feito por florestamento, revegetação, reflorestamento, oceânico com microalgas, conversão de CO² para metanol, gasolina, diesel e outros produtos químicos. Fertilizantes, materiais de construção. É um bom negócio para a indústria do petróleo, um setor que sabe gerenciar megaprojetos”.

“A transição energética não será tão rápida quanto desejam. As outras fontes de energia que possam competir com o petróleo não são baratas o suficiente, nem contam com uma logística de entrega tão boa. O petróleo só vai começar a sair do palco, quando as outras fontes conseguirem subir a escadinha”, analisou Shecaira, para quem os projetos de CCUS dependerão de regulação e aporte financeiro do Estado.

O evento contou ainda com a participação do gerente geral de Tecnologia da Shell Brasil, Olivier Wambersie; da gerente de Tecnologias Aplicadas e Experimentais em E&P do Cenpes/Petrobras, Rita Wagner; da professora Juliana Baioco, representando a Escola Politécnica (Poli/UFRJ); da vice-diretora da Escola de Química (EQ/UFRJ), professora Andrea Salgado;e  do decano do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, professor Walter Suemitsu.

Laboratório de Hidrogênio da Coppe recebe delegação da Prefeitura de Maricá

O Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ recebeu na última quarta-feira, dia 10 de abril, uma delegação da Prefeitura de Maricá que veio discutir com a equipe, coordenada pelo professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, alguns detalhes sobre a implantação nesta cidade do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio desenvolvido em parceria com a instituição e a empresa Tracel Industrial.

Liderada pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Magnun Amado, e pelo diretor de Inovação e Científica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Ciro Torres, a delegação também conheceu as instalações do laboratório da Coppe e circulou na Cidade Universitária a bordo da versão do veículo que rodará em Maricá, nos próximos meses, durante o período de testes em situação real.

Empresas brasileiras e francesas já demonstram interesse em fabricar o veículo. No mês passado, durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, e o professor da Coppe, Paulo Emílio, assinaram um memorando de entendimentos com o presidente da empresa francesa HYFIT, Bertrand Ciavaldini, e com o diretor da brasileira Ydrogenio, Pedro Henrique Kool Monteiro. Tais empresas estão interessadas na industrialização dos ônibus híbridos elétricos-hidrogênios em Maricá.

Painel LRap além do Petróleo inicia comemorações dos 10 anos de laboratório da Coppe

O Laboratório de Recuperação avançada de Petróleo+ (LRAP+) da Coppe/UFRJ promove na sexta-feira, dia 12 abril, às 13h30, o painel “O LRAP+ além do Petróleo”, que marca o início das comemorações de seus 10 anos e anuncia novas linhas de atuação, com foco na transição energética. O evento será realizado no auditório da Coppe, Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.

LRAP+ rumo à transição energética

O Laboratório, que recebeu financiamento da Shell e da Petrobras, foi fundado há uma década e iniciou efetivamente suas operações em 2015, com o propósito de investigar o uso do CO2 proveniente dos campos do pré-sal como fluido de recuperação avançada de petróleo, para maximizar a produção de petróleo. Durante esses 10 anos, houve avanços significativos tanto em conhecimento técnico quanto teórico sobre esta linha de pesquisa, como explica seu coordenador, o professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Paulo Couto. “O LRAP+ pode atuar em outras áreas do conhecimento relacionados à meios porosos em seu futuro de curto, médio e longo prazo. São áreas que representam oportunidades promissoras e são importantes dentro do contexto da transição energética”, explica Paulo, acrescentando que no momento também estão intensificando suas pesquisas relacionadas à captura, utilização e armazenamento de carbono (Carbon Capture, Utilization and Storage – CCUS) em áreas geológicas.

No momento, além de dar continuidade a tais atividades, a equipe do LRAP+ aproveitará os conhecimentos adquiridos para passar desenvolver outras linhas que contribuam para a transição energética. De acordo com Paulo, o grupo está iniciando estudos relacionados aos meios porosos em outras áreas, além do Petróleo, tais como armazenamento geológico de CO2, agricultura, hidrologia, entre outras.

Participarão como palestrantes, o professor Rien van Genuchten, visitante da UFRJ e da Universidade de Utrecht (Países Baixos); e o engenheiro de petróleo e professor Farid Shecaira, que atuou na Petrobras de 1980 a 2021, exercendo diferenciados cargos técnicos e gerenciais. Van Genuchten abordará o universo de possibilidades de desenvolvimento tecnológico envolvendo os meios porosos. Já Shecaira falará sobre a perspectiva de sequestro geológico de gás carbônico no Brasil.

Abertura do painel contará com a participação do gerente geral de Tecnologia da Shell Brasil, Olivier Wambersie; da gerente de Tecnologias Aplicadas e Experimentais em E&P do Cenpes/Petrobras, Rita Wagner; da diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Ferreira; da professora Juliana Baioco, representando a  diretora da Escola Politécnica da UFRJ, professora Claudia Morgado; da vice-diretora da Escola de Química da UFRJ, professora Andrea Salgado, do decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, professor Walter Suemitsu; e do coordenador do LRAP+, professor Paulo Couto.

Sobre os palestrantes

Martinus Theodorus (“Rien”) van Genuchten é um físico de solos interessado em hidrologia da zona não saturada, fluxo multifásico, transporte de contaminantes subterrâneos, fluxo preferencial, modelagem analítica e numérica, e procedimentos inversos, entre outras. Atualmente, possui colaborações ou nomeações como professor visitante tanto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, como na Universidade de Utrecht (Países Baixos). Também já atuou, por muitos anos, como Líder de Pesquisa no Laboratório de Salinidade dos EUA, em Riverside (Califórnia).

Farid Shecaira é engenheiro de petróleo. É graduado em Engenharia Civil pela USP (1979), mestre em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto ((UFOP – 1988), e doutor em Engenharia de Petróleo pela Universidade do Texas, em Austin (1998). Atualmente, Farid cursa Business Inteligence (BI) Data Science na PUC-Rio. Trabalhou na Petrobras de 1980 a 2021, ocupando inúmeros cargos técnicos e gerenciais. Fundou a WisEnergy, uma empresa de EAD, além de ser consultor na PUC-Rio, atuando no laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA), que é dedicado às aplicações da Ciência de Dados na Geoengenharia de Petróleo.

Confira a programação

13h30 – Abertura

14h00 – Palestra 1: The Porous Media World … of this World

Professor Rien van Genuchten


14h45 – Palestra 2: Sequestro Geológico de Carbono: Uma perspectiva Brasileira

Professor Farid Shecaira


15h30 – Discussões


15h50 – Encerramento

Coppe manifesta-se de forma contrária ao PL5066/2020

A Coppe/UFRJ manifesta-se de forma contrária ao PL5066/2020 que redistribui os recursos da Cláusula de P, D&I igualitariamente para as cinco regiões do Brasil.

Entendemos que essa redistribuição igualitária para todas as regiões brasileiras provocará a transferência de recursos para instituições com infraestrutura menos madura e sem a vocação para atuar no setor de petróleo e gás. Além disso, trata-se de uma medida que reduzirá, significativamente, os recursos atualmente aplicados em instituições, como a Coppe, que desenvolveram expertise na área de petróleo e gás, podendo, inclusive, tornar ociosos os investimentos e a infraestrutura instalada para atuação neste setor. Ao invés da distribuição uniforme, poderia se criar mecanismos de incentivos entre instituições de diferentes regiões, como uma maneira de cumprir o papel desse PL.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2024.,

Professora Suzana Kahn

Diretora da Coppe/UFRJ

Professor Fernando Alves Rochinha

Presidente do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ

Coppe recebe Selo ODS Educação com projetos ‘Letramento de Jovens, Adultos e Idosos’ e ‘Orla Sem Lixo’

O Projeto de Letramento de Jovens, Adultos e Idosos e o Projeto Orla Sem Lixo receberão amanhã, 10/04, o Selo ODS Educação 2023, em certificação promovida pela UFRJ.

“Contribuímos para o fim da invisibilidade de uma população, na construção da cidadania e de oportunidades melhores”, comemora a coordenadora pedagógica do Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da Coppe/UFRJ, Denise Dantas.

Para a professora do Programa de Engenharia Oceânica (PENo) da Coppe, Susana Vinzon, coordenadora do projeto Orla Sem Lixo, idealizado pela Escola Politécnica da UFRJ, o selo contribui para a divulgação da iniciativa e valoriza o empenho coletivo para a revitalização da orla. “É um reconhecimento do nosso esforço para a restauração da Ilha do Fundão e da Baía de Guanabara e um estímulo para continuar nesse caminho”, explica.

Foram certificados 38 projetos de extensão da UFRJ. No total foram 360 projetos certificados de cerca de 40 instituições de ensino.

Idealizado pelo Instituto Selo Social em parceria com o Programa UnB 2030 e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o Selo ODS Educação é uma certificação que busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030. O objetivo é ampliar o impacto no ODS 4 (Educação de Qualidade).

A cerimônia de entrega dos selos aos 38 projetos de extensão certificados será realizada no campus da Praia Vermelha.  O evento é aberto a toda a comunidade UFRJ, mas pede-se a confirmação de presença por  aqui.

Sobre o Projeto Letramento

O Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da Coppe/UFRJ tem o objetivo de alfabetizar toda e qualquer pessoa que não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental e também proporcionar uma base mais sólida àquelas pessoas que, por algum motivo, interromperam seus estudos, dando a elas mais segurança para que possam retornar ao ensino formal.

Sobre o projeto Orla Sem Lixo

Projeto da Escola Politécnica da UFRJ, o Orla Sem Lixo reúne uma equipe multidisciplinar de mais de 20 pesquisadores das mais diversas disciplinas. O objetivo é desenvolver soluções para interceptação, coleta, transporte e reciclagem em um processo que seja facilmente replicável, dialogue e envolva a comunidade local, seja efetivo e de baixo custo. A proposta é evitar áreas de degradação na costa e que transforme a cadeia produtiva do lixo flutuante em oportunidade, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental da solução.

Coppe sediará Centro do MIT na cidade do Rio de Janeiro

A Coppe/UFRJ sediará o Senseable Rio Lab (SRL), sucursal carioca do laboratório do MIT especializado em tecnologias digitais e urbanismo. O convênio, resultado de parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi assinado hoje, dia 4 abril, na sede da prefeitura, na Cidade Nova.

O MIT, ou Massachusetts Institute of Technology, é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. Seus ex-alunos e professores já ganharam 98 prêmios Nobel (o mais conhecido deles é Richard Feynman, considerado o pai da física quântica) e centenas deles foram vencedores das principais premiações de tecnologia.

Os Laboratórios Mundiais Senseable são uma família de cidades globais que abordam os maiores desafios da humanidade por meio da aplicação criativa de novas tecnologias.

Como membro fundador da iniciativa Senseable World, o Senseable Rio Lab (SRL) é um projeto colaborativo de cinco anos entre a cidade do Rio e o Senseable City Lab do MIT.

O espaço tem como objetivo promover, durante cinco anos, novas ferramentas e formas de articular o conhecimento sobre a cidade do Rio para melhorar a qualidade de vida dos moradores, com base no desenvolvimento de pesquisas científicas críticas. Durante este período de execução, o Rio de Janeiro será usado como um laboratório vivo, com os experimentos conduzidos e protótipos implantados na cidade.

No SRL, que funcionará no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe, serão implementadas metodologias inovadoras, que permitam avanços tecnológicos na abordagem de dados, pesquisa de campo e ferramental no aprimoramento do desenho de políticas públicas e projetos urbanos para a cidade. O banco de ensaio ficará concentrado em quatro pilares de pesquisa: informalidade, inteligência artificial, modelagem urbana e soluções que visam tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais igualitária e neutra em carbono até 2050.

Para promover o desenvolvimento urbano específico da cidade do Rio, o SRL delineou uma série de direções iniciais de pesquisa que são de interesse acadêmico. O projeto tido com principal é o denominado Favelas 4D, que utiliza tecnologia de varredura a laser 3D para analisar a morfologia das favelas. O foco é tornar o informal visível para propiciar melhorias nas ações públicas da prefeitura. Para tanto, serão investigados meios digitais de detecção, análise e gestão de assentamentos informais para a melhoria do meio ambiente e da saúde das pessoas, e outras oportunidades de desenvolvimento que os dados e ferramentas permitam, tais como melhorias habitacionais e regularizações fundiárias.

A iniciativa SRL empregará inicialmente seis pesquisadores do MIT em tempo integral que atuarão focados no Rio de Janeiro, com 50% trabalhando na cidade e a outra metade na sede em Boston (EUA). Durante o projeto, o MIT se envolverá com estudantes de toda a região da cidade do Rio fornecendo conhecimento sobre os métodos e ferramentas que a cidade precisa, de forma a permitir que as gerações futuras liderem as transições urbanas.

A diretora da Coppe, professor Suzana Kahn, diz que esta parceria faz com que toda a expertise da instituição na transformação digital possa ser usada para a melhoria da qualidade de vida urbana e melhor preparação das cidades para a emergência climática.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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